DISPLAY

LIÇÃO 09 - A PROMESSA PARA PAIS E FILHOS

LIÇÃO 09: PROMESSA PARA PAIS E FILHOS | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

Texto Áureo: “Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6.2,3)

Leitura Bíblica em Classe: Salmos 127.3-5; Efésios 6.1-4

Introdução: Analisemos a relação entre Pais e Filhos sob a ótica da fé com uma profunda reflexão sobre a dinâmica familiar, especialmente no que diz respeito à relação entre pais e filhos. A idéia central é que a fé cristã, quando autêntica, deve permear todos os aspectos de nossas vidas, inclusive os relacionamentos mais íntimos, como os que temos dentro de casa. Em primeiro lugar a reciprocidade enfatizando que os deveres são mútuos, ou seja, assim como os filhos tem deveres para com os pais, os pais também têm responsabilidades para com os filhos. Em segundo lugar a obediência como o primeiro dever da criança. Essa obediência deve ser fundamentada na justiça e não em recompensas ou punições arbitrárias. E terceiro lugar a autoridade, que deve ser estabelecida em princípios morais sólidos, transmitindo aos filhos o conceito do certo e o errado. Em quarto lugar dar exemplo, que deve para com o filho, evitando a irritação e a raiva em suas palavras e atitudes. A comunicação aberta e honesta é fundamental para um relacionamento saudável entre pais e filhos. É importante que os pais escutem seus filhos, entendam seus sentimentos e respondam com empatia. O amor incondicional é o alicerce de qualquer relacionamento familiar e cabe aos pais demonstrar amor aos seus filhos através de palavras, gestos e atitudes, mostrando que se importa com eles e que estão sempre dispostos a ajudar. A autoridade dos pais não deve ser rígida e inflexível, pois é importante que os pais estejam dispostos a ouvir os argumentos de seus filhos e a adaptar suas regras conforme a idade e o desenvolvimento dos mesmos. Ser pai ou mãe é uma tarefa desafiadora que exige paciência, sabedoria e muito amor. Ao cultivar um relacionamento baseado no amor, no respeito e na comunicação, estamos construindo um futuro mais feliz e promissor para todos.

1. PROCURE ENCARAR OS SEUS FILHOS COMO UM TESOURO DIVINO.

Salmos 127.3 – Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.

Os filhos não podem ser encarados apenas como um fruto de um relacionamento, mas sim, com uma dádiva de Deus aos pais. Eles são uma herança, como algo precioso a ser cuidado e protegido. Ter filhos é um privilégio e ao mesmo tempo uma responsabilidade. Cabe aos pais a responsabilidade de criar seus filhos no temor do Senhor, ensinando-lhes o caminho da vida. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Provérbios 22:6. Os pais devem cultivar um ambiente de amor, respeito e união em seus lares reconhecendo que os filhos são uma herança do Senhor, com a orientação divina em todas as etapas da criação dos filhos.

2. FLECHAS UM POTENCIAL NA MÃO DO GUERREIRO, FILHOS UM POTENCIAL NA MÃO DO BOM PAI.

4 – Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.

As flechas eram armas poderosas nas mãos de um guerreiro habilidoso, que representavam uma forte esperança de vitória, pois tinham a capacidade de atingir um alvo e as força de um exercito. Essa comparação das flechas com os filhos, tendo as flechas como um potencial quando bem lançada, também os filhos que receberam toda educação dos seus pais, também tem o potencial de alcançar os seus objetivos e realizar grandes feitos. Os filhos são a continuidade da família, como também a esperança para o futuro. Daí, a necessidade de carregar consigo os valores e a fé dos seus pais. Um guerreiro protege as suas flechas com cuidado, assim como os pais devem proteger e cuidar dos seus filhos. Os pais devem educá-los, discipliná-los e prepará-los para enfrentar os desafios da vida. Os filhos representam a esperança para o futuro e devem carregar consigo o potencial para tornar um mundo melhor.

3. EDUQUE OS FILHOS, POIS DEPOIS DE VELHOS ELES RESPONDERÃO POR NÓS.

5 – Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.

A aljava era um recipiente utilizado para carregar flechas, e nesse contexto simboliza uma família numerosa, repleta de filhos. Os filhos comparados a flechas, são uma fonte de força e proteção para os pais. Devem ser preparados para enfrentar os desafios da vida e defender seus valores, para que não venham ser humilhados ou envergonhados. Os filhos proporcionam um sentimento de segurança e proteção aos pais e, é um legado que deixamos para o mundo, pois através deles perpetuamos nossos valores e nossa fé. Ter filhos é uma vitória, um sinal de bênção e prosperidade. Prepare seus filhos para enfrentar os desafios da vida, ensinando-lhes valores como honestidade, respeito e comunhão. Elogie as suas conquistas, o qual é um fator motivador e demonstre orgulho por eles. Não fujamos à nossa responsabilidade paterna ou materna; quando ficarmos velhos nossos filhos responderão por nós.

6. FILHOS OBEDIENTES É UM PILAR FUNDAMENTAL NA RELAÇÃO FAMILIAR.

Efésios 6.1 – Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

O primeiro dever das crianças é a obediência e isso vem através de uma disciplina educativa nesse sentido, obedecendo ao que é justo para que a consciência dela de testemunho em favor da justiça. Os pais nunca devem suplicar a uma criança para que ela faça o que é certo, como também não usar de suborno por meio de recompensas. Esse é um procedimento errado que não deve ser praticado pelos pais, o que importa é fazer uso da autoridade no sentido do que é certo, ou errado, que é o alicerce da moral. É dessa forma que a supremacia dessa disciplina ficará estabelecida por toda a vida.

7. HONRAR OS PAIS É UM MANDAMENTO FUNDAMENTAL  COM PROMESSAS.

Efésios 6.2 – Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, Efésios 6.3 – para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Um dos mandamentos antigos que compõe os dez mandamentos é o quinto mandamento, os quais estão em vigor e deve ser obedecido pelos filhos não apenas como um ato de respeito; pois vai muito, além disso. Ele representa um pilar fundamental para a construção de uma sociedade justa entre as gerações. Honrar os pais envolve muito mais do que se pensa, pois é um ato de reverência, respeito e obediência, que deve ser observada nas atitudes dos filhos. Obediência é uma regra a ser praticada pelos filhos, mesmo quando não concordamos com eles. O respeito envolve aceitar as experiências dos pais, dando a eles um tratamento digno com toda consideração. Ser grato aos pais pelos cuidados e sacrifícios que ao longo da vida fizeram a eles. Quando os pais chegam a velhice, cabe aos filhos prover assistência a eles em momentos de necessidade. Todo cuidado empreendido pelos filhos tem promessas de bênçãos garantidas pela bíblia com vida longa e próspera, que são condicionais principalmente a obediência. Honrar os pais também é um ato de obediência a Deus, que nos concede as bênçãos quando tem a aprovação dele.

8. OS PAIS DEVEM CRIAR OS FILHOS COM EQUILIBRIO ENTRE AMOR E DISCIPLINA.

Efésios 6.4 – E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Não se cria os filhos somente com amor, mas também é fundamenta o uso da disciplina e orientação espiritual. A criação dos filhos é uma responsabilidade compartilhada entre ambos os cônjuges e que exige equilíbrio. Não se podem tratar os filhos com favoritismo, rigidez excessiva ou punições com crueldade. Na parte do amor a comunicação com os filhos devem expressar sentimentos de forma clara sem partir para o lado a humilhação, ou com gritos que não são convenientes na educação. Os filhos devem obedecer a regras estabelecidas pelos pais, com toda clareza entendendo que eles são seres em desenvolvimento e que de alguma forma cometerão erros, que devem ser corrigidos de uma forma rígida, mas não agressiva. Compartilhar a fé com os filhos ensinando os princípios bíblicos incentivando-os a ter um relacionamento pessoal com Deus. Seja um exemplo demonstrando os valores que deseja transmitir aos filhos lembrando que a criação deles é um processo gradual e exige paciência e perseverança. Procure incentivá-los sempre em suas conquistas, pois isso os motivará a continuar crescendo.

Pastor Adilson Guilhermel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

DISPLAY