Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 04 - QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS

LIÇÃO 04 - QUANDO SE VAI A GLÓRIA DE DEUS
Texto Áureo:” E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade.   (Ez 11.23)
Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 9.3; 10.4,18,19; 11.22-25

Introdução: A nível visionário, Deus vai revelando ao profeta Ezequiel, o real julgamento que sobreviria a Jerusalém em caráter irrevogável. O juízo que viria com esse julgamento foi revelado em visão ao profeta retrata, o que envolve ações que são descritas como horrendas na sua aplicação, com uma matança de homens, mulheres e crianças, sendo que esse acontecimento se daria seis anos mais tarde, (586 a.C.) pelos babilônios. Não adiantaria mais os judeus buscarem a Deus em oração, pois elas não seriam ouvidas, nem que gritassem em alta voz tentando alcançar os ouvidos do Senhor. A longanimidade divina tem limites e, ela acontece sempre depois de ter esgotado todos os seus avisos e advertências proclamadas pelos seus profetas. A vinda de Jesus tem sido proclamada pelos verdadeiros ministros do Senhor e, quem ficar, não vai ser por falta de aviso. O que há de vir virá e não tardará e, quem ficar não vai adiantar buscar ao Senhor, pois Ele não ouvirá, da mesma forma como fez com os judeus duros de coração em Jerusalém.
1. O ESCRIVÃO DIVINO DEIXOU REGISTRADO QUE COM DEUS NÃO SE BRINCA.
Ezequiel 9.3 – E a glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, até à entrada da casa; e clamou ao homem vestido de linho, que tinha o tinteiro de escrivão à sua conta.
O cálice da ira divina estava transbordando e, nessa última e derradeira investida a Jerusalém pelos babilônios, seria acompanhada por anjos da morte para garantir a ordem de destruição na cidade, nos muros e no templo, que envolveria muitos sofrimentos e mortes entre os habitantes dali. A imagem do homem vestido de linho com um tinteiro de escrivão pode significar que todo esse acontecimento seria registrado para que os exilados em Babilônia soubessem que com Deus não se brinca, como também para as gerações futuras até aos nossos tempos, o aviso é o mesmo.
2. SE O SANTUÁRIO SE CONTAMINA, NÃO PODE MAIS TER EM SI A GLÓRIA DIVINA.
Ezequiel 10.4 – Então, se levantou a glória do Senhor sobre o querubim para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. Ezequiel 10.18 – Então, saiu a glória do SENHOR da entrada da casa e parou sobre os querubins. Ezequiel 10.19 – E os querubins alçaram as suas asas e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompa­nhavam e pararam à entrada da porta oriental da Casa do SENHOR; e a glória do Deus de Israel estava no alto, sobre eles.
A glória do Senhor foi testemunhada pelo profeta movendo do seu lugar sobre o querubim no santuário indo para a entrada exterior das dependências do templo. Esse movimento figura a presença do Senhor saindo de Jerusalém, a qual tinha se tornado indigna de comportar a Sua presença, pois estava contaminada, fato esse que a levou a ser destruída com um julgamento severo. A carruagem trono se desloca quando os querubins estendiam as suas asas se erguendo do chão. Esta cena mostra a glória divina aos poucos se distanciando do santuário local da habitação do Senhor. Isso mostra que Deus não habita em templo contaminado, o que serve de alerta para todo cristão no que tange a sua santificação, pois somos templo do Espírito Santo.
3. DEUS NÃO TEM PRAZER EM EXERCER SEU JUÍZOS, MAS, ELE IRÁ APLICAR.
Ezequiel 11.22 – Então, os querubins elevaram as suas asas, e as rodas as acompanhavam; e a glória do Deus de Israel estava no alto, sobre eles. Ezequiel 11.23 – E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade. Ezequiel 11.24 – Depois, o Espírito me levantou e me levou em visão à Caldéia, para os do cativeiro; e se foi de mim a visão que eu tinha visto. Ezequiel 11.25 – E falei aos do cativeiro todas as coisas que o SENHOR me tinha mostrado.
A etapa do mover da glória do Senhor aconteceu quando o trono de querubins se levantou do chão, indo para fora da cidade parando sobre o monte que fica a leste dela, tendo passado pelo vale do Cedrom, repousando sobre o monte das oliveiras. Não era da vontade do Senhor se retirar da cidade santa, porém mesmo com certa relutância, ainda que momentânea, Ele continuou na sua realização julgadora, certamente com grande lamento pela profanação e a destruição que sobreviveria em Jerusalém. É preciso entender que tudo que Deus mostrou ao profeta foi uma apresentação visionária de fatos que ainda iria acontecer na cidade de Jerusalém, que se cumpriu em 586 a.C…Ezequiel volta-se para os exilados em Babilônia para relatar toda a visão que Deus lhe deu, a fim de que tivessem um entendimento melhor a respeito da situação em que se encontravam. Na realidade eles iriam entender pelo que lhes foi contado pelo profeta, o quanto Deus foi gracioso para com os que vieram antes dessa última investida dos babilônios poupando-os do grande julgamento que estava por vir na cidade de Jerusalém. O mundo está na iminência de passar por este grande julgamento, com o manifestar da ira do Senhor, o qual se dará início logo após o arrebatamento da noiva prudente.

Pastor Adilson Guilhermel 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui