Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 2 - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DE SALVAÇÃO

 

LIÇÃO 2 - A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DE SALVAÇÃO

Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | 10 de JANEIRO de 2021

Texto Áureo: “Assim, pois, as igrejas em toda a Judeia, e Galileia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.” (At 9.31)
Leitura Bíblica em Classe: João 16.7-13

Introdução: O ministério de Cristo neste plano terreno, totalmente como homem, se deu na dispensação da lei e veio para buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Em vista disso, em toda a Sua caminhada Jesus não atravessou fronteiras na sua missão evangelizadora.  Por todos os lugares que Jesus pregou o evangelho, Ele estava com os discípulos e isso era um fator limitativo para a expansão do evangelho. Assim o ide de Jesus só poderia ser cumprido com o Espírito estando nos discípulos e não com os discípulos. Com o Espírito estando nos discípulos, eles puderam ser enviados cada um para uma direção e com isso o evangelho foi totalmente propagado atravessando todas as fronteiras para anunciar a palavra. Assim como os discípulos de Cristo nos primórdios da igreja, nós também temos o Espírito Santo e Ele quer que cada um de nós tenha o compromisso de testificar de Cristo, onde estivermos.

1. Jesus com os Discípulos Missão com Fronteiras, Espírito nos discípulos Missão Sem Fronteiras.
João 16.7 – Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vã, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
Na missão salvífica de Jesus, Ele estava como os discípulos e a sua obra evangelizadora não atravessava fronteiras, pois Ele veio primeiramente para salvar as ovelhas perdidas da casa de Israel. Já o Espírito, não estaria com eles, mas neles e estando neles o evangelho se propagou universalmente, ou seja, atravessou fronteiras. Assim cada discípulo tendo o Espírito em si, onde quer que vá, a Sua presença está com ele, pois quem convence o pecador ao arrependimento é o Espírito e não o homem. O ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura estava condicionada a presença do Espírito para o seu cumprimento. Quanto ao Senhor Jesus, a Sua missão física neste plano terreno havia sido cumprida, sendo que Ele passaria a estar à destra do Pai exercendo o ministério intercessório como o Sumo Sacerdote da nova aliança. O Espírito estando em nós nos guia, nos dá apoio e proteção ampliando o Seu Poder em nossas vidas para sermos eficazes na obra a qual somos chamados.
2. É a Nossa Parte Testificar de Cristo ao Pecador e a Parte do Espírito é Convencer o Pecador.
João 16.8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: João 16.9 – do pecado, porque não crêem em mim; João 16.10 – da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; João 16.11 – e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
Como embaixadores de Cristo, os cristãos devem ser os porta-vozes do Espírito para que ele através de nós convença o pecador do pecado, para o arrependimento, da justiça para a justificação e do juízo para a condenação. Por causa da incredulidade é que o pecado reina na vida do pecador e ele, o pecador precisa ser convencido pelo Espírito que a razão pela qual o pecado reina em si, é pelo fato de não ter Cristo na sua vida. Assim o homem sendo convencido do pecado e se arrependendo, ele precisa ser convencido da justiça, para entender a necessidade que tinha dessa justiça, para através dela ser justificado e perdoado dos seus pecados. Recebendo o perdão dos pecados com a justificação pela fé, o pecador se livra do juízo divino, que leva à condenação eterna. A etapa final para o pecador que rejeitou a Cristo é defrontar-se com Ele no dia do juízo final, onde não haverá absolvição, pois será um julgamento somente para a condenação, juntamente com o Diabo.
3. As revelações da Palavra iniciada por Cristo teve prosseguimento no ministério do Espírito.
João 16.12 – Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. João 16.13 – Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
Muitas coisas foram ensinadas por Jesus aos seus discípulos durante a sua missão terrena, mas havia muito mais para ser ensinado a eles, pois esses ensinos teriam prosseguimento através do ministério do Espírito. Dentre estas verdades a serem ensinadas pelo Espírito estava no livro de Atos, com um entendimento maior aos apóstolos acerca do evangelho a ser pregado aos gentios, as cartas apostólicas, o livro de Apocalipse, como também os evangelhos que o Espírito os fez lembrar de todas as prédicas e milagres de Jesus. Assim entendemos que em todo o Novo Testamento houve a participação total do Espírito, o qual não falava de si mesmo, mas de tudo quanto o Senhor Jesus lhe dissesse para falar a igreja. 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui