Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 01 - O INÍCIO DA CAMINHADA

LIÇÃO 01 - O INÍCIO DA CAMINHADA

Texto Áureo: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3.3)

Leitura Bíblica em Classe: João 3.1-8

Introdução: O início da caminhada cristã é um momento crucial na vida de um indivíduo e, só pode ter esse início após um encontro pessoal com Jesus Cristo, quando ocorre a entrega total da vida a Ele. O primeiro passo envolve uma decisão pessoal quando o pecador reconhece a sua situação de miserabilidade e se conscientiza da necessidade de salvação, o que vem pelo arrependimento genuíno, com a convicção de que é um pecador e deseja uma mudança de vida. Essas atitudes são movidas pela fé em Jesus Cristo, onde há o desejo de uma entrega total a Ele, reconhecendo que não há outro meio de salvação a não ser nele, o único que é capaz de perdoar os pecados e conceder a vida eterna. Nesse momento ocorre o batismo espiritual no momento da conversão. A partir daí, tem-se o início da caminhada cristã numa jornada de crescimento espiritual, onde o converso será preparado biblicamente para ir se desenvolvendo num processo contínuo, se aprofundando no conhecimento da Palavra de Deus e se fortalecendo na fé. Esse preparo é essencial, pois ser cristão é entrar numa jornada pessoal e única, cheia de altos e baixos e, isso exige uma forte estrutura espiritual.

1. O INÍCIO DA CAMINHADA É UM MERGULHO NO SOBRENATURAL

João 3.1 – E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. João 3.2 – Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. João 3.3 – Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

Nicodemos era um religioso judeu e provavelmente membro do Sinédrio, o supremo tribunal judaico. Ele, movido por uma intensa curiosidade de conhecer Jesus, procura o Senhor a noite, ou por medo de ser visto com Jesus pelos outros fariseus, ou pelo fato de que a noite não haveria aquela multidão que seguia o Mestre. Essa curiosidade que o levou a esse encontro prende-se pelo que ele tinha ouvido falar sobre os milagres de Jesus como evidências de sua autoridade divina. Assim ele desejava saber mais sobre Jesus e as doutrinas, a qual ensinava o povo. Embora sendo mestre, ou douto no conhecimento das escrituras, Nicodemos mostrou um grande respeito pelo Mestre Jesus. Embora ele fosse um homem douto nas escrituras, com um profundo anseio espiritual, ele dá demonstração de sofrer de grande cegueira espiritual. Jesus sempre em seus ensinamentos usava quase sempre de ilustrações para um entendimento mais profundo acerca dos mistérios divinos. O nascer de novo dito por Jesus vem mostrar que todos nós passamos pelo nascimento biológico e por esse fato, somos seres terrenos corporalmente, mas no momento da nossa concepção nesse corpo foi gerado um espírito, que é o que nós somos. Só que esse espírito que Deus gerou entrou num corpo corruptível que tem a natureza adâmica pecaminosa e, portanto, esse espírito fica nesse corpo num estado mortificado.  

2. O INÍCIO DA CAMINHADA É UM MOMENTO CRUCIAL DA VIDA

João 3.4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer? João 3.5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. João 3.6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3.7 – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

É por não entenderem tudo isso que se vê a cegueira dos pecadores, como foi a de Nicodemos, um líder religioso e culto, que não entendia o que o Senhor dizia acerca da sua ilustração. Jesus se referia ao nascimento espiritual, e Nicodemos pensava em nascimento físico, ficando com a mente embotada, ou seja, sem entendimento. Jesus pacientemente explica que o nascer da água significa nascer fisicamente e, isso acontece com todos nós, mas nascer de novo significa nascer do Espírito. O nascer do Espírito acontece na conversão do pecador, quando a sua alma é liberta do pecado adâmico e, o seu espírito é ressuscitado pelo mesmo poder que ressuscitou Cristo. Os pais biológicos tiveram participação no nascimento físico e o Pai dos espíritos que é o nosso Deus teve a participação no nascimento do nosso espírito. O novo nascimento não se dá pelo batismo com água como alguns pensam, pois nem toda água do mundo poderia realizar essa operação espiritual, o qual se chama batismo espiritual, quando o velho homem é sepultado e somo transformados em nova criatura em Cristo Jesus. Se alguém está em Cristo, as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Quando nascemos de novo, passamos a fazer parte da família divina, pois os nossos pecados são perdoados e esquecidos, para caminharmos a partir daí em direção a um futuro promissor com a nossa nova esperança, que é Cristo Jesus.

3. O INÍCIO DA CAMINHADA E O MISTÉRIO DO NOVO NASCIMENTO

João 3.8 – O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Todos que nascem do Espírito passam a ter uma vida controlada por Ele.  Assim como o vento, não se pode explicar nem prever para onde ele vai, assim como quem se converte a Cristo passa a ser guiado pelo Espírito, o que nos caracteriza como filhos de Deus. O vento é uma força invisível que sopra onde quer e, não há como controlar sua origem ou destino; e nesta analogia revela como o Espírito Santo opera de maneira similar em nossas vidas. Embora não podemos ver o vento, podemos ouvir o seu passar, assim da mesma forma o Espírito Santo se manifesta em nossas vidas com o som da sua palavra em nossa audição. O som da palavra opera em nosso interior pela ação do Espírito Santo que está ligado ao nosso espírito, para nos conscientizar de que precisamos ser edificados, transformados e santificados num processo contínuo.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui