Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 01 - A GRANDE COMISSÃO: UM ENFOQUE ETNOCÊNTRICO

LIÇÃO 01 - A GRANDE COMISSÃO: UM ENFOQUE ETNOCÊNTRICO

Texto Áureo: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

Leitura bíblica em Classe: Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-18

Introdução: A gloriosa incumbência comissionando a Igreja tem caráter universal. Ela reúne o ministério dos membros e do pastor, e garante a cada humilde discípulo que jamais haverá um dia em que o Senhor não esteja perto, porque assim, Ele garantiu a sua presença. Considerando a grande comissão nos primórdios da igreja e o trabalho incansável dos primeiros discípulos de Jesus, se entende que o evangelho já foi pregado por todo o mundo da época. Em nossos dias, se pesquisarmos, se verá que em quase todos os países do mundo já tem grandes igrejas físicas estabelecidas. Bem verdade que as que mais têm são as neopentecostais com as suas doutrinas de prosperidade. Porém, o importante é que o evangelho seja anunciado e quem usa de engano haverá de prestar contas como o dono da obra que é Cristo. Quem tem vocação missionária não fique aguardado ser enviado para outros pais, antes faça missões urbanas.

 

1. A GRANDE COMISSÃO DÁ TODA UMA LOGISTICA PARA OS PROPAGADORES DA FÉ.

Mateus 28.19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28.20 – ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

A grande comissão foi à última instrução dada por Jesus ressuscitado aos seus discípulos, de eles espalhassem seus ensinamentos para todas as nações do mundo. Essa ordem de Jesus se aplica a igreja toda, dada inicialmente aos seus discípulos daqueles tempos, mas com um sentido geral que envolve todos os discípulos em todos os tempos. Essa ordem inclui evangelizar ganhando almas para Jesus, mas também inclui o ministério de ensino, para o desenvolvimento dos conversos. Esse batismo é o batismo sacramental e não o espiritual, pois o espiritual é o da conversão e o sacramental nas águas é testificar publicamente que morreu para o mundo e nasceu para Cristo. Esse batismo também simboliza a submissão a Cristo, a disposição de viver como uma nova criatura e a identificação com o povo da nova aliança. Batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo é um gesto que afirma a realidade da Trindade divina, pois no ato da conversão cada personagem da Trindade têm participação. Assim entendemos que fazer discípulos envolve, em primeiro lugar, a necessidade da pregação do evangelho, cujo conteúdo é Cristo e a mensagem é a justificação pela fé. Deste modo que uma alma se converte para Cristo, necessariamente deve haver o treinamento e orientação, das escrituras sagradas para que se firmem na fé que abraçaram. A missão não seria como quando enviou os seus discípulos num teste prático somente aos judeus, a missão a partir da sua ordem seria todas as nações, o que chamamos de a grande comissão.

2. A GRANDE COMISSÃO DO IDE É UMA ORDEM DE CRISTO E NÃO UM PEDIDO.

Marcos 16.15 – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.16 – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Jesus ordenou comissionando os seus discípulos a irem pregar o Evangelho em todas as partes do mundo, sem acepção com etnias. Tanto judeus como gentios e toda criatura humana deveria ser alcançada com a mensagem da salvação em Cristo. Deveriam falar da vida, morte e ressurreição do Senhor, bem como o significado e o objetivo da sua missão sacrificial. Após o Pentecoste, os cento e vinte que ali estavam, já tendo recebido o batismo com o Espírito Santo, também iriam ser evangelizadores. Isso foi iniciado por Pedro na sua pregação em frente ao cenáculo, onde cerca de três mil almas aceitaram e se converteram a Cristo, as quais foram discipulados para quando retornassem aos seus estados evangelizassem nos seus lugares. A mensagem do evangelho tem que ser realista, sem promessas de que tudo será felicidade, prosperidade, pois isso seria uma mensagem enganosa. É preciso mostrar qual a condição que está um pecador sem Cristo, como os perigos que corre estando em estado de condenação, escravizado pelo inimigo e que precisam de libertação; como a palavra diz: se Cristo vos libertar verdadeiramente sereis livres. Conscientizar o pecador que se crer no evangelho, se convertendo a Cristo, estará renunciando ao mundo, a carne e ao Diabo e se tornarão uma nova criatura, sendo salvos da culpa e do poder do pecado. Estando nós testificando tudo isso e muito mais, também  a presença do Espírito Santo está conosco, pois quem convence o pecador é Ele, nós somos apenas instrumentos a seu serviço. O batismo citado em Mateus, o qual é nas águas, não é o citado em Marcos. O citado em Mateus é o batismo sacramental e o citado por Marcos é o batismo espiritual que acontece no momento da conversão a Cristo. O batismo nas águas vem depois da conversão a Cristo, quando o novo converso é discipulado para isso.

3. A GRANDE COMISSÃO DÁ TODO O SUPORTE PARA ENFRENTAR OS PERIGOS

Marcos 16.17 – E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; Marcos 16.18 – pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

Jesus dá essas instruções antes da Sua ascensão ao céu, chegando ao fim o seu trabalho presencial junto aos discípulos, mas a obra continuaria no seu comando através do Espírito Santo. A obra seguiria adiante em busca de outros campos de propagação do Evangelho, o qual é descrito em Atos dos Apóstolos. Observamos o extraordinário poder da fé desses desbravadores e os sinais que os acompanhavam, dando-lhes autoridade sobre os demônios, os quais não os resistiam e até mesmo as serpentes não poderiam lhes fazer qualquer mal. Lembremos que Paulo após um naufrágio, estando na Ilha de Malta quando pegava gravetos para fazer uma fogueira, foi picado por uma víbora que não lhe afetou em nada, deixando os nativos do lugar assombrados com isso. Conservemos os nossos olhos fixos no Cristo ressurreto assentado a destra de Deus, como também continue crendo que Ele está conosco sempre em ação, confirmando o nosso testemunho.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui