Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 02 - VEM O FIM

 LIÇÃO 02 - VEM O FIM

Texto Áureo:‘E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor JEOVÁ acerca da terra de Israel: vem o fim, o fim vem, sobre os quatro cantos da terra. (Ez 7.2)

Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 7.1-10


Introdução: Vem o fim, já veio em vários julgamentos divinos, onde a sua ira foi manifestada e, aqui nesta profecia ela retrata o fim da longanimidade de Deus em relação aos judeus da Judéia e Jerusalém. Já havia uma investida pelos babilônios quando foram levados os nobres de Jerusalém para o exílio na Babilônia, a segunda investida quando foram levados os utensílios do Templo e vários judeus, entre eles o profeta Ezequiel e, a terceira investida, a qual é retratada nesta aula, que foi a mais cruenta, pois nela estava presente a ira de Deus. O fim para Judá estava sendo anunciado, já em caráter irrevogável e, que seria terrível onde houve muitos genocídios pelos babilônios contra os judeus. Foi uma terrível manifestação da ira de Deus, que vemos nesse episódio uma preliminar escatológica do que será no período da grande tribulação. Deus avisou usando os seus profetas e, continua avisando aos seus ministros que esse dia está se aproximando, os quais devem sempre estar alertando a igreja, para estarem preparados e, não sejam pegos de surpresa, pois aí, já será tarde demais.  

1. DEUS NÃO EXECUTA JUÍZOS SEM ANTES AVISAR A SEUS SERVOS OS PROFETAS. 

Ezequiel 7.1 – Depois, veio a palavra do SENHOR a mim, dizendo:  Ezequiel 7.2 – E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor JEOVÁ acerca da terra de Israel: Vem o fim, o fim vem sobre os quatro cantos da terra.

O fim havia chegado para o reino do norte, que compreende as dez tribos de Israel, porém o reino do sul que compreende as tribos de Judá e Benjamim, mesmo vendo a destruição das tribos do reino do norte, continuou com as mesmas práticas abomináveis que eles realizavam. Quanto à expressão dos quatro cantos da terra, envolve geograficamente as cercanias da Judéia e a cidade de Jerusalém. Levando para uma visão escatológica haverá o fim da humanidade nos quatro cantos da terra com o derramamento da ira divina no período da grande tribulação, onde só sobreviverão o povo da promessa feita a Abraão, ou seja, os que aceitarem a mensagem do evangelho do reino neste período da tribulação. O que significa, o estabelecimento do reino de Deus no período milenar. Deus usou o profeta para avisar o povo de Judá naqueles tempos e continuam avisando através dos seus ministros que o fim da dispensação da graça está vindo. 

2. DEUS NÃO TOLERA ATITUDES PERVERSAS E CORAÇÕES DUROS ÀS DISCIPLINAS.

Ezequiel 7.3 – Agora, vem o fim sobre ti, porque enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações.  Ezequiel 7.4 – E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti, mas porei sobre ti os teus caminhos, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu sou o SENHOR.  Ezequiel 7.5 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Um mal, eis que um só mal vem.

Deus avisou através dos seus profetas, porém a sua longanimidade tem limites, quando a taça da iniquidade fica cheia, Ele proclama de uma forma irreversível, que agora vem o fim. É o momento em que Deus não podia mais tolerar a dura cerviz dos que ignoravam, ou faziam vistas grossas às advertências dos seus profetas e, portanto, não haveria mais misericórdia. Os olhos do Senhor estão voltados tanto para os fiéis da terra, como também para os infiéis e nada pode escapar dos seus olhos que vêem o profundo e o oculto de cada um. As abominações praticadas eram explícitas receberiam o castigo que chegaria subitamente, surpreendendo a todos. Assim será também a vinda do Senhor em nossos tempos, pois o fim desta dispensação da graça está já no apagar das luzes e vem o fim da igreja prudente aqui na terra ficando só a néscia que sofrerá os rigores da ira divina. Virá o fim também de toda humanidade na superfície desta terra, ficando somente o povo da promessa que Deus fez a Abraão, desde que no período da grande tribulação se  convertam a Cristo.
3. DEUS ANUNCIA O SEU JUÍZO, MAS SE NÃO DESPERTAREM SERÁ TARDE DEMAIS.

Ezequiel 7.6 – Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem;  Ezequiel 7.7 – vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes.  Ezequiel 7.8 – Agora, depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme· os teus caminhos, e porei sobre ti todas as tuas abominações:

Os juízos de Deus são súbitos e os que não dão ouvidos aos seus avisos, que sempre antecede as suas ações, ao se despertarem para a realidade, será como que saindo de um sono profundo, aí, já será tarde demais, pois o fim já foi determinado. O cerco dos babilônios contra Jerusalém já estava perto de acontecer, pois Deus não voltaria atrás em sua decisão. Os gritos de dor e angústia ecoaram em Jerusalém, mas Deus fecharia os seus ouvidos para não os ouvir, pois a sua ira sobre os judeus não seria detida, para que eles entendessem que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Após os babilônios quebrarem as forças dos judeus protegidos pelas muralhas de Jerusalém com o cerco de um ano e meio pela desnutrição, a cidade foi invadida. Nessa invasão a derrota dos judeus foi iminente, o templo foi parcialmente destruído, as muralhas foram avariadas e as portas queimadas. Essa foi a terceira e derradeira e mais cruel investida dos babilônios contra Jerusalém e os judeus derrotados foram levados cativos para a Babilônia. A vinda de Jesus está próxima e, levando a sua igreja a ira divina será derramada sobre a terra nos sete anos da grande tribulação. Quem não for com Cristo sofrerá já perdido, os rigores da ira de Deus.
4. DEUS CONHECE AS INFRAÇÕES E PUNIRÁ CADA UM SEM USAR DE MISERICÓRDIA. 

Ezequiel 7.9 – E não te poupará o meu olho, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim carregarei sobre ti, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o SENHOR, castigo.  Ezequiel 7.10 – Eis aqui o dia, eis que vem; veio a tua ruína; já floresceu a vara, reverdeceu a soberba.

Os julgamentos divinos vêm acontecendo através do tempo e, eles têm sido terríveis. Assim como foi nos quatro cantos da terra, que neste caso compreendem as cercanias de Judá com a destruição de Jerusalém que foi um julgamento terrível, também o será quando vier o fim desta dispensação da graça com a manifestação da ira divina. Deus conhece o profundo e o oculto de cada um de nós e, quem não dá ouvidos a sã doutrina e insiste em viver na iniquidade, as suas infrações os levará a uma punição sem misericórdia. A vara do Senhor cumpriu os seus propósitos em vários julgamentos onde o povo foi achado em falta e, a vingança divina vem com ira que assolará a todos que não vigiaram para se manter na condição de salvo quando a parousia acontecer. Jesus ainda está a destra do Pai com vestes de Sumo-Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, mas a qualquer momento, ele mudará estas vestes por vestes talares, dando início ao julgamento que será sem misericórdia. 

Pastor Adilson Guilhermel   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui