Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 12 – O REINADO DE JOSIAS

 LIÇÃO 12 – O REINADO DE JOSIAS

Texto Áureo: “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” (2 Rs 22.8)
Leitura Bíblica em Classe:  2 Reis 22.3-5,8; 23.2-5,21,22,25 

Introdução: Josias sucedeu a seu Pai, Amom, como rei de Judá, em cerca do ano 640 a.C. Ele reinou de 640 a 609 a.C. Desde o começo ele governou fazendo o que era reto aos olhos do Senhor e foi um rei guardador da lei de modo mais perfeito que os seus antecessores reis de Judá. Precisou corrigir as más ações do seu avô Manassés e do seu pai Amom. Reinou em Jerusalém de uma forma extraordinária, reformando o templo do Senhor, onde para a surpresa de todos ocorreu um grande achado, que foi o livro da lei. Josias fez uma aliança com o Senhor; realizando muitas reformas e com grande alegria pelo precioso achado organizou uma grande comemoração da Páscoa. Em 622 a.C. o livro da lei que ficou perdido durante o reinado de Manassés, é encontrado pelos operários que trabalhavam na restauração do Templo em Jerusalém.


1. JOSIAS REPARA O TEMPLO E A SURPRESA FOI UM GRANDE ACHADO, O LIVRO DA LEI.
2 Reis 22.3 - Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do SENHOR, dizendo: 2 Reis 22.4 - Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo. 2 Reis 22.5 - E que o deem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do SENHOR; para que o deem àqueles que fazem a obra que há na Casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa. 2 Reis 22.8 - Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.

Josias seguiu o exemplo de seu antepassado Davi, fazendo assim o que era certo diante do Senhor e não se desviou dos caminhos retos. Com espírito reformador Josias incumbe a pessoa certa para realizar os seus planos com relação ao Templo de Jerusalém e essa pessoa foi o sumo sacerdote Hilquias. Este pediu ofertas ao povo tendo sido assim correspondido o seu pedido e todos contribuíram com os recursos necessários para a compra de materiais e o pagamento do pessoal habilitado para executar a reforma. Quando as coisas estão sendo feitas dentro do que agrada ao Senhor, ele começa a agir para que os efeitos dos esforços empregados na sua obra tenham boas surpresas inesperadas. Essa surpresa foi o grande achado, que foi o livro da lei, pois sem o livro da lei, o rei não teria o conhecimento e orientação para realizar tudo que seria necessário para Deus operar. No livro da lei que foi achado eles puderam verificar o quanto o povo estava mergulhado na idolatria a qual os seus antecessores impuseram a eles. E para que as coisas dessem certo era necessário erradicar toda forma de idolatria.

2  JOSIAS AO OUVIR SOBRE A LEI RENOVA A ALIANÇA E PÕE FIM A PRÁTICA IDÓLATRA.
2 Reis 23.2 -  E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do SENHOR. 2 Reis 23.3 - E o rei se pôs em pé junto à coluna e fez o concerto perante o SENHOR, para andarem com o SENHOR, e guardarem os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras deste concerto, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo esteve por este concerto. 2 Reis 23.4 - E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, e aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta que se tirassem do templo do SENHOR todos os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o bosque, e para todo o exército dos céus; e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom, e levou as cinzas deles a Betel.

Diante de todas as autoridades e do povo em Jerusalém, Josias leu todo o livro da aliança e renovou a aliança na presença do Senhor, se comprometendo a obedecer e cumprir seus mandamentos, preceitos e decretos, conjuntamente com todos os presentes na ocasião da leitura. Renovada a aliança e de posse do livro da lei Josias, começou a fazer uma limpeza, tanto em Jerusalém como em Judá, com muita combatividade a idolatria implantada nesses lugares,  tais como, a purificação geral das formas religiosas e práticas abomináveis aos olhos do Senhor. Sem o livro da lei o povo mantinha-se na ignorância quanto às suas obrigações das ordenanças a qual deveriam estar praticando. Chegaram a ousadia de colocar um poste de Aserá no templo, que foi retirado e queimado no vale de Cedrom. Destruiu os santuários idólatras e todos os sacerdotes, e os que atuavam nesses santuários foram impedidos de ministrar no altar do Senhor. Josias ficou extremamente alarmado com as penalidades impostas pela lei e foi consultar a profetisa Hulda, a qual revelou que intenso sofrimento estava a caminho, mas não seria no seu tempo de vida, mas que o sofrimento que seriam imposto era para os seus sucessores juntamente com o povo que não largava a idolatria.

3. JOSIAS DESTITUI OS FALSOS SACERDOTES E ORDENA A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA.
2 Reis 23.5 - Também destituiu os sacerdotes que os reis de Judá estabeleceram para incensarem sobre os altos nas cidades de Judá e ao redor de Jerusalém, como também os que incensavam a Baal, ao sol, e à lua, e aos mais planetas, e a todo o exército dos céus. 2 Reis 23.21 - E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto. 2 Reis 23.22 - Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá. 2 Reis 23.25 - E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, e com toda a sua alma, e com todas as suas forças, conforme toda a Lei de Moisés; e, depois dele, nunca se levantou outro tal.

Os sacerdotes idólatras que participaram da apostasia das gerações anteriores foram retirados os seus ossos e queimados nos altares que foram derrubados. Os sacerdotes idólatras que estavam em atividade foram destituídos das suas funções e substituídos por sacerdotes fiéis ao Deus de Israel. Com o conhecimento dos preceitos contidos no livro da lei, Josias pode compreender o quanto eles estavam em falta com as obrigações contidas no livro. Entre elas, os dez mandamentos, e as leis cerimoniais com as obrigações que eles não estavam cumprindo. A primeira delas que o rei Josias determinou foi a celebração da Páscoa que lembrava a saída do Egito pela mão forte de Deus. Com tudo purificado quanto a idolatria, Josias dá ordens para a celebração da páscoa do Senhor, como requer o livro da lei. Foi uma grande celebração festiva onde todos puderam recordar a instituição da páscoa na saída do Egito. Josias já no final do seu reinado, em aliança com a Babilônia, resolveu sem consultar a Deus enfrentar o Faraó Neco do Egito, e acabou sendo morto. Os seus quatro sucessores fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, até Judá ser levado cativo para a Babilônia. 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui