LIÇÃO 13 - AS PROMESSAS DE DEUS SÃO INFALÍVEIS
Lição 13: As Promessas de Deus
São Infalíveis | 4° Trimestre de 2024 | EBD ADULTOS
Texto Áureo: “Deus não é
homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura,
diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?” (Nm 23.19)
Leitura Bíblica em Classe: Salmos
102.25-27; 2 Pedro 3.8-13
Introdução: Tendo prometido, não o fará? Todas as promessas de Deus são
infalíveis, muitas delas já se cumpriram outras estão sendo cumpridas e outras
estão para se cumprir e não falharão. As promessas de Deus em relação a Israel
vêm atravessando milênios, com muitas predições e terão de ser cumpridas. Sendo
assim a veracidade de Deus se cumprirá em todos os seus propósitos e nenhum
deles ficará no vazio. Em relação a igreja os promessas de Deus tem sido
cumpridas faltando o gran finale, que é o arrebatamento que ocorrera inesperadamente
a qualquer momento. Deus não mente, ao contrário dos seres humanos, que podem
mentir, O Senhor é a própria verdade, pois Ele não é homem para que minta, nem
filho do homem para que se arrependa. Seus planos e sua promessa são imutáveis,
pois tudo o que Deus fala, Ele realiza. Este versículo é a profecia de um
profeta mercenário de nome Balaão, que foi contratado para amaldiçoar o povo de
Israel. No entanto o Espírito Santo o impediu fazendo-o proferir bênçãos em vez
de maldições. Balaão pelo Espírito reafirma a natureza divina, com ênfase à sua
fidelidade e a impossibilidade de voltar atrás em Suas palavras. Em tudo que
Deus se revela em Sua palavra podemos confiar em Suas promessas e em Seu
cuidado. A certeza de que Deus não falha e não muda nos traz esperança e
consolo.
1. UMA BELEZA ETERNA EM MEIOS
AS MUDANÇAS PELOS TEMPOS.
Salmo 102.25 – Desde a
antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Salmo 102.26 –
Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como uma veste, envelhecerão;
como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Salmo 102.27 – Mas tu és o mesmo, e
os teus anos nunca terão fim.
A natureza
eterna de Deus em contraste com a transitoriedade da criação. O salmista
contempla a obra divina e exalta a imutabilidade de Deus diante da inevitável
decadência de todas as coisas terrenas. A terra, e os céus, a vastidão de todo
universo que não tem fim, é o resultado da obra poderosa e eterna de Deus.
Todas as obras da criação foram feitas pelo poder da sua palavra, onde como
vemos Deus dizendo faça-se e fez, separa a terra e o mar, e separou, haja luz e
ouve luz e assim adiante. A criação por mais grandiosa que seja, é apenas um
reflexo da grandeza e do poder de Deus Criador. A imagem da criação como uma veste
que envelhece e é trocada nos ajuda a visualizar a transitoriedade de tudo o
que é terreno, enquanto Cristo permanece como uma rocha inabalável. A imutabilidade
de Cristo, o qual é a rocha eterna permanece firme diante das tempestades, Ele
é o nosso refúgio seguro em meio às turbulências da vida. Em um mundo em constante
mudança, Cristo é a luz que nunca se apaga, a verdade que nunca se altera. O
amor de Cristo é perfeito e eterno, não sendo afetado pelas nossas falhas ou
pelas circunstâncias. A imutabilidade de Cristo nos garante uma esperança que transcende
a morte e o tempo. Ao estarmos unidos a Cristo, participamos de sua natureza
divina e somos transformados à sua imagem. A presença constante de Cristo nos
fortalece para enfrentar as dificuldades da vida.
2. A VINDA REPENTINA DO SENHOR
UM CONTRASTE ENTRE A ETERNIDADE E A FINALIDADE.
2 Pedro 3.8 – Mas, amados, não
ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como
um dia. 2 Pedro 3.9 – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a
têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se
percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3.10 – Mas o Dia do
Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande
estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela
há se queimarão.
A perspectiva de
tempo para o Senhor é infinitamente diferente da nossa. O tempo de Deus é
Kairós (eterno) e o nosso tem é Cronos (temporal) o que significa que para Deus
o tempo não é uma dimensão linear, mas uma eternidade presente. Deus existe
fora do tempo e do espaço. Para Ele, o passado, o presente e o futuro são simultâneos.
Mil anos para nós representam uma eternidade, mas para Deus isso não existe,
pois Ele é a eternidade. Apesar da sua eternidade, Deus é paciente conosco e
pela sua longanimidade Ele nos dá tempo para nos arrepender e nos voltar para
Ele. Muitos não se dão conta de que, de tempos em tempos, tinha ocorrido uma
intervensão da vontade divina pessoal no curso da história, introduzindo leis
superiores e detendo a sucessão normal dos acontecimentos; como, por exemplo, o
dilúvio e os milagres da história do Antigo Testamento, como parar um astro para
dar tempo de Israel vencer os amalequitas no deserto, também retroceder 15 graus
no relógio de Acaz para tirar uma dúvida do rei Ezequias. O que Deus já fez, pode
fazer de novo, pois operando Ele, ninguém pode impedir. O cenário de destruição
que Pedro coloca, é dramático e escatológico. O Dia do Senhor, descrito como um
súbito cataclísmico de transformação cósmica acontecerá no final do reino
milenar, após o julgamento do juízo final, quando o Senhor purificará toda a
terra. Essa purificação é para a habitação do povo de Israel que foi testado e
aprovado durante o reinado de mil anos de Cristo. Para comentar sobre esse tema
é preciso ter conhecimento profundo sobre escatologia
3. A URGÊNCIA DA SANTIDADE EM
FACE DOS FINS DOS TEMPOS.
2 Pedro 3.11 – Havendo, pois,
de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e
piedade, 2 Pedro 3.12 – aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de
Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se
fundirão? 2 Pedro 3.13 – Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus
e nova terra, em que habita a justiça.
Mudanças tão vastas na história da humanidade
parecem indicar que estão chegando “novos céus e nova terra”. A condição do
mundo atual é um aviso a cada um de nós para que sejamos santos, como as
virgens em seus trajes puros, com as lâmpadas acesas e cheias de azeite.
Vigiemos! A vinda do Senhor é certa, pois pelas profecias e com o retorno de
Israel como nação em 1948, mais convicção se tem de que estamos no tempo da
vinda de Jesus para o arrebatamento da igreja. Se formos irrepreensíveis agora,
seremos imaculados daqui a pouco. A citação de Pedro sobre a destruição do mundo
presente é preciso entender como já comentei que é um acontecimento que só
ocorrerá após o julgamento do grande trono branco. Aguardar significa manter a
esperança na volta de Cristo, enquanto apressar significa viver de forma a
glorificar a Deus e a preparar o caminho para Sua vinda. A questão dos novos
céus e nova terra, que será um reino perfeito, nos ensina e revela que após a destruição,
haverá um novo começo, para o povo de Israel, pós o milênio, um mundo perfeito
onde a justiça reinará, pois é Cristo que estará reinando sobre este povo juntamente
com a Sua igreja glorificada.
Pastor Adilson Guilhermel