Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 11 - O CULTO DA IGREJA CRISTÃ

  LIÇÃO 11 - O CULTO DA IGREJA CRISTÃ

Texto Áureo: “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1 Co 14.26)

Leitura Bíblica em Classe: Efésios 5.15-21

 

Introdução: O Culto da Igreja Cristã não é algo formalista, mas sim aquilo que envolve uma jornada espiritual mais profunda do que muitos ainda não entendem o que ele significa. Isto porque, ele transcende a mera formalidade, pois se trata de uma rica e complexa experiência espiritual. O culto envolve reverencia, pois a palavra diz para guardar o teu pé (conduta) quando entrares na casa do Senhor, pois é melhor ouvir (obedecer) do que sacrifício de tolos. Ter uma postura de adorador, pois é o que Deus procura e tem que ser verdadeiro na sua adoração, pois o louvor e os cânticos elevam a alma com toda reverência ao Senhor. A oração dotada de fervor expressando todo sentimento e submissão a Deus. A pregação com uma palavra inspirada da Bíblia, que realmente venha tocar profundamente naqueles que a recebem. O culto não é para a igreja e sim a igreja que oferece a Deus, portanto o culto é para Deus, que é o centro da nossa adoração. O culto vai além dos rituais e costumes, pois é um momento de encontro com Deus orientado pelo Espírito Santo, o qual é o elo entre nós com Cristo e o Deus Pai. No culto, se prestado de uma forma racional, acontecem operações espirituais da parte de Deus com transformações pessoais e fortalecimento da fé, através da palavra pregada, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. Com a adoração, a oração, a celebração e a palavra, somos nutridos espiritualmente e equipados para viver uma vida verdadeira em Cristo. Tudo que precede a palavra e entre isso está o louvor com a música usada e tocada deve exprimir um êxtase espiritual e não um êxtase carnal. Toda essa parte da pré-palavra é o que a Igreja eleva para Deus e, se realmente for recebido por Ele, Ele se manifestará, porque tem que ser algo sincero para ser recebido Ele, nesse caso a Sua palavra será enviada para a igreja com os efeitos poderosos em nossas vidas.

1. O CULTO AO SENHOR EXIGE UMA PREPARAÇÃO ESPIRITUAL.  

Efésios 5.15 – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Efésios 5.16 – Remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Efésios 5.17 – Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

Aqui é recomendado quanto ao nosso andar como cristãos, sempre alerta quanto a nós mesmos, sempre com a preocupação de estarmos num estado de preparação espiritual, através da nossa intimidade com Cristo e atento aos seus preceitos. As coisas espirituais não acontecem por acaso em nossas vidas, mas sim com um entendimento de que necessitamos de um desenvolvimento operado pelo Espírito Santo que nos oferece os meios espirituais que Ele põe à nossa disposição. Nossos antigos padrões e hábitos do velho homem não podem fazer mais parte da nossa vida, pois fomos transformados em novas criaturas em Cristo. Na parábola das 10 virgens, Jesus alerta sobre os néscios em contraste com as prudentes, onde os néscios não entrarão quando os portais eternos se abrirem e ficarão para o tormento eterno. O néscio é insensato; ignora a necessidade da condição espiritual; tem falta de iluminação espiritual e continuam nos antigos caminhos vergonhosos, sob a influência diabólica. Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a dará com certeza e, é essa sabedoria que deve ser buscada para sermos dotados de discernimento e conhecimento das coisas divinas. Todas as ações divinas são realizadas com base na sabedoria e mostram que viver no pecado é demonstração de loucura; mas viver na retidão é uma prova real de sabedoria. A sabedoria divina que o Senhor nos dá através da Sua palavra nos traz uma iluminação que aclara o nosso entendimento no sentido de eliminar qualquer possibilidade de voltarmos à nossa antiga vida de pecado. Quem despreza a sabedoria espiritual e faz uso da sabedoria humana, sem pudor, ele despreza a gravidade do pecado, entrando numa escala descendente movida pelo orgulho e da ignorância. Para quem tem uma mente espiritualizada, entende que cada momento é precioso, remindo ou aproveitando o tempo para ser apropriadamente bem empregado. Não podemos deixar que as circunstâncias nos controlem; e sim usar o tempo como um recurso útil em prol do reino de Deus. Os dias são maus e isso implica em usar cada oportunidade para atrair almas em trevas, para a maravilhosa luz do Senhor.

2. O CULTO AO SENHOR EXIGE ESTARMOS CHEIOS DO ESPÍRITO.  

Efésios 5.18 – E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5.19 – falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

A embriaguez no sentido literal fala do excesso de vinho em contraste com a adoração cheia do Espírito Santo, o que evidencia o seu agir interiorizado em nós. Como alguns crentes se excediam no consumo de vinho, a exortação se fazia necessária para demovê-los a se encher do Espírito como se estivesse embriagado com o poder vindo do alto. Os crentes devem estar cheios do Espírito Santo, quando cantam, louvam, adoram, oram e ouvem a Palavra de Deus. Pelo fato dos crentes de Éfeso estarem transformando o culto ao Senhor em reuniões formalistas, eles são exortando a despertarem a sua espiritualidade com salmos, cânticos espirituais envolvidos numa comunhão entre eles evitando relaxar nessa parte do culto com conversas inúteis prejudiciais na prestação de culto ao Senhor. O que Deus ordena é que venhamos a nos encher do Espírito e Ele espera que obedeçamos. E isso se aplica a todo corpo de Cristo e, não para alguns. Isso deve ser uma constante em nossas vidas e não apenas em ocasiões especiais, pois como templos do Espírito, esse encher do Espírito é, e deve ser contínuo. Não enchemos a nós mesmos, mas sim nos abrimos para que o Espírito nos encha. Os crentes devem estar cheios do Espírito quando louvam, adoram, cantam, pregam, oram, sempre dando graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

3. O CULTO AO SENHOR EXIGE O DEVER DE SERMOS GRATOS.

Efésios 5.20 – dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5.21 – sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

A exortação do Apóstolo Paulo é que devemos ser gratos por todas as coisas em todo o tempo, nos mostrando o quanto precisamos do Espírito, pois somos e temos que ser dependentes dele e não é com as nossas próprias forças que alcançaríamos essa conduta. Paulo dá, mostras disso na sua vida pessoal, pois quando escreveu esta carta, ele estava preso numa casa em Roma, guardado pela guarda pretoriana do Império Romano. Ali preso, ele mostrou-se agradecido por aquilo que Deus fazia na vida dele, sabendo que tudo era em favor dele. Essa deve ser a postura de todo cristão, que é dar graças ao Pai em nome de Jesus e isso se faz pelo poder do Espírito Santo que está em nós. O crente nunca de murmurar por circunstâncias que passa em sua vida, pois a murmuração é uma porta que se abre para o inimigo entrar em ação. Ao contrário dos queixumes, quando começamos a dar graças, nós estamos resistindo ao Diabo e como diz a palavra, ele fugirá de nós. Sujeitar-nos reciprocamente não implica em submissão ou humilhação. O que a bíblia ensina é que devemos colocar as necessidades dos outros acima das nossas, demonstrando amor, respeito e consideração. É um ato de humildade e reconhecimento da importância do nosso próximo. Quando nos submetemos reciprocamente estamos reconhecendo a autoridade de Deus sobre as nossas vidas, procurando sempre seguir os seus ensinamentos.  

 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui