Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 1 - A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Lição 1 – A Pessoa do Espírito Santo

Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | 3 de JANEIRO de 2021
Texto Áureo: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4.30)
Leitura Bíblica em Classe: João 14.16-18, 26; 16.14

IntroduçãoO Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade Divina, a qual se constitui de uma Trindade numa Unidade, ou seja, da mesma essência, que conhecemos por Deus. Quando falamos a palavra Deus estamos nos referindo a Trindade e se quisermos nos referir a um dos personagens da Trindade, então dizemos: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Para entender melhor a questão da unidade na Trindade usamos o seguinte meio: H20 - Água estado líquido; Água estado sólido; Água estado gasoso; assim não importa o estado que ela se encontra, pois tudo é água. Dessa forma entendemos a Trindade Divina, são três personagens, reunidos na Palavra Deus. O Espírito Santo é um personagem sensível, o que significa que tem sentimentos, pois dependendo de um comportamento inadequado da parte do crente, irá se entristecer e interromper a ligação que necessariamente devemos ter de contínuo com Ele. É o Espírito Santo que está preparando a igreja para apresentá-la ao Senhor Jesus, no dia do arrebatamento. Para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5:27


1. A Pessoa do Espírito Santo é uma dádiva do Pai para a igreja em resposta à oração do Filho.
JOÃO 14.16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre,
O Espírito Santo opera no plano terreno desde o princípio da criação, onde é mencionado em Gn 1.2 o Espírito de Deus movia-se entre a face das águas. O seu modus operandi é visto dentro de uma diversidade, tanto no aformoseamento das coisas criadas,  como também especificamente em vários personagens bíblicos destacados em todo o período do Antigo Testamento, com Sua última atuação em Cristo, desde a sua concepção em Maria, até a Sua missão evangelizadora finalizando na parte sacrificial. Já em o Novo testamento o seu modus operandi deixa de ser exteriorizado e específico, para ser interiorizado em toda alma que se converte a Cristo. O Pai deu o Seu Filho, pelo Seu grande amor ao mundo e deu o Espírito por um pedido do Filho, não para estar com eles, como estava Cristo, mas para estar neles, o que significa que o converso passou a ser o Seu Templo de habitação.
2. A Pessoa do Espírito Santo que estava em Cristo veio habitar em nós assumindo sua missão.
JOÃO 14.17- o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
Em todo ministério de Cristo na sua missão terrena, foi o Espírito Santo que operou todos os milagres realizados por Ele, como também lhe deu a palavra do conhecimento e a palavra da sabedoria. Como Cristo para realizar a sua missão sacrificial precisava estar totalmente com homem despojado de todo seu poder como Deus, Ele era totalmente dependente do Espírito Santo para poder realizar a Sua obra de Salvação. O Espírito Santo sempre operou no invisível e nunca foi visto por nenhum indivíduo humano. Ele foi revelado aos discípulos através de Jesus, pois quando na Sua ascensão ao céu, a Sua missão terrena é assumida pelo Espírito Santo. E para essa continuidade da obra, Ele o Espírito Santo dota os homens de dons espirituais para que cada um seja usado naquilo a qual foi chamado, mas sempre lembrando que quem opera esses dons é o próprio Espírito Santo. Nenhum homem tem o poder de fazer milagres verdadeiros sem a presença do Espírito Santo. Digo milagres verdadeiros, porque Satanás também tem poder de fazer milagres e, é preciso discernimento para saber se o milagre é da parte de Deus, ou do Diabo.
3. A Pessoa do Espírito Santo cumpre o que Cristo disse, de estar conosco até o fim dos tempos.
JOÃO 14.18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Os discípulos de Jesus estavam muito tristes, pois a sua partida para a glória estava próxima de acontecer e eles ficaram temerosos de ficarem sós, sem a presença do Senhor. Com Jesus eles se sentiam seguros e a Sua partida gerou um clima de insegurança entre eles. Mas Jesus percebendo isso os confortou e encorajou a todos afirmando que eles não ficariam desassistidos, pois a Sua presença estaria com eles na Pessoa do Espírito Santo. Assim eles deveriam entender com essa promessa que não ficariam sozinhos, nem abandonados, nem impotentes e não deveriam se desesperar, e porque o Espírito Santo enviado os acompanhariam por toda parte, de modo que não precisariam se sentir órfãos. Essa promessa vale para todos os que estão no caminho de Cristo, pois o Espírito Santo habita em nós.
4.  A Pessoa do Espírito Santo é nosso ensinador como também lembra tudo que Jesus ensinou.
JOÃO 14.26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
O Espírito Santo estava em Cristo em toda a sua jornada evangelizadora e reveladora dos mistérios da Trindade e todos esses ensinamentos de Jesus, não foram escritos de pronto, porque foram muitos ensinos que foram ministrados. Agora, como os escritores dos evangelhos iriam lembrar de tudo o que Jesus ensinou? É lógico que o Espírito Santo inspirou esses escritores fazendo-os lembrar de tudo o que eles ouviram do Senhor, para poder escrever os quatro evangelhos. Assim devemos nos conscientizar que o Espírito Santo nos ensina a Palavra e nos guia para a verdade e o homem não pode se desviar dela, pois se assim o fizer leva para a heresia. Quando buscamos o conhecimento, Ele também nos faz lembrar quando necessário daquilo que aprendemos, para que possamos depender da Palavra de Deus nos momentos necessários em nossa jornada de fé.
5. A Pessoa do Espírito Santo quando está operando, o que Jesus ensinou deve estar presente.
JOÃO 16.14 – Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Assim como o Filho veio para glorificar o Pai, também o Espírito veio para glorificar o Filho em sua missão com a Igreja. Jesus como o cabeça da igreja corpo é quem transmite através do Espírito Santo tudo o que nos enriquece com as revelações dos mistérios contidos na sua palavra. A graça e a verdade que Deus, o Pai, quer que conheçamos foi colocada nas mãos do Senhor Jesus Cristo, o qual encarrega o Espírito de transmiti-la a igreja, para que ela ande no caminho da verdade, como também propagando essa verdade. No sentido de Trindade dentro do seu sincronismo, Cristo é glorificado devido ao fato de que o Espírito não traz aos homens qualquer coisa independente do Filho e nem opera o que não tenha sido especificamente vinda pela pessoa do Senhor Jesus. O Espírito Santo é o agente de todas as dádivas outorgadas à igreja, pois o originador é Jesus e assim a glória pertence a Ele, e por sua vez o Deus Pai.


Pastor Adilson Guilhermel    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui