Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 09 - O BATISMO - A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

 Lição 09: O BATISMO – A PRIMEIRA ORDENANÇA DA IGREJA

Texto Áureo: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19)

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 6.1-11

Introdução: O batismo nas águas é uma ordenança de Cristo, assim como Ele também deixou a ordenança da Ceia. O batismo trata-se de um símbolo público da fé em Jesus Cristo e da identificação com a Sua morte e ressurreição. Como envolve uma ordenança do Senhor, todos os seus seguidores devem ser batizados nas águas por imersão. O batismo nas águas por imersão simboliza a morte do velho homem, com seus pecados passando para uma nova vida em Cristo. O batismo nas águas nos une ao corpo de Cristo, o qual é a igreja. Agora é preciso entender que esse batismo só será válido, após ocorrer o outro batismo, o qual não é uma ordenança, pois se trata do batismo do Espírito, ou seja, o batismo espiritual. É no momento que a alma se rende a Cristo, sendo justificado e passando pela expiação do seu pecado, que se torna uma nova criatura. É algo sobrenatural que acontece operado pelo Espírito Santo que opera no espírito a sua ressurreição, com o mesmo poder que ressuscitou a Cristo. Fica marcado que nesse instante que espírito que estava mortificado pelo pecado é ressuscitado, deixando de ser um morto vivo, para ser um vivo em Cristo. É aí, que saímos da cidadania na esfera terrena, e passamos com Cristo, para uma vida de ressurreição em glória. Esse é o significado do rito do batismo do Espírito. A partir daí, estamos do outro lado da morte; pois pertencemos à ressurreição. Assim, o batismo nas águas é um simbolismo e uma representação do que aconteceu na esfera espiritual. Portanto, se alguém se converte de verdade e por alguma fatalidade morra sem passar pelo batismo nas águas, este está salvo e vai para a glória, pois o que vale é o batismo espiritual. Com relação aos infantes, não devem ser batizados nas águas, pois ainda não tem entendimento para tal. Isso só pode ser feito quando chegarem à chamada idade da razão, ou seja, quando tiverem entendimento para tal. Nesse período, assim como um pai biológico cuida do filho até que cresça, também o nosso Deus Pai assume a responsabilidade até que a criança cresça e chegue a idade da razão.

1. MORTOS PARA O PECADO, MAS VIVOS PARA O NOSSO DEUS

Romanos 6.1 – Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? Romanos 6.2 – De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6.3 – Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Romanos 6.4 – De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6.5 – Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressureição; 6 – sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, afim de que não sirvamos mais ao pecado.

Os questionamentos dos judeus convertidos a Cristo, que congregavam em Roma, tendo sido libertos da lei mosaica no tocante as cerimoniais, achavam que estando debaixo da graça teriam liberdade para pecar, o que é refutado por Paulo com veemência, dizendo, de modo nenhum. A ideia de pecar deliberadamente para a graça de Deus ser mais abundante é totalmente contrária a mensagem central do Evangelho e à natureza divina. A graça de Deus não é sob hipótese alguma, licença para pecar, pois ela é na sua essência um favor imerecido que o Senhor oferece por meio da fé em Jesus Cristo. Em nossa conversão os nossos pecados são perdoados e nos concede a vida eterna quando acontece a nossa ressurreição espiritual e não existe nenhum incentivo a continuar pecando. Quando nos convertemos, nós morremos para o pecado e vivemos para Deus, renunciando a todo o nosso modo antigo de vida caracterizado pelo pecado e passamos para uma nova vida em Cristo, que exige obediência total a Deus. O batismo espiritual que acontece na conversão representa o fim da antiga vida de pecado, pois morremos para o domínio do pecado em nossas vidas, onde o homem velho foi sepultado para não mais satisfazer a vontade da carne, pois passamos a ser, seres espirituais. Ressuscitamos para levarmos uma vida de santidade guiada pelo Espírito Santo.

2. MORTOS PARA O PECADO, PARA UMA VIDA DE FÉ EM CRISTO

Romanos 6.7 – Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Romanos 6.8 – Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Romanos 6.9 – sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele.

Quando morremos em Cristo somos libertos do poder do pecado, mas isso não significa que somos totalmente puros, mas o importante é que o pecado não tem mais controle sobre nós. Isso significa que não somos forçados a pecar e, se o fizermos, foi totalmente por nossa iniciativa e nesse caso, as consequências serão desastrosas, pois toda nossa espiritualidade fica estagnada. É com a nossa morte para o pecado, que passamos a estar livres para começar uma nova vida em Cristo. Entendendo que essa nova vida em Cristo já é a vida que se inicia após a nossa ressurreição. A partir daí, algumas coisas são exigidas da nossa parte, tais como, nos acostumar com essa nova vida, mudando os velhos hábitos e vícios que tínhamos na vida anterior. Tragada foi a morte com a vitória de Cristo na Cruz, pois ao ressuscitar dentre os mortos ele nunca morrerá novamente, por isso a morte não tem mais domínio sobre Ele. Para nós o morrer com Cristo também põe fim ao poder da morte sobre todos nós, pois somos um espírito vivificado para a eternidade.

3. MORTOS PARA O PECADO PARA UMA VIDA NOVA EM CRISTO

Romanos 6.10 – Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Romanos 6.11 – Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A morte vitoriosa de Cristo na Cruz derrotou o pecado, como também o mundo, a carne e o Diabo, quando deu o seu brado de vitória “Está Consumado”. Quando Ele disse esta palavra, é porque sabia que o seu sacrifício estava totalmente completo de uma vez por todas. O cuidado que devemos ter com diz a palavra é vigiar a nós mesmos para não cairmos nas armadilhas do pecado. Assim como Cristo que vive para a glória de Deus, também deve ser o nosso modo de viver, sempre nos concentrando e viver somente para Deus. O grande plano de Deus foi nos libertar do controle do pecado e para isso foi necessário sacrificar o seu Filho para realizar essa missão salvadora e libertadora. A partir da nossa conversão inicia-se um processo de transformação, desde que vivendo uma vida nova em Cristo. Porém, é necessário rompermos com o nosso antigo modo de vida, quando éramos escravizados pelo pecado praticando as obras da carne. O pecado não pode mais nos dominar e sim ser dominado por nós, pois ele não tem mais poder sobre nós. Os ingredientes de uma nova vida em Cristo são caracterizados por uma vida de justiça, santidade e amor, pois somos habitação do Espírito Santo que nos capacita para esse novo modo de viver.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui