Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 02 - A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA


  

LIÇÃO 02 - A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA | 2° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS

Texto Áureo: “Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.” (Lc 13.24)

Leitura Biblica em Classe: Mateus 7.13,14; 3.1-10

 Introdução: Mateus 7.13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; Mateus 7.14 - E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

A parábola da porta estreita e da porta larga representa uma escolha fundamental que cada indivíduo precisa fazer em sua vida, porque essa escolha envolve algo muito sério que é onde se vai passar a eternidade. É preciso entender que não existem caminhos alternativos, pois se resumem apenas em dois, um que leva para o céu e o outro que leva para o inferno. Isso envolve uma decisão pessoal de cada um e, essa escolha deve ser encarada com seriedade, pois se trata de uma realidade imutável que é seguir o caminho que leva a vida eterna, ou o caminho que leva a perdição. A porta larga e o caminho espaçoso simbolizam uma vida sem Deus, onde a carne é dominante, preferindo o caminho da facilidade, da tentação, do prazer momentâneo, o qual é a via que a maioria das pessoas escolhe, pois é cheio de atratividade que oferece felicidade momentânea. Em contraste, a porta estreita e o caminho apertado representam aqueles que fizeram a melhor escolha, ou seja, a escolha certa, no sentido de ter uma vida dedicada a Deus. É um caminho apertado, pois é o caminho do sacrifício, resignação, disciplina e obediência aos preceitos divinos. É um caminho árduo e cheio de desafios, mas que no final tem a recompensa da vida eterna com Deus. O Senhor compara seu caminho ao ato de entrar num caminho apertado. O povo de Deus sempre foi um remanescente, ou seja, uma minoria neste mundo, isto porque, a porta que conduz a salvação eterna é estreita, e o caminho é cheio de obstáculos. Então se percebe notoriamente que a maioria procura o caminho espaçoso levando a bagagem do pecado e de desejos mundanos. Mas, para andar no caminho apertado, é necessário renunciar a todas essas coisas. Esse caminho apertado é o caminho da cruz. Precisamos dizer não à vida do Eu que está instalada na nossa alma e temos que negar-lhe implacavelmente o domínio sobre nós. O caminho da renúncia é íngreme e difícil no começo, mas é o único que nos leva ao paraíso celestial. O acesso para o pleno poder e a bênção total de Cristo é um caminho apertado. A porta estreita está aberta a todos, mas quem deseja passar por ela terá de renunciar a tudo e deixar para trás tudo que é carnal, seja bom ou mau na opinião dos homens, de modo que a vida divina possa estar manifesta em todo o nosso ser. Muitos são chamados, mas pouco os escolhidos, pois os muitos chamados não querem se sujeitar as exigências de entrar pela porta estreita.

 

 

 

1. A VIDA É CHEIA DE ESCOLHAS, MAS SALVAÇÃO É UMA SÓ.

Mateus 3.1 - E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia. Mateus 3.2 - e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Mateus 3.3 - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Mateus 3.4 - E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

O personagem bíblico em tela é João Batista, o qual pertencia ao grupo chamado essênios, uma comunidade que vivia provavelmente ao noroeste do Mar Morto. Era uma seita purista e separatista, como um grupo separado, em protesto contra a corrente principal do judaísmo. Conta-se que João Batista não permaneceu entre eles e começou a agir como o precursor do Messias. Era filho do sacerdote Zacarias e Isabel e iniciou o seu ministério pregando no deserto, seis meses antes de Jesus iniciar o seu ministério. Foi uma figura profética que irrompeu no deserto da Judeia pregando ali com fervor e convicção. A sua mensagem era poderosa e direta: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Ele convocava o povo a um novo caminho de justiça e retidão. Os adeptos do judaísmo estavam longe desse caminho e necessitavam de mudança interior, como também de um verdadeiro arrependimento que preparasse o coração para a chegada do Messias. A sua mensagem era impactante, pois multidões de várias partes vinham ao deserto para ouvir as suas palavras e receber o batismo de arrependimento. Suas palavras eram tão fortes que as pessoas reconheciam ser pecadoras e buscavam nesse batismo a purificação e a redenção. Mais do que um profeta, João Batista era o precursor do Messias, aquele que preparava o caminho para Jesus Cristo. Sua missão era anunciar a chegada do Reino de Deus e apresentar o Salvador aguardado pelos judeus. Ao pregar no deserto cumpria-se uma profecia de Isaías 40.3 que diz: voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. A alimentação de João Batista a base de mel e gafanhotos provinha da convivência com os essênios que adotavam uma alimentação sem o consumo de carne. Quanto ao ser arauto do Rei temos o seguinte: naqueles tempos, quando o rei saía do seu palácio para se deslocar a outra localidade, ele enviava na frente o seu arauto para avisar as pessoas que ele passaria por aquele caminho, o qual deveria estar desimpedido sem obstáculos. João Batista como arauto veio abrir o caminho para o Rei Jesus iniciar a sua caminhada missionária.

2. DOIS CAMINHOS: O DIFÍCIL É REAL, O FÁCIL É ENGANOSO.

Mateus 3.5 - Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão, Mateus 3.6 - e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Mateus 3.7 - E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

A mensagem de João era poderosa lembrando que especificamente o Espírito Santo operava na vida dele, pois sem a presença do Espírito ninguém consegue trazer almas para o Reino de Deus. Com a sua pregação muitos eram atraídos e pessoas de diferentes origens sociais. Eles confessavam seus pecados e era batizado por João no rio Jordão, sendo que esse batismo era um ato público de arrependimento e compromisso com uma nova vida. João tinha discernimento dado pelo Espírito para identificar os fariseus e saduceus, também buscando o batismo, mas com o coração cheio de fingimento. Na realidade, alguns deles, nem todos, eram espiões a mando do Sinédrio para levar relatórios a eles, para analisarem se o que João fazia traria algum risco para o judaísmo. João tinha esse discernimento e os chamou de raça de víboras, pela hipocrisia e religiosidade superficial e ainda faz um questionamento dizendo quem os ensinou a buscar o batismo como forma de escapar da ira futura? Essa ira virá sobre todos os que não se arrependerem e ninguém escapará dela, salvo os que se arrependerem aceitando Cristo como seu suficiente salvador. Ninguém jamais conseguirá enganar a Deus. Alguém deve se perguntar a si: onde é que eu vou passar a eternidade. É uma questão de escolha pessoal, porque a salvação é individual e só existem dois caminhos: Largo para o inferno e o Estreito para o céu. Jesus disse: Eu Sou o Caminho, a Verdade e A Vida e, ninguém vai ao Pai, se não for por mim.

3. UM CAMINHO MOLDA O DESTINO, O OUTRO DISTANCIA DELE.

Mateus 3.8 - Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, Mateus 3.9 - e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Mateus 3.10 – E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo

O arrependimento genuíno é demonstrado pelas ações de cada um, as quais exigem mudança de vida com o abandono do pecado e praticando a justiça divina. A mudança de vida produzida pela regeneração é na realidade o fruto, ou resultado do arrependimento verdadeiro. Os judeus se vangloriam quanto a sua descendência ou tradição religiosa de serem filhos de Abraão. O fato de terem essa linhagem como descendentes de Abraão, sob hipótese alguma, isso lhes garantirá a salvação, pois Deus pode suscitar filhos da fé mesmo de pedras, ou seja, de pessoas dos povos gentílicos. A ilustração que João faz do machado à raiz das árvores significa o julgamento de Deus. As árvores que não produzem bons frutos (obras de justiça) serão cortadas e lançadas no fogo (o juízo eterno). Cada árvore, ou seja, cada indivíduo deve apresentar as evidências de uma natureza transformada e por trás dessas evidências uma relação verdadeira com Deus. O machado está a raiz das árvores, não para ser podada, pois a poda não é feita com machado, o que significa em julgamento total.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui