Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 09 - O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL

Lição 09: O AVIVAMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL - 1° Trimestre de 2023 - EBD – ADULTOS

Texto Áureo: “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.” (At 19.5,6)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 19.1-7


Introdução: Em 1910 chegaram ao Brasil os dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam uma revelação do Senhor, a qual envolvia uma forte chamada missionária, com destino a uma região do nosso país, mas precisamente em Belém do Pará. Até então as igrejas estabelecidas naquela região, eram lideradas por pastores tradicionais, apegados a uma doutrina que não aceitava o movimento pentecostal, o que surpreendentemente ainda existe, e ignoram que a aceitação do avivamento pentecostal, o qual deveria ser contínuo desde o dia de Pentecoste em Jerusalém. Os dois missionários suecos com a missão de implantar o movimento pentecostal no Brasil, tiveram que enfrentar resistência desses líderes que tinham uma visão retrógrada quanto ao cristão receber a promessa de serem batizados com o Espírito Santo. Essa visão retrógrada privou e tem privado milhares de cristãos de receber essa promessa do Senhor. Assim, esse povo que não recebeu ou deixa de receber essa promessa é vítima desses líderes que persistem no tradicionalismo por falta de conhecimento teológico. Essas igrejas tradicionais não tinham um crescimento que acrescentasse mais almas ao reino de Deus, com os seus cultos formalistas, porém com a fundação das Assembléias de Deus, o crescimento foi surpreendente, e já nos primeiros anos, o trabalho desses dois missionários foi muito relevante, tanto que começou a se espalhar por várias regiões do país. Naquele tempo, conta-se que muitos irmãos que congregavam nas igrejas tradicionais, debandaram para as Assembléias de Deus e receberam o batismo com o Espírito Santo. O apóstolo Paulo teve uma experiência com alguns discípulos que foram seguidores de João Batista, que eram crentes que ignoravam o batismo com o Espírito Santo, por falta de terem sido discipulados nesta doutrina.  


1. POR FALTA DE DISCIPULADO MUITOS DEIXAM DE RECEBER ESTE PODER VITAL.

Atos 19.1- E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, Atos 19.2 - disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram­-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Paulo, sempre conduzido pelo Espírito, tomou o rumo de Éfeso, pois era ali que deveriam permanecer por algum tempo, pois o Senhor tinha obras a fazer naquele lugar usando o seu apóstolo. A primeira obra envolvia alguns discípulos de João Batista, que ao contrário de outros discípulos haviam crido no Filho de Deus. O que aconteceu com esses discípulos de João é tendo aceitado Jesus, mas não evoluíram no conhecimento doutrinário, por falta de um discipulado que os ensinasse a respeito do Espírito Santo. Estavam convictos a respeito de Cristo, convertidos por terem crido e aceitado esta revelação, quanto a doutrina de Jesus ser o Cristo. Porém isso não é tudo para quem vem para Cristo, pois embora já sendo templo do Espírito, ainda falta receber a promessa, a qual é o batismo com o Espírito Santo. Esses discípulos de João nada sabiam a respeito dessa promessa e, embora esforçados em anunciar Cristo, não tinham êxito algum naquilo que pregavam. Sem o batismo com o Espírito o cristão não está equipado para enfrentar as entidades malignas que lutam contra os que anunciam o evangelho de Cristo, pois é através do batismo, que vem os dons espirituais dados pelo Espírito conforme Ele quer. O Espírito Santo é prometido a todos os crentes e é para todos os que o buscam. Não se trata do batismo espiritual que acontece na conversão e nem o batismo nas águas, mas sim um revestimento de poder que é essencial para fazermos a obra de Deus. 

2. A UNÇÃO DO ESPÍRITO COM PODER SUBSEQUENTE A SALVAÇÃO É PROMESSA.

Atos 19.3- Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Atos 19.4 - Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

Os discípulos alcançados por Paulo por falta de um discipulado sério, que alguém se omitiu de fazer, viviam na ignorância sobre este tema, de que há uma promessa que não é irrestrita, mas abrangente a todos os que se convertem a Cristo. Todo cristão que se converte a Cristo, cabe ao líder promover pessoas capacitadas para fazer um discipulado sério com esses conversos que envolve não só esse tema, mas como também tudo sobre mordomia cristã. Esses discípulos de João não resistiram a pergunta de Paulo, mas prontamente disseram que não tinham ouvido falar, ou seja, ninguém nos ensinou a respeito. Desse modo se dispuseram a receber essa bênção que eles desconheciam. Paulo revela a eles que o batismo de João era somente para o arrependimento, pois João veio com o precursor do Messias, ou seja, o arauto do Rei, o qual tinha a missão de preparar o caminho para o Senhor iniciar o seu ministério. O próprio João testificou dizendo que aquele que vinha após ele, os batizaria com fogo, ou seja, o batismo com o Espírito Santo. Disse que ele João não era digno de desatar as sandálias de Jesus, como também disse que convém que Ele, Jesus, cresça, e ele, João, diminua. Assim teve discípulos como esses doze que creram, como outros que não creram e continuaram a pregar o que João Batista pregava. 

3. O EVANGELISMO É UMA ORDENANÇA DE CRISTO, MAS É PRECISO TER PODER.

Atos 19.5- E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 19.6 - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. Atos 19.7- Estes eram, ao todo, uns doze varões.

O batismo com o Espírito Santo, pode ocorrer, pela pregação da palavra, pela oração e pela imposição de mãos, desde que haja fé naquele que busca. É preciso entender o que se está buscando e para que é o batismo com o Espírito, pois é necessário esse entendimento, para que se nasça no interior da pessoa o desejo veemente de receber a promessa. Lembrando que o batismo de João era só para finalidade de arrependimento, não significando se tratar de um novo nascimento. O batismo nas águas só é válido para quem recebe o batismo espiritual, que acontece no momento da conversão, sendo que a posterior vem o batismo nas águas, logicamente que esse batismo nas águas só se dá depois do discipulado. Esse batismo nas águas é uma representação do batismo espiritual que acontece na conversão. É bom lembrar que tanto o batismo espiritual na conversão e o batismo nas águas após conversão, não se trata em hipótese alguma do batismo com o Espírito Santo. Os doze discípulos já com entendimento foram batizados com o Espírito Santo, o que abriu a porta dos dons espirituais para eles, que já falavam em variedades de língua, e profetizavam. Pela vontade de fazer a obra que eles demonstraram, entendemos que os propósitos de Deus era qualificá- los para a obra do ministério. Esse encontro desses discípulos com o apóstolo Paulo, promoveu uma mudança brusca e maravilhosa, pois a poucos momentos atrás, nem conheciam o Espírito, e com o entendimento, logo a seguir, já estavam experimentando o que é estar cheio do Espírito Santo. Lá em Éfeso precisou da presença do apóstolo Paulo para que esses doze discípulos conhecessem o avivamento pelo batismo com o Espírito Santo, da mesma forma aqui no Brasil em Belém do Pará foi preciso a presença desses dois missionários para que os irmãos conhecessem o avivamento pelo batismo com o Espírito Santo. 


Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui