Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 10 - O AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL

Lição 10: O AVIVAMENTO NA VIDA PESSOAL  

Texto Áureo: “Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão. Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.” (Sl 63.3,4)

Leitura Bíblica em Classe: Salmos 63.1-8


Introdução: Este salmo retrata uma situação real, quando Davi estava em fuga numa perseguição ferrenha que Saul lhe impunha o que o distanciava do lugar preferido que ele tinha de adorar a Deus. Porém isso não o impedia de manter a sua comunhão e adoração ao Senhor, pois como um verdadeiro adorador, segundo o coração de Deus, ele buscava e sentia sempre uma renovada sensação da presença do Senhor. Essa é a postura que um cristão deve ter para realmente se auto identificar como alguém avivado. O nosso avivamento na vida pessoal deve demonstrar fé em Deus, tanto em tempos bons, como em tempos difíceis, pois o avivamento verdadeiro nos leva a superar e nos manter firmes e constantes em qualquer situação. 


1. O CRISTÃO AVIVADO TEM ANSEIOS POR DEUS COM TODO O SEU SER. 

Salmos 63.1 - Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água, Salmos 63.2 - para ver a tua fortaleza e a tua glória, como te vi no santuário Salmos 63.3 - Porque a tua benignidade é melhor do que a vida; os meus lábios te louvarão.

Deixar de ter anseio por Deus é como estar num deserto seco onde não tem água para saciar a sede. Assim a nossa alma tem sede de Deus e depende totalmente dele para ser saciada. O salmista diz: assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. O nosso físico necessita de água para sobrevivermos, e levando para uma realidade espiritual, nenhum homem pode sobreviver sem Deus, que é a nossa fonte de águas vivas. Individualmente quem não está avivado interiormente, é como um deserto seco, pois sem a presença do Espírito Santo, a espiritualidade fica contida, sem qualquer desenvolvimento. Deus é o nosso bem maior e, isso nos faz ter anseios por Ele, de estarmos envolvidos na Sua glória, a qual deve ser o nosso maior propósito. Para termos esse envolvimento precisamos ter intimidade com Ele, a qual acontece por intermédio da sua palavra, para alcançarmos as suas misericórdias em tempo oportuno. Diuturnamente temos que buscar a sua presença, como Ele diz na sua palavra; “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. O louvor a Deus independe de local de adoração, pois temos o exemplo de Davi, o qual estando no deserto, não dependia de estar no tabernáculo para louvar o Senhor, é lógico que ele gostaria de estar ali, mas as circunstâncias o impediam. Porém quem anseia por Deus, não necessariamente é obrigado a estar num espaço de culto, pois para estar na presença dEle é preciso uma devoção contínua e diária. Não é bom ter em mente que é só na igreja que se busca a comunhão com Deus. O crente que tem esta mentalidade retrógrada é certo que não é alguém avivado.

2. O CRISTÃO AVIVADO ADORA O SENHOR MESMO NAS CRISES DA VIDA.

Salmos 63.4 - Assim, eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. Salmos 63.5 - A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,  

O cristão avivado sente e reconhece o grande amor de Deus, amor esse reconhecido quando alcançamos a graça da salvação, a qual mudou toda a nossa maneira de viver. Quem mantém esse amor zela pelo o que Deus lhe fez, a tal ponto de jamais a sua presença vai esfriar em nossa vida. A nossa postura como cristão de oração, está presente e ativa, tanto em local coletivo, tal como um espaço de culto, como também fora dele, ou em nosso próprio lar. Todo nosso ser deve estar entregue ao Senhor, que nos sustenta com o Seu poder do alto, o qual está presente em todos que mantêm uma comunhão íntima com Ele. Os judeus devotos de todos os lugares que estavam na dispersão tinham os seus momentos de oração e adoração, levantando as mãos em direção a Jerusalém. A igreja em todos os lugares nos momentos de adoração, devem levantar as suas mãos para os céus, onde está a presença de Deus. Davi estava no deserto distante do Tabernáculo, mas era um verdadeiro adorador e demonstrava a sua devoção, adorando com suas mãos levantadas em direção a Jerusalém. Como não tinha como desfrutar de uma refeição com tutanos e gordura ali no deserto,  ele se deleitava com as iguarias espirituais que só ele tinha a oportunidade de provar e se deliciar pela fé. Estava numa situação muito difícil, mas um adorador avivado, sabe como superar essas dificuldades, e uma forma de superar é não murmurar, como muitos fazem quando tudo está difícil, e a superação ele alcançava cantando louvores a Deus. Dar graças em tudo é o que Deus quer, mas murmurar em tudo é o que o Diabo quer, então é melhor dar graças. 

3. O CRISTÃO AVIVADO RECONHECE QUE DEUS  É O SEU SUSTENTADOR.

Salmos 63.6 - quando me lembrar de ti na minha cama e meditar em ti nas vigílias da noite. Salmos 63.7- Porque tu tens sido o meu auxílio; jubiloso cantarei refugiado à sombra das tuas asas. Salmos 63.8 - A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.

Manter a nossa fé e comunhão com Deus é o fator certo para estarmos em paz, e estando o nosso coração em paz, brota um desejo ardente de adorá-lo com todo o nosso ser. A meditação também deve ser algo do nosso cotidiano com o Senhor e, sempre é bom meditar sobre tudo que Ele fez em nosso passado, lembrando das experiências que tivemos, com erros e acertos, para aplicarmos em nossa situação presente, aquilo que pode ser acrescentado. Atitudes passivas na nossa devoção ao Senhor, não evolui a nossa espiritualidade, daí, a necessidade de estarmos apegados com Ele, para estarmos em constante fortalecimento espiritual. Como cristãos necessariamente temos que ser espirituais, demonstrando propensão pelas realidades divinas. Temos que gozar dessa comunhão espiritual com Deus, pois através dela desfrutamos de uma vida de regozijo, pelo privilégio consciente de poder servir ao Senhor Jesus em sua obra. A nossa espiritualidade deve também estar alicerçada numa comunhão constante com o Espírito Santo, pois dependemos dele em tudo que é concernente ao reino de Deus. Nessa guerra contra o mal, que muitos crentes ignoram, temos que pela fé e a garantia da palavra que as mãos protetoras do Senhor, nos ampara para que o inimigo não consiga nos abalar, com qualquer meio que ele venha usar. O Senhor como nosso protetor nos livra dos laços do inimigo, das suas armadilhas, como também nos livra de tropeçarmos em nossa caminhada. Estarmos avivados é uma necessidade, que nos dá força para suportar as aflições, tentações e dificuldades. 


Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui