Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

Lição 7 - A Sutileza da Relativização da Bíblia

 Lição 07: A SUTILEZA DA RELATIVIZAÇÃO DA BÍBLIA. 

Texto Áureo: “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Tm 3.16)

Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 3.14-17

Introdução: Quem não busca o conhecimento da palavra de Deus fica vulnerável às sutilezas de Satanás, o qual emprega suas mentiras usando homens perversos, os quais enganam e são enganados por ele. Ao longo dos tempos, Satanás sempre tem procurado introduzir no meio cristão o que ele mais gosta de fazer, que é enganar o povo de Deus usado homens dissimulados, com aparência de piedade, mas que no íntimo são lobos devoradores. No livro do profeta Oséias, Deus diz que por falta de conhecimento o seu povo pereceu e, isso tem se intensificado em nossos dias, onde o povo, não generalizando é claro, está mais inclinado ao formalismo do que ao espiritualismo, porque rejeitam o conhecimento, dando preferência aos propagadores de um evangelho fácil, totalmente contrário a palavra de Deus. A brecha entre a luz e as trevas, longe de fechar-se, tem sido ampliada nesses tempos.  

1. PERMANECER NA VERDADE DE DEUS É ESSENCIAL À VIDA PIEDOSA.

2 Timóteo 3.14 – Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem tens aprendido.

Timóteo tanto aprendeu as escrituras sagradas com apóstolo Paulo, como também desde criança com a sua avó Lóide e a sua mãe Eunice. Havia uma preocupação de Paulo em relação a Timóteo, quanto ao que estava cerceando os cristãos naqueles  tempos contemporâneos, onde o falso evangelho se propagava de uma maneira incontrolável. Haveria perseguições para os que tinham uma vida piedosa em Cristo e, Timóteo tinha que estar disposto a fazer frente a todas elas sem esmorecer. Não há como alguém possa viver piedosamente sem a presença de Cristo e, quem vive praticando a piedade torna-se alvo de ódio dos que querem modernizar o evangelho de uma forma que foge do que é verdadeiro. Os cristão não podem sob hipótese alguma se mesclarem com demais religiões que levam o evangelho para um outro caminho, o qual não é o que Cristo ensinou. Quanto mais se aproxima a parousia as situações para a igreja de Cristo vão se tornando cada vez piores por causa de homens perversos que se contrastam com os piedosos, como também impostores e mercenários da fé, que usam os ingênuos como massa de manobra para realizarem os seus intentos exploratórios. Esses não tem qualquer temor e tremor, para adotar em suas reuniões cultuais práticas com similaridade a feitiçarias, com heresias que caminham para a apostasia. Os líderes evangélicos não devem combater, ou afrontar as ideologias que vem sendo defendidas, com a liberação do aborto, normalização do homossexualismo e outras práticas sexuais que Satanás com as suas sutilezas, tem conseguido avançar muito com elas. A palavra diz que Deus os entregou a sua própria sorte, portanto os líderes e demais membros, se censurarem, ou atacarem essas coisas incorrerão em penalidades pela lei. O que não se pode, é permitir essas práticas nas igrejas cristãs e, os líderes responderão diante de Deus se assim o permitirem. A questão das igrejas inclusivas, onde se adota essas práticas, não é problema nosso e, sim de Deus. O alerta de Paulo a Timóteo, não era para atacar as heresias e abominações fora da igreja e sim dentro da igreja.     

2. A PALAVRA DE DEUS SEM O ESPÍRITO SANTO NÃO TEM VIDA.
2 Timóteo 3.15 – E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

Paulo instrui Timóteo para que seja o que for, o qual eles façam, para não deixar se influenciar por eles e, continuar sendo fiel aos ensinamentos que recebeu, tanto da sua avó Lóide, como da sua mãe Eunice desde pequeno, como também do que aprendeu como o apóstolo. O ensino das Escrituras é um cuidado que pais e mães devem ter com os seus filhos desde pequeno, pois depois que crescerem não se desviarão dele. Todo o ensinamento bíblico nunca é o bastante e, ninguém deve se considerar sábio demais para que não precise mais aprender a palavra de Deus, o que é o mal de muitos que se acham, mas não são. Tudo que o cristão precisa saber para estar se conduzindo dentro da vontade de Deus, está registrado nas Escrituras. Ela é o testamento que o testador deixou para os seus herdeiros e, só vão receber a herança aqueles que cumprirem tudo que foi testamentado. Ninguém é salvo por conhecer a Bíblia, e sim cumprindo o que é revelado por ela, basta saber que Satanás a conhece por inteiro, porém não obedece nenhuma letra. A Bíblia revela entre tantas coisas essenciais para nós, a principal que é a necessidade da salvação e que todo o pecador perdido está sob condenação e, o único meio de se livrar dessa situação é entender que precisa de um Salvador, o qual o único chamasse Jesus Cristo. 

3. QUEM SE ORIENTA PELA PALAVRA NUNCA PERDE O SEU CAMINHO.
2 Timóteo 3.16 – Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, 2 Timóteo 3.17 – para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

Quando fala toda a Escritura, significa, as Escrituras em todas as suas partes, ou seja, na sua completude. Isto porque, toda ela foi escrita por homens, mas todos eles inspirados por Deus, portanto, ela é a palavra de Deus. Ela é útil, porque é inspirada e, é um livro insubstituível, porque nenhum outro livro tem o que ela tem, que é letras vivas, que falam no oculto e no profundo da nossa alma. Ela ensina sobre as verdades divinas, aos que ignoram as coisas espirituais convencendo aos errantes dos seus erros, para que se conscientizem de que são pecadores e, necessitam de arrependimento. A operação na vida do pecador é feita pelo Espírito Santo, o qual usa homens e mulheres inspirados por Ele, a fim de realizar o milagre da salvação. As Escrituras em toda a sua completude expõe tudo o que é certo e o que é errado, corrigindo o errado para fazer o que é certo e, o certo para para não fazer o que é errado. É através das Escrituras que somos ensinados e capacitados para o serviço do reino e, isso exige total dedicação ao estudo que ela nos proporciona, a fim de sermos habilitados para o ofício que Deus assim nos designar.


Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui