Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 03 - ACABE E O PROFETA ELIAS

Assista o vídeo da aula> https://youtu.be/B6xj0yJaRxA

Texto Áureo: “Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos”. (Dt 7.9)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Reis 16.29,30; 17.1-7; 18.17-2


Introdução: Jezabel - também conhecida como Jezebel - foi a esposa do rei Acabe, rei de Israel. Ela foi uma rainha muito má, que promoveu a idolatria e matou muitos profetas. Jezabel era uma princesa, filha de Etbaal, rei dos sidônios. Ela convenceu seu marido Acabe a adorar o deus Baal e foi responsável por promover o culto de deuses pagãos em Israel Jezabel sustentava 850 profetas dos deuses Baal e Aserá. Esses profetas faziam rituais detestáveis, provocando a ira de Deus. Jezabel também tentou destruir quem era fiel a Deus. Ela mandou matar todos os profetas de Deus e poucos sobreviveram. Jezabel não tinha escrúpulos. Quando um homem chamado Nabote se recusou a vender sua vinha a Acabe, o rei ficou amuado na cama. Então Jezabel tomou a iniciativa e conspirou para matar Nabote. Ela mandou acusar Nabote falsamente de amaldiçoar a Deus e ao rei e ele foi apedrejado. Depois da morte de Nabote, Acabe tomou sua vinha. Na realidade Jezabel tinha um poder de influência muito forte sobre o rei Acabe, o qual sempre atendia os seus pedidos. Para agradar a esposa, Acabe edificou um templo e um altar para Baal, que eles acreditavam ser o deus das chuvas e das tempestades. E Aserá era a deusa que os pagãos criam que ela trazia fertilidade.
1. QUEM FAZ O QUE É MAL AOS OLHOS DO SENHOR TERÁ QUE SE ENTENDER COM ELE.
1 Reis 16.29 - E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos. 1 Reis 16.30 - E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
Acabe e Jezabel levaram o povo de Israel a se inclinarem como devotos a essas duas divindades, conhecidas como o deus baal e a deusa aserá. Assim a fé do povo estava dividida entre os deuses pagãos e o Deus de Israel e com isso, coxeando entre dois pensamentos. Como Deus não divide a sua glória com outrem e usando de misericórdia para trazer a fé do povo exclusivamente para Ele, propôs através do seu profeta Elias que esses deuses fossem desafiados. Mas, para que esse desafio chegasse a seu ápice, o povo passaria por um grande período de escassez de alimentos, o que provocou uma grande fome em Israel. Entendemos que o Senhor não vai estar distribuindo bênçãos sem antes trazer o povo de volta à fidelidade com Ele, pois o povo com a fé dividida não é digno de receber qualquer benefício da parte de Deus.
2. DEUS TEM OS MEIOS PARA TRAZER A RAZÃO UM POVO MERGULHADO NA IDOLATRIA.
1 Reis 17.1 - Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
O povo de Israel vivia em prosperidade, pois havia água em abundância e em consequência disso todos desfrutavam da fartura que acontecia entre as dez tribos. Assim o povo com uma fé dividida entre baal e asera e o próprio Deus, só que eles atribuíam a prosperidade tanto a essas divindades, como o Senhor Deus. Nesse caso Deus preparou um meio para desmascarar essas divindades pagãs usando o seu profeta dando-lhes autoridade para reter a chuva e o orvalho por três anos, tempo  suficiente  para  espalhar  uma  fome  generalizada, enfermidades e morte. Sendo Baal o deus das chuvas e tempestades,e Asera o deus da prosperidade, que na realidade não tinham poder algum, pois eram apenas duas estátuas inertes a serem desmascaradas. Quem agia por trás de tudo isso eram demônios que induziam o povo a pensar que eram deuses vivos.
3. O JUÍZO CONTRA A IDOLATRIA FOI LONGO, NESSE TEMPO DEUS ISOLA SEU PROFETA.
1 Reis 17.2 - Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 1 Reis 17.3 - Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 1 Reis 17.4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. 1 Reis 17.5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. 1 Reis 17.6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.1 Reis 17.7 - E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
Deus ordenou que Elias se ocultasse porque Acabe e Jezabel ficariam irados com a maldição na profecia sobre a seca que ele lançou por todo Israel e tentariam executá-lo. Nesse período de fuga Elias aprenderia lições importantes sobre a proteção e cuidado provedor de Deus. Elia seria caçado como um animal, mas por mais que o procurasse, não iriam encontrá-lo, pois Deus o ocultou. A torrente de Querite fornecia água suficiente e os corvos trariam todos os dias o suprimento alimentar, tudo isso por intervenção divina. Elias fez como o Senhor lhe ordenara, os corvos fizeram o que o Senhor lhes ordenara. Os alimentos que os corvos traziam provavelmente vinham ou da mesa de Acabe, ou da mesa de Josafá rei de Judá. Quando o ribeiro secou, inicia-se o fim de uma coisa para o início de outra, com Deus no comando Elias foi orientado a ir para a casa de uma viúva em Sarepta, onde ficou até o início do desafio, com Deus novamente operando o milagre da provisão para o sustento, do profeta, da viúva e do seu filho.
4. O PROFETA FOI O INSTRUMENTO PARA O GRANDE DESAFIO ENTRE DEUS E SATANÁS.
1 Reis 18.17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel? 1 Reis 18.18 - Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins. 1 Reis 18.19 - Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel. 1 Reis 18.20 - Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo. 1 Reis 18.21 - Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
Acabe chamou Elias de perturbador de Israel e realmente o profeta trazia perturbações, porque o profeta de Deus perturba mesmo aqueles que querem viver no erro diante de Deus. Acabe era o monarca apóstata, pois ele conhecia sobre o Deus de Israel, mas influenciado pela sua mulher Jezabel acabou aprofundando-se mais ainda na sua apostasia. O profeta é perturbador porque ele desperta a consciência daquele que está em pecado na sua falta de responsabilidade na posição em que foi colocado. Quem é profeta não omite nada daquilo a qual foi designado por Deus a falar, doa a quem doer. Deus por todo o tempo em que ficou oculto preparou Elias com uma coragem para desafiar Baal e todos os seus quatrocentos e cinquenta profetas e mais os de Asera, com os seus quatrocentos profetas, os quais eram comandados por Jezabel. O profeta repreende o povo na questão da fé dividida, coxeando entre dois pensamentos e isso é algo abominável diante de Deus e precisava ser revertido. Eles deveriam, através do desafio proposto, escolher entre Deus e Baal. Deus não divide a Sua Glória com outrem. 

Pastor Adilson Guilhermel 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui