Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 03 - A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

 LIÇÃO 03 - A INERRÂNCIA DA BÍBLIA

Texto Áureo: Mt 5.18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se ominitá da lei sem que tudo seja cumprido.
Leitura Bíblica em Classe: Mateus 5.17-21; Hebreus 10.15-17

Introdução: A inerrância bíblica, significa que as Escrituras Sagradas embora tenha tido cerca de quarenta escritores ao longo de mil e seiscentos anos para atingir a sua completude, ela não contém erros. Isto porque, ela foi escrita por diversos homens, mas todos eles inspirados pelo Espírito Santo, o qual deu a eles a revelação de tudo o que escreveram. A Bíblia sendo inspirada por Deus, contém a verdade e não se confunde. Portanto a Bíblia é a autoridade suprema, em todo o seu aspecto doutrinário dentro da sua diversidade de questões morais de toda ordem em benefício do homem. A Bíblia contém sessenta e seis livros, sendo 39 do A.T. e 27 do N.T. e, é totalmente livre de contradições em sua forma original. A Bíblia é inerrante, o problema são os errantes que a entendem a seu próprio modo de uma maneira literal e não espiritual e outros que a manipulam para enganar os leigos como exploradores da fé alheia.
1. TUDO QUE JESUS PREGAVA ERA EXATAMENTE DE ACORDO COM A LEI.
Mateus 5.17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Mateus 5.18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Alguns ouvintes, principalmente os fariseus e outros, pensavam que Jesus em seus ensinos tinha a pretensão de destruir a lei ou os profetas, o que Ele negou enfaticamente quando disse não vim ab-rogar, mas cumprir. Todos os ensinos de Jesus tinham um relacionamento perfeito com o Antigo Testamento, estando ali revelando e cumprindo as promessas, mandamentos, preceitos e profecias, dando um aclaramento dos seus símbolos e tipos contidos nele. Cristo foi a chave que veio abrir o entendimento das Escrituras, o qual os escribas e fariseus pensavam que tinham. Jesus adverte quanto ao perigo de alguém alterar as Escrituras, a dizer que nem um pingo no i ou a linha que corta ou t se forem removidos para ensinar os outros, entrará um juízo. 
2. QUEM VIOLA OS MANDAMENTOS DIVINOS CORRE UM GRANDE PERIGO.
Mateus 5.19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5.20  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5.21  Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Quando Jesus diz que será chamado menor no Reino dos céus, não significa que este irá entrar no céu, pois se alguém violar a lei não pode entrar no céu. O esclarecimento é que em relação ao reino, ele seria o menor, ou seja, seria deixado de fora e com relação ao grande, é o que tem fidelidade absoluta no ensino da Palavra de Deus. Jesus aos discípulos em relação à justiça, a qual deve exceder a dos escribas e fariseus, ou seja uma justiça no sentido interior, moral e espiritual no sentido interiorizado. Isto porque a dos escribas e fariseus era exteriorizada com os seus cerimoniais onde eles se prendiam os detalhes e não na espiritualidade e revelações contidas nas Escrituras. Muitos judeus até os dias de hoje continuam na parte exteriorizada da lei, ignorando que a lei cerimonial a qual eles se prendem, se tornou obsoleta, pois Cristo no pós cruz abriu a dispensação da graça encerrando a dispensação da lei.
3. O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO É BASEADO NA OBRA DE JESUS CRISTO.
Hebreus 10.15  E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito: Hebreus 10.16  Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: Hebreus 10.17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Para que haja o aperfeiçoamento espiritual, o qual é essencial para todo o cristão é necessário que no tempo presente e contínuo esteja sendo santificado. Só atingiremos a condição de santos quando formos sairmos de corpo de carne indo para o céu, daí, a necessidade da santificação contínua, pois sem a santificação ninguém verá a Deus. O aperfeiçoamento é um processo operado pelo Espírito Santo através da palavra, que vai transformando o nosso caráter para que haja uma comunhão e relacionamento sincero com Deus. A lei agora está escrita em nossos corações, o que significa que a consciência irá acusar se infringirem essa lei. A nossa santificação é uma exigência do Pai que disse: sede santo, porque eu sou santo, o seu aperfeiçoamento é obra do Filho que fez em nós a expiação pelo seu sangue e a realização é obra do Espírito Santo. Cristo ao fazer a expiação pelos nossos pecados sendo o principal e essencial o pecado original, Ele zerou a nossa conta, rasgando a cédula que era contra nós, significando que desses pecados ele não se lembrará nunca mais. 

Comentário elaborado pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui