Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 03 - A NATUREZA DA IGREJA

LIÇÃO 03 - A NATUREZA DA IGREJA

Texto Áureo: 1 Co 12.12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Leitura Bíblica em Classe: I Co 12.12-27

Introdução: Igreja que no grego é Eclésia que significa os chamados de dentro para fora, os quais reunidos formam o que chamamos de igreja organização, constituída de igreja organismo. Assim, a igreja é muito mais do que um edifício ou uma organização; pois é um corpo de pessoas unidas pelo amor de Cristo. A igreja é uma instituição divina, fundada por Jesus Cristo no dia do Pentecoste e, é guiada pelo Espírito Santo, com a missão de proclamar o evangelho e fazer discípulos de todas as nações. A igreja é universal e local, composta por cristãos em todo o mundo representados em cada comunidade local. A igreja local é um pequeno fragmento da igreja universal com um desempenho importante na sua missão pelo mundo. Como corpo de Cristo, a igreja é comparada ao corpo humano, tendo Jesus Cristo como a cabeça desse corpo e todos os cristãos como membros do corpo. E como membros do corpo cada um de nós temos um papel importante a desempenhar para o bom desempenho de todo o corpo. A Igreja também é comparada à noiva de Cristo, a qual deve estar em preparação contínua, para ser recebida por Ele nas regiões celestiais, onde ocorrerão as bodas do Cordeiro. A igreja é o povo de Deus, que foi chamado e escolhido por Ele para ser seu povo peculiar. O estudo da natureza da Igreja é essencial para os cristãos entenderem a respeito a fim de que cumpram a sua missão no mundo. 

1. A IGREJA COMO CORPO NÃO É UM SÓ MEMBRO, MAS MUITOS MEMBROS.

I Co 12.12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. I Co 12.13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. I Co 12.14  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. I Co 12.15  Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? I Co 12.16  E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? I Co 12.17  Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

Muitos membros em um só corpo e cada membro significam um dom tanto natural, como espiritual, os quais em hipótese alguma devem ser ditados por ambições, ou por desejos interesseiros, o que sendo assim não procede de Deus. Assim como cada membro do corpo físico é unido à cabeça por duas séries de nervos, o “aferente” que leva ao celebro as mais leves impressões do sentido; e o “eferente” que leva às extremidades as ordens que emanam da mente. Todos os membros da igreja, mesmo os mais fracos e distantes, estão conectados à cabeça do corpo, o qual é Cristo. Esse corpo de Cristo é formado por espíritos ressuscitados que compõe todo esse corpo. Figuradamente, para entendermos essa comunicação da cabeça do corpo, Cristo com todos os componentes do corpo, o aferente do espírito levam as ordens de Cristo para o nosso intelecto e o e eferente levam a parte física as ordens que emanam da mente. Para esclarecer é preciso entender que Deus se comunica com o homem somente através do nosso espírito, o qual leva para a alma que por sua vez controla o corpo.

2. OS MEMBROS NÃO SÃO IGUAIS ENTRE SI, MAS ÚTEIS ENTRE SI.

I Co 12.18  Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. I Co 12.19  E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? I Co 12.20  Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. I Co 12.21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. I Co 12.22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; I Co 12.23  E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

Ilustrando a figura de um nadador em plena atividade, isto é nadando. Verificamos que a cabeça do nadador fica no elemento ar e todo o corpo submerso na água, e nesse caso a cabeça controla todo o corpo, que está submerso movimentando todos os seus membros. Partindo para o lado espiritual da mesma forma que foi ilustrado, Cristo invisível e sua igreja visível na terra, sendo Ele a cabeça, somos dirigidos e movimentados da maneira necessária e coordenada em prol do seu reino aqui na terra. Ele usa cada membro do seu corpo com quer e não como queremos e nada temos com a obra confiada a outros, o que devemos é concentrar naquilo que Ele quer realizar por nosso intermédio. Todos os membros do corpo são necessários, tanto os que têm maiores funções, como os que têm menores funções, sempre no contexto de obra um em dado momento vai certamente precisar do outro. É com essa visão que todos conscientemente devem estar integrados, para o corpo funcionar bem como um corpo saudável.

3. SENDO ÚTEIS ENTRE SÍ OS MEMBROS HARMONIZAM TODO O CORPO.

I Co 12.24 Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; I Co 12.25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros iguais cuidado uns dos outros. I Co 12.26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. I Co 12.27 Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.

A cooperação com os outros membros deve ser voluntariosa em prestar qualquer serviço mesmo que fiquemos na obscuridade e isso não importa, pois o que importa é que Deus assim o quer e se assim procedermos estamos fazendo a sua vontade e o agradando. Deus opera como Ele quer e nos usa como Ele, quer, não importa no que for. Essa é uma forte razão para não haver motivo para inveja ou ciúme entre os membros. Em lugar dessas coisas que não pode haver entre os membros do corpo de Cristo, é preciso dar lugar a uma comunhão amorosa seguida de auxílio mútuo, a qual é algo que trará harmonia e paz, com reconhecimento de que essa é a vontade do nosso Senhor.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui