Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 03 - AS ABOMINAÇÕES DO TEMPLO

  LIÇÃO 03 - AS ABOMINAÇÕES DO TEMPLO

Texto Áureo: ”E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas verás ainda maiores abominações.” (Ez 8.6)

Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 8.5,6,9-12,14,16


Introdução: Abominação significa algo repugnante ou detestável e, esse era o sentimento que Deus tinha com os líderes religiosos infiltrados no Templo em Jerusalém, os quais haviam transformado aquele lugar santo em um antro de idolatria. Na sua cegueira espiritual, ignoravam que tudo que eles faziam em oculto não seria descoberto por Deus. Só que Deus revela o oculto e o escondido e os que usam de engano não ficarão dentro da sua casa. E por isso, Deus deu uma visão ao profeta, mostrando as imagens e figuras no interior do templo onde esses anciões prestavam culto a ídolos em declarada afronta ao Senhor. 


1. POIS NADA HÁ EM OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO PELO SENHOR

Ezequiel 8.5 – E disse-me: Filho do homem, levanta, agora, os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que da banda do norte, à porta do altar, estava esta imagem de ciúmes, à entrada. Ezequiel 8.6 – E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas verás ainda maiores abominações.

Após a segunda deportação em 597 a.C ...quando foram levados para a Babilônia os líderes religiosos, o povo remanescente sentiu-se abandonado sem uma liderança sacerdotal estabelecida, sendo assim tentaram organizar os seus próprios meios de adoração. Mas fizeram isso de um modo que afrontava a Deus, pois cegamente entendiam terem sido abandonados pelos Senhor e, sendo assim, criaram os seus próprios deuses, que no entender deles os protegeriam de sofrerem outros ataques dos babilônios. Na realidade o que entendemos em relação a imagem de ciúmes, é que eles estavam a provocar ciúmes em Deus, para forçá-lo a agir em favor deles e revogar o juízo que estava decretado, de que haveria a  terceira investida dos babilônios. Esse juízo seria agora de uma forma violenta, danificando os muros e portas em Jerusalém, como também a cidade e o templo.  

2. TODAS PRÁTICAS ABOMINÁVEIS NÃO FICAM OCULTAS DO DEUS QUE TUDO VÊ. 

Ezequiel 8.9 – Então, me disse: entra e vê as malignas abominações que eles fazem aqui. Ezequiel 8.10 – E entrei e olhei, e eis que toda forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel estavam pintados na parede em todo o redor. Ezequiel 8.11 – E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jazanias,filho de Safã, que se achava no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso.

O que estava oculto foi revelado por Deus ao profeta Ezequiel e, o cenário era repugnante e abominável, com desenhos tipos bestas, animais imundos e várias espécies e ídolos que profanaram o templo. Eram ídolos de várias nações que poluíam o templo por um sincretismo promovido por aqueles líderes perversos. Toda essa perversidade abominável ajuntada no templo tinha deixado de ser a casa do Deus de Israel. A visão que Deus mostrou ao profeta o fez adoecer naquele momento, o que deu para entender o porquê do julgamento iminente, o qual seria totalmente justo. Operando na escuridão os seus ritos idólatras, os setenta anciãos que intitulam representantes religiosos do povo agiam como sacerdotes, cada um com um incensário, queimando incenso. Cada um dos setenta praticava o seu próprio culto honrando o seu deus, numa terrível idolatria. Tudo o que se faz no escuro, não fica oculto aos olhos do Senhor Deus.

3. AS PRÁTICAS REPUGNANTES FAZ DEUS OS ABANDONAR À PRÓPRIA MISÉRIA.

Ezequiel 8.12 – Então, me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? E eles dizem: O SENHOR não nos vê, o SENHOR abandonou a terra. Ezequiel 8.14 – E levou-me à entrada da porta da Casa do Senhor, que está da banda do norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz. Ezequiel 8.16 – E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente.

A visão que Deus dava ao profeta não era nada agradável, pois quanto mais ele via, mais se estarrecia. Outra visão foi a de mulheres chorando copiosamente por Tamuz, um deus da Babilônia, certamente pedindo que ele aplacasse a sua ira contra Jerusalém e se comovesse com as suas lágrimas derramadas. Essa era uma visão deplorável, de ver até que ponto eles, tanto os homens, como as mulheres haviam chegado. Se Deus não mostrasse tudo isso ao profeta, seria algo inimaginável para ele, mas infelizmente era algo real. Outra cena mostrada ao profeta, foi a de vinte e cinco homens com as costas voltadas para o templo e o rosto apontado para o oriente adorando o sol. Com essas e todas as abominações repugnantes eles tinham abandonado a glória do Senhor passando a adorar a criatura e não o seu Criador. Assim é o estado de alguns líderes que introduzem nos cultos objetos diversos, que eles classificam como ponto de fé levando o povo ao engano, os quais buscam nesses objetos alcançar as suas bênçãos e não no dono das bênçãos, que é Deus. Os que usam essas práticas são hereges e toda similaridade com a idolatria é abominação diante do Senhor.  


Pastor Adilson Guilhermel


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui