Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 06 - A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

 LIÇÃO 06 - A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA

Texto Áureo: Salmos 119.105
Leitura Bíblica em Classe: Salmos 119.97-105

Introdução: A Bíblia sendo um livro o qual o autor principal é o próprio Deus Espírito Santo é como uma bússola que nos leva sempre na direção certa. Os escritores bíblicos foram guiados por Deus para escrever as palavras certas, as quais devemos conhecer, pois na sua diversidade de escritos, ela é muito importante porque muda vidas. Quem a rejeita vive sem a verdade, e quem a aceita vive com a verdade, isso é uma questão de escolha. Porém é só com os seus ensinamentos, que vidas são transformadas 

1. AME A BÍBLIA E MEDITE NO QUE LÊS PARA QUE DEUS FALE CONTIGO.
Salmos 119.97  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
Quando amamos a palavra, significa que amamos o seu autor. E quem é o autor da palavra? O autor da palavra é o próprio Deus, que pelo Espírito Santo, o qual habita em nós, nos dá a inspiração daquilo que meditamos. Esse é o meio principal de nos comunicar a sua vontade.
2. LEIA A BÍBLIA COM SABEDORIA E TERÁS VANTAGEM SOBRE O INIMIGO.
Salmos 119.98  Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.
O conhecimento da palavra deve ser buscado a cada dia, a qual deve ser o nosso guia diário. É na palavra que obtemos o discernimento das coisas ocultas onde o inimigo que está ao nosso derredor, não obtenha qualquer tipo de vantagem sobre nós.
3. BUSQUE CONHECIMENTO COM MESTRES E A REVELAÇÃO COM DEUS.
Salmos 119.99  Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.
Os mestres na palavra podem nos passar muito conhecimento da palavra de Deus, mas se ficarmos só no conhecimento, não nos aprofundaremos nos seus tesouros. Portanto devemos sim buscar o conhecimento bíblico, mas sendo um livro repleto de revelações, então devemos buscar de Deus a sabedoria da palavra, que é a revelação do conhecimento.
4. SEJA HUMILDE O SUFICIENTE PARA RECEBER A VERDADE E GUARDAR
Salmos 119.100  Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.
A palavra de Deus é viva e eficaz e não pode ficar sempre repetitiva, pois ela se renova a cada dia, quando estamos em comunhão com o Espírito Santo e com toda humildade declarar a nossa dependência dele. Envolve também o nosso propósito de guardar a palavra em nosso coração para não pecarmos contra o Senhor.
5. DESVIE A TUA CONDUTA DO MAU CAMINHO, GUARDE E VIVA A PALAVRA
Salmos 119.101  Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.
A nossa conduta é observada diuturnamente, pois estamos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas, tanto físicas, como espirituais a cada passo que damos. Além disso temos a presença do Espírito Santo que habita em nós, que constantemente sonda os nossos corações. Guardando a palavra e vivendo a palavra temos paz com Deus e um caminho iluminado que nos desvia de todo o mau.
6. NUNCA SE APARTE DA PALAVRA E AME FAZER A VONTADE DE DEUS.
Salmos 119.102  Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.
O caminho da prosperidade é condicional a não se apartar da palavra. Foi o que disse Deus a Josué: não se aparte do do livro desta lei, antes medita nela de dia e de noite, assim fazendo farei prosperar o teu caminho. É uma condicional de Deus, que foi tanto para Josué, como também para cada um de nós, se assim o fizermos.
7. ACEITE A PALAVRA COMO É, POIS ELA TEM COISAS DOCES E AMARGAS.
Salmos 119.103  Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.
A palavra deve ser lida e recebida como se estivessemos saboreando e digerindo algo muito saboroso. Ela é a nossa nutrição espiritual diária, pois assim como o nosso corpo precisa de alimento diariamente, também o nosso espírito necessita de alimento espiritual diariamente. Essa é uma expressão que todo cristão deve ter, pois desse modo exibem uma alma cheia de Deus e o privilégio de uma maior comunhão com o Senhor
8. SAIBA QUE DEUS NÃO ENCOBRE A VERDADE, MAS A REVELA NO TODO.
Salmos 119.104  Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.
A eisegese é o homem trazendo a palavra para dentro da bíblia falando aquilo que ele quer, que pensa, que acha, que sente e isso não é a palavra de Deus. Quem assim procede prega por ignorância, querendo ser o que não pode, ou prega por esperteza para ludibriar os ingênuos. A exegese é o que se tira de dentro da bíblia para fora, e só quem adquire o conhecimento e sabedoria é que tem a capacidade disso. É desse modo que Deus fala ou palavras doces, ou amargas, pois o Senhor não fala o que queremos ouvir e sim o que precisamos ouvir.
9. OBEDEÇA A PALAVRA E DEUS IRÁ TE GUIAR PELO CAMINHO CERTO.
Salmos 119.105  Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
A palavra inspirada fornece luz, ou seja, o entendimento que necessitamos em nossa caminhada a serviço do reino de Deus. É com essa luz que evitamos as coisas más do reino das trevas, pois ela fornece luz para cada atitude, para cada passo, para cada busca, para cada situação, para momentos difíceis, pois ela nos leva a nos livrar dos embaraços que surgem pela frente. 

Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui