O CÉU – O DESTINO DO CRISTÃO
Texto Áureo: “Mas a nossa cidade
está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp
3.20)
Leitura Bíblica em Classe: Fp
3.13,14,20,21; Ap 21.1-4
Introdução: . O Céu é, e deve ser a nossa maior
esperança, pois representa a nossa morada eterna. Estarmos lá, é fruto de uma
recompensa por uma vida fiel em Cristo, como também é a união perfeita com o
Criador, livre de todo os sofrimentos na sua diversidade, onde o amor, a
alegria e a paz reinam supremas. A bíblia nos das informações descrevendo que o
céu é um lugar radiante, com ruas de ouro e portas de pérolas, adornadas com
pedras preciosas e iluminadas com a glória de Deus. O foco maior que todos se
fixarão é a presença de Deus assentado no seu trono de glória do Senhor. No Céu
o sofrimento é totalmente ausente, pois ali não haverá mais dores, morte,
lágrimas ou luto. As tristezas e enfermidades que passamos nesse plano terreno,
que marcaram a nossa vida serão para sempre esquecidas, pois lá nada disso
haverá mais. Será também um lugar de reencontro com aqueles que já partiram
salvos, pois podemos ter a condição de reconhecer a cada um, isso baseado na
parábola do rico e Lázaro o mendigo, que estando no sheol em espírito, eles se
reconhecia. Após o arrebatamento ficaremos no céu celestial durante os sete
anos da grande tribulação e, ao final habitaremos na nova Jerusalém, que ficará
numa orbita fixa no espaço sobre a Jerusalém terrena, onde Cristo estará
reinando no período milenar. Ali não será apenas um lugar de descanso, mas
também de serviço, pois estarem reinando com Cristo no seu Reino de mil anos. O
Céu nos é concedido por meio da fé em Jesus Cristo, através da sua morte e
ressurreição, quando Ele abriu o caminho para a vida eterna, nos reconciliando
com Deus e nos livrando da condenação do pecado. A porta para o céu é Cristo e,
para isso o pecador precisa reconhecer que tem uma natureza pecaminosa e a
necessidade de libertação. Para isso deve haver um arrependimento genuíno, para
alcançar o perdão e a justificação através de Cristo reconhecendo-o como o
único caminho para Deus. Exige-se também uma vida de santificação, pois sem
isso ninguém verá a Deus. Sede santos, como Eu sou Santo, diz o Senhor. Isso é
necessário, pois não sabemos a hora ou momento que partiremos, seja por morte,
ou pelo arrebatamento, o qual são coisas inesperadas, daí, é necessário sempre
estarmos prontos.
1. O PRÊMIO É O CÉU, MAS COM
DETERMINAÇÃO EM SEGUIR EM FRENTE.
Filipenses 3.13 - Irmãos, quanto
a mim, não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante
de mim, Filipenses 3.14 - prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação
de Deus em Cristo Jesus.
Ninguém pode dizer
que é perfeito, pois a perfeição só alcançaremos quando partirmos desse plano
terreno para o plano celestial. Todos nós independente de tempo desde a
conversão, estamos num processo de aperfeiçoamento e crescimento espiritual.
Não podemos nunca nos considerar perfeito e, sim devemos reconhecer a necessidade
de constante aprimoramento. A nossa determinação em seguir em frente para ser
seqüencial envolve a conscientização em decidir deixar para traz as falhas e
fraquezas do passado e nos concentrar no que está adiante, pois a nossa frente
de desafios e oportunidades que podemos alcançar. É essencial alcançarmos o
alvo final, pois isso envolve o propósito de Deus para cada um de nós, pois Ele
não quer que ninguém se perca. Essa jornada rumo a glória será alcançada por
meio da fé e da nossa comunhão com o Senhor. O Senhor Jesus disse que estaria
conosco todos os dias até a consumação dos séculos, por isso devemos crer que
Ele está ao nosso lado, nos guiando e nos fortalecendo em cada passo do
caminho. Com Ele, alcançaremos tudo o que Ele tem planejado na nossa vida.
2. O ALVO É O CÉU E TEMOS TODA
ETERNIDADE DIANTE DE NÓS.
Filipenses 3.20 - Mas a nossa
cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
Filipenses 3.21 - que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu
corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as
coisas.
A cidade celestial
é eterna, perfeita e livre de sofrimento e contraste com a cidade terrena que é
passageira e sujeita a vários tipos de provações. O Espírito e a noiva dizem,
ora vem Senhor Jesus, isso envolve a nossa esperança na parousia do Senhor
Jesus Cristo para nos arrebatar para o Céu celestial. Sua vinda encerrará a
dispensação da graça quando a sua noiva a igreja será transladada. Os nossos
corpos físicos sujeitos à fraqueza, à doença e a morte, será transformado e a
partir daí será um corpo glorificado, ou seja, um corpo espiritual glorificado,
semelhante ao corpo glorioso de Jesus, livre de qualquer imperfeição, pois
atingiremos a imortalidade com a estatura do varão perfeito. Toda essa
transformação é possível, pois Deus tem o poder sobre todas as coisas, com a
capacidade de realizar o que aos olhos humanos parece impossível, mas tudo é
possível para o nosso Senhor. Tudo isso alcançaremos com muitas lutas e
aflições, mas o que nos deve mover é a certeza de um futuro glorioso ao lado do
Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos alcançar a cidadania celestial, mas para isso
teremos que enfrentar as lutas da vida terrena, mas movidos pela certeza que
tudo isso é temporário, enquanto as alegrias e a glória do céu são eternas.
Essa esperança nos dá motivação a uma vida de santidade e de acordo com os
preceitos divinos, o que nos mantém em estreita comunhão com Deus. Vamos manter
o nosso foco final que é o Céu, onde está a gloriosa presença de Deus.
3. A JERUSALÉM TERRENA E A JERUSALÉM CELESTIAL ONDE SERÁ NOSSO LAR
Apocalipse 21.1 E vi um novo céu
e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar
já não existe. Apocalipse 21.2 - E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova
Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o
seu marido.
Apocalipse 21.3 - E ouvi uma
grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens,
pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles
e será o seu Deus. Apocalipse 21.4 - E Deus limpará de seus olhos toda lágrima,
e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as
primeiras coisas são passadas.
Is
11.9) Ezequiel 48.30-35
1. Ezequiel
48.30 – E estas são as saídas da cidade, desde a banda do norte: quatro mil e
quinhentas medidas. Ezequiel 48.31 – E as portas da cidade serão conforme os
nomes das tribos de Israel: três portas para o norte: a porta de Rúben, uma, a
porta de Judá, outra, a porta de Levi, outra; Ezequiel 48.32 – da banda do
oriente, quatro mil e quinhentas medidas e três portas, a saber: a porta de
José, uma, a porta de Benjamim, outra, a porta de Dã, outra; Ezequiel 48.33 –
da banda do sul, quatro mil e quinhentas medidas e três portas: a porta de
Simeão, uma, a porta de Issacar, outra, a porta de Zebulom, outra; Ezequiel
48.34 – da banda do ocidente, quatro mil e quinhentas medidas e as suas três
portas: a porta de Gade, uma, a porta de Aser, outra, a porta de Naftali,
outra. Ezequiel 48.35 – Dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade desde
aquele dia será: O Senhor Está Ali.
Temos
aqui a descrição da Jerusalém terrena, a cidade que verdadeiramente será santa,
que receberá todos os adoradores de várias partes da terra, para prestar culto
no novo templo assentado nela. Quando se fala de nova cidade e novo templo, é
proposital para indicar que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Na
sua arquitetura vemos que todas as suas medidas são iguais, onde as suas doze
portas correspondem a cada tribo de Israel, com cada porta com os seus
respectivos nomes. As doze tribos terão responsabilidades idênticas, pois a
cidade de Jerusalém deverá ser servida em igualdade pelas doze tribos de
Israel. Ao longo do tempo vemos que Israel nunca atingiu uma unidade perfeita,
muito pelo contrário, pois foram muito rebeldes na sua maioria, o que provocou
a ira de Deus, o qual os fez passar por vários juízos, até chegarem a esta
união sob o reinado de Cristo. O salmista diz: elevo os olhos para os montes,
de onde me virá o socorro. O monte a quem se referiam era onde estava o templo
em Jerusalém, porém não precisarão mais pedir socorro, pois o Rei é Cristo e,
será um reino de plena paz e harmonia. Quando eles olharem para o monte nessa
nova situação eles dirão, O SENHOR ESTÁ ALI, vamos lá adorá-lo.
Comentário: É preciso entender o que é Jerusalém
celestial e Jerusalém terrena. As medidas que encontramos na visão de Ezequiel,
dentro de uma lógica visualizando a metragem exposta em côvados, podemos dizer
que se trata da Jerusalém terrena, dada a sua dimensão total de 2 km formando
um quadrado com medidas iguais . Porém, a Jerusalém celestial, descrita em
Apocalipse 21.16, diz assim, “e mediu a cidade com uma cana até doze mil estádios,
e o seu comprimento, largura e altura eram iguais”. O (estádio), antiga medida
usada pelos romanos, equivale a 185,00 metros, convertendo os 12.000 estádios
para metros, teremos 2.220.000,00 metros ou 2.220,00 km. A área de projeção da
nova Jerusalém para termos uma melhor compreensão da sua magnitude abrangeria
por volta de 57,00 da área do Brasil, maior que a metade do país. Por certo,
dado as suas dimensões e o seu peso, pois é construída com pedras preciosas e
outros metais pesados, esta cidade não descerá na terra, pois a terra não
suportaria o seu peso, e a sua altura chegaria até o espaço sideral. Isso nos
faz compreender que a Jerusalém celestial que desce adornada ficará no espaço
em uma órbita fixa sobre a Jerusalém terrena. A Bíblia nos dá indicações que
reforçam o entendimento sobre a magnitude desta cidade, não somente pelo seu
porte, mas também sobre o seu esplendor, no qual a glória do Senhor estará
ofuscando até mesmo o Sol e a Lua. E a lua se envergonhará, e o sol se
confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém
Isaías 24:23. O brilho da Jerusalém celestial alumiará tanto a Jerusalém
terrena e todas as suas circunvizinhanças. É a plenitude da glória do Senhor
que será vista por todos os cantos, quando o sol e a lua penderão suas frontes
envergonhadas, porque nada pode permanecer além de Deus em seu esplendor na sua
magnitude, pois somente Ele é Rei. Esta Jerusalém celestial é a habitação da
igreja e de todos os salvos da antiga aliança, com corpos glorificados, para
servir a Cristo no seu reino milenar. Quando Jesus disse que na casa do seu Pai
tem muitas moradas e que iria preparar lugar para todos, é uma referência a
Jerusalém celestial, a casa com muitas moradas. O povo, habitantes do reino
milenar, irá olhar para o firmamente e observar a Jerusalém celestial e dirão:
O Senhor está ali. Fica entendido que as medidas da Jerusalém terrena é em
côvados e a da Jerusalém celestial é em estádios.
Isaías 11.9 ”Não se fará mal nem dano
algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do
conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” - Daniel 12.3 Os que têm o entendimento e são sábios
resplandecerão com o fulgor do firmamento; e todos quantos se dedicam a
conduzir muitas pessoas à verdade e à prática da justiça, serão como as
estrelas: brilharão para sempre, por toda a eternidade!
A visão de um novo
céu e uma nova terra não aponta para o reino milenar, mas sim pós reino milenar,
isto porque tudo que o homem construiu, seja na terra ou no espaço será destruído.
Mas alguém pode perguntar o por que disso e a resposta é que o período milenar
será a preparação dos seus habitantes onde será testado a sua fidelidade para
com Deus. A bíblia diz que Satanás será solto ao final do milênio e muitos dos
habitantes deste reino irão aderir a ele e Cristo os vencerá e irão para o
juízo final no grande Trono Branco. Então o povo que foi fiel estará aprovado
para esse reino totalmente refeito e purificado. 1 Pedro 3.1O Mas o dia do Senhor
virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os
elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se
queimarão.
Pastor
Adilson Guilhermel
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