Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 03 - O CÉU - O DESTINO DO CRISTÃO

O CÉU – O DESTINO DO CRISTÃO

Texto Áureo: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp 3.20)

Leitura Bíblica em Classe: Fp 3.13,14,20,21; Ap 21.1-4

 

Introdução: . O Céu é, e deve ser a nossa maior esperança, pois representa a nossa morada eterna. Estarmos lá, é fruto de uma recompensa por uma vida fiel em Cristo, como também é a união perfeita com o Criador, livre de todo os sofrimentos na sua diversidade, onde o amor, a alegria e a paz reinam supremas. A bíblia nos das informações descrevendo que o céu é um lugar radiante, com ruas de ouro e portas de pérolas, adornadas com pedras preciosas e iluminadas com a glória de Deus. O foco maior que todos se fixarão é a presença de Deus assentado no seu trono de glória do Senhor. No Céu o sofrimento é totalmente ausente, pois ali não haverá mais dores, morte, lágrimas ou luto. As tristezas e enfermidades que passamos nesse plano terreno, que marcaram a nossa vida serão para sempre esquecidas, pois lá nada disso haverá mais. Será também um lugar de reencontro com aqueles que já partiram salvos, pois podemos ter a condição de reconhecer a cada um, isso baseado na parábola do rico e Lázaro o mendigo, que estando no sheol em espírito, eles se reconhecia. Após o arrebatamento ficaremos no céu celestial durante os sete anos da grande tribulação e, ao final habitaremos na nova Jerusalém, que ficará numa orbita fixa no espaço sobre a Jerusalém terrena, onde Cristo estará reinando no período milenar. Ali não será apenas um lugar de descanso, mas também de serviço, pois estarem reinando com Cristo no seu Reino de mil anos. O Céu nos é concedido por meio da fé em Jesus Cristo, através da sua morte e ressurreição, quando Ele abriu o caminho para a vida eterna, nos reconciliando com Deus e nos livrando da condenação do pecado. A porta para o céu é Cristo e, para isso o pecador precisa reconhecer que tem uma natureza pecaminosa e a necessidade de libertação. Para isso deve haver um arrependimento genuíno, para alcançar o perdão e a justificação através de Cristo reconhecendo-o como o único caminho para Deus. Exige-se também uma vida de santificação, pois sem isso ninguém verá a Deus. Sede santos, como Eu sou Santo, diz o Senhor. Isso é necessário, pois não sabemos a hora ou momento que partiremos, seja por morte, ou pelo arrebatamento, o qual são coisas inesperadas, daí, é necessário sempre estarmos prontos.

 

1. O PRÊMIO É O CÉU, MAS COM DETERMINAÇÃO EM SEGUIR EM FRENTE.

Filipenses 3.13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, Filipenses 3.14 - prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Ninguém pode dizer que é perfeito, pois a perfeição só alcançaremos quando partirmos desse plano terreno para o plano celestial. Todos nós independente de tempo desde a conversão, estamos num processo de aperfeiçoamento e crescimento espiritual. Não podemos nunca nos considerar perfeito e, sim devemos reconhecer a necessidade de constante aprimoramento. A nossa determinação em seguir em frente para ser seqüencial envolve a conscientização em decidir deixar para traz as falhas e fraquezas do passado e nos concentrar no que está adiante, pois a nossa frente de desafios e oportunidades que podemos alcançar. É essencial alcançarmos o alvo final, pois isso envolve o propósito de Deus para cada um de nós, pois Ele não quer que ninguém se perca. Essa jornada rumo a glória será alcançada por meio da fé e da nossa comunhão com o Senhor. O Senhor Jesus disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, por isso devemos crer que Ele está ao nosso lado, nos guiando e nos fortalecendo em cada passo do caminho. Com Ele, alcançaremos tudo o que Ele tem planejado na nossa vida.

 

2. O ALVO É O CÉU E TEMOS TODA ETERNIDADE DIANTE DE NÓS.

Filipenses 3.20 - Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Filipenses 3.21 - que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

A cidade celestial é eterna, perfeita e livre de sofrimento e contraste com a cidade terrena que é passageira e sujeita a vários tipos de provações. O Espírito e a noiva dizem, ora vem Senhor Jesus, isso envolve a nossa esperança na parousia do Senhor Jesus Cristo para nos arrebatar para o Céu celestial. Sua vinda encerrará a dispensação da graça quando a sua noiva a igreja será transladada. Os nossos corpos físicos sujeitos à fraqueza, à doença e a morte, será transformado e a partir daí será um corpo glorificado, ou seja, um corpo espiritual glorificado, semelhante ao corpo glorioso de Jesus, livre de qualquer imperfeição, pois atingiremos a imortalidade com a estatura do varão perfeito. Toda essa transformação é possível, pois Deus tem o poder sobre todas as coisas, com a capacidade de realizar o que aos olhos humanos parece impossível, mas tudo é possível para o nosso Senhor. Tudo isso alcançaremos com muitas lutas e aflições, mas o que nos deve mover é a certeza de um futuro glorioso ao lado do Nosso Senhor Jesus Cristo. Vamos alcançar a cidadania celestial, mas para isso teremos que enfrentar as lutas da vida terrena, mas movidos pela certeza que tudo isso é temporário, enquanto as alegrias e a glória do céu são eternas. Essa esperança nos dá motivação a uma vida de santidade e de acordo com os preceitos divinos, o que nos mantém em estreita comunhão com Deus. Vamos manter o nosso foco final que é o Céu, onde está a gloriosa presença de Deus.

3. A JERUSALÉM TERRENA E A JERUSALÉM CELESTIAL ONDE SERÁ NOSSO LAR

Apocalipse 21.1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21.2 - E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Apocalipse 21.3 - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. Apocalipse 21.4 - E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.

Is 11.9) Ezequiel 48.30-35

1. Ezequiel 48.30 – E estas são as saídas da cidade, desde a banda do norte: quatro mil e quinhentas medidas. Ezequiel 48.31 – E as portas da cidade serão conforme os nomes das tribos de Israel: três portas para o norte: a porta de Rúben, uma, a porta de Judá, outra, a porta de Levi, outra; Ezequiel 48.32 – da banda do oriente, quatro mil e quinhentas medidas e três portas, a saber: a porta de José, uma, a porta de Benjamim, outra, a porta de Dã, outra; Ezequiel 48.33 – da banda do sul, quatro mil e quinhentas medidas e três portas: a porta de Simeão, uma, a porta de Issacar, outra, a porta de Zebulom, outra; Ezequiel 48.34 – da banda do ocidente, quatro mil e quinhentas medidas e as suas três portas: a porta de Gade, uma, a porta de Aser, outra, a porta de Naftali, outra. Ezequiel 48.35 – Dezoito mil medidas em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor Está Ali.

Temos aqui a descrição da Jerusalém terrena, a cidade que verdadeiramente será santa, que receberá todos os adoradores de várias partes da terra, para prestar culto no novo templo assentado nela. Quando se fala de nova cidade e novo templo, é proposital para indicar que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. Na sua arquitetura vemos que todas as suas medidas são iguais, onde as suas doze portas correspondem a cada tribo de Israel, com cada porta com os seus respectivos nomes. As doze tribos terão responsabilidades idênticas, pois a cidade de Jerusalém deverá ser servida em igualdade pelas doze tribos de Israel. Ao longo do tempo vemos que Israel nunca atingiu uma unidade perfeita, muito pelo contrário, pois foram muito rebeldes na sua maioria, o que provocou a ira de Deus, o qual os fez passar por vários juízos, até chegarem a esta união sob o reinado de Cristo. O salmista diz: elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro. O monte a quem se referiam era onde estava o templo em Jerusalém, porém não precisarão mais pedir socorro, pois o Rei é Cristo e, será um reino de plena paz e harmonia. Quando eles olharem para o monte nessa nova situação eles dirão, O SENHOR ESTÁ ALI, vamos lá adorá-lo. 

Comentário: É preciso entender o que é Jerusalém celestial e Jerusalém terrena. As medidas que encontramos na visão de Ezequiel, dentro de uma lógica visualizando a metragem exposta em côvados, podemos dizer que se trata da Jerusalém terrena, dada a sua dimensão total de 2 km formando um quadrado com medidas iguais . Porém, a Jerusalém celestial, descrita em Apocalipse 21.16, diz assim, “e mediu a cidade com uma cana até doze mil estádios, e o seu comprimento, largura e altura eram iguais”. O (estádio), antiga medida usada pelos romanos, equivale a 185,00 metros, convertendo os 12.000 estádios para metros, teremos 2.220.000,00 metros ou 2.220,00 km. A área de projeção da nova Jerusalém para termos uma melhor compreensão da sua magnitude abrangeria por volta de 57,00 da área do Brasil, maior que a metade do país. Por certo, dado as suas dimensões e o seu peso, pois é construída com pedras preciosas e outros metais pesados, esta cidade não descerá na terra, pois a terra não suportaria o seu peso, e a sua altura chegaria até o espaço sideral. Isso nos faz compreender que a Jerusalém celestial que desce adornada ficará no espaço em uma órbita fixa sobre a Jerusalém terrena. A Bíblia nos dá indicações que reforçam o entendimento sobre a magnitude desta cidade, não somente pelo seu porte, mas também sobre o seu esplendor, no qual a glória do Senhor estará ofuscando até mesmo o Sol e a Lua. E a lua se envergonhará, e o sol se confundirá quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém Isaías 24:23. O  brilho da Jerusalém celestial alumiará tanto a Jerusalém terrena e todas as suas circunvizinhanças. É a plenitude da glória do Senhor que será vista por todos os cantos, quando o sol e a lua penderão suas frontes envergonhadas, porque nada pode permanecer além de Deus em seu esplendor na sua magnitude, pois somente Ele é Rei. Esta Jerusalém celestial é a habitação da igreja e de todos os salvos da antiga aliança, com corpos glorificados, para servir a Cristo no seu reino milenar. Quando Jesus disse que na casa do seu Pai tem muitas moradas e que iria preparar lugar para todos, é uma referência a Jerusalém celestial, a casa com muitas moradas. O povo, habitantes do reino milenar, irá olhar para o firmamente e observar a Jerusalém celestial e dirão: O Senhor está ali. Fica entendido que as medidas da Jerusalém terrena é em côvados e a da Jerusalém celestial é em estádios. 

Isaías 11.9 ”Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” - Daniel 12.3 Os que têm o entendimento e são sábios resplandecerão com o fulgor do firmamento; e todos quantos se dedicam a conduzir muitas pessoas à verdade e à prática da justiça, serão como as estrelas: brilharão para sempre, por toda a eternidade!

A visão de um novo céu e uma nova terra não aponta para o reino milenar, mas sim pós reino milenar, isto porque tudo que o homem construiu, seja na terra ou no espaço será destruído. Mas alguém pode perguntar o por que disso e a resposta é que o período milenar será a preparação dos seus habitantes onde será testado a sua fidelidade para com Deus. A bíblia diz que Satanás será solto ao final do milênio e muitos dos habitantes deste reino irão aderir a ele e Cristo os vencerá e irão para o juízo final no grande Trono Branco. Então o povo que foi fiel estará aprovado para esse reino totalmente refeito e purificado. 1 Pedro 3.1O Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui