Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 01 - O SERMÃO DO MONTE: O CARÁTER DO REINO DE DEUS

LIÇÃO 01 - O SERMÃO DO MONTE: O CARÁTER DO REINO DE DEUS
Texto Áureo: Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem , e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.(Mt 5.11)
Leitura Bíblica em ClasseMateus 5.1-12

Introdução: Às bem aventuranças que significa, feliz aos olhos de Deus, está em um nível mais alto que qualquer coisa neste contexto de mundo, isto porque, ela envolve uma nova maneira de vida, nos consciência para uma nova maneira de pensar, que é completamente oposto a uma vida não regenerada do homem. É necessário entender que o oposto de uma vida bem aventurada é uma vida amaldiçoada, pois quem tem Cristo goza dessa felicidade de almejar o céu, mesmo com todos os sacrifícios que tem que passar; e quem não tem Cristo, o que tem é só infelicidade por mais felicidade que busque no mundo, nunca a alcançará sem Cristo. As bem-aventuranças estão numa ordem progressiva e cada uma leva para uma outra sucessão lógica.

1. SER POBRE DE ESPÍRITO SIGNIFICA HUMILDADE, SEM ELA NÃO HÁ PROGRESSÃO
Mateus 5.1- Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; Mateus 5.2 - e , abrindo a boca, os ensinava, dizendo:
Mateus 5.3- Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
Ser humilde de espírito, é ter a convicção que o pecado é um mal que aprisiona o homem e reconhece a sua pobreza espiritual. Um exemplo de falta de humildade está em Ap 3.17 “Pois, dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu”. O crente não pode estar satisfeito com o seu estado espiritual, porque estamos num processo evolutivo de aperfeiçoamento operado pelo Espírito Santo. O fariseu dizia: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais…e dou o dízimo de tudo. Já o publicano dizia: Ó Deus, sê propício a mim, pecador. Temos que ter a percepção do que nós somos, ou seja, temos falhas, e erros, mas com toda humildade temos que nos esforçar, para falhar e errar menos e isso é algo que agrada a Deus. Isso é condicional para herdarmos o Reino dos Céus. Jesus deixa explícito que o reino dos céus é somente para os humildes de espírito, que reconhecem a sua pobreza espiritual. A pobreza de espírito é o destronamento do orgulho e da soberba e não entrarão no reino dos céus naqueles que não acontece esse destronamento.
2. O CHORO É UMA TRISTEZA QUE PRODUZ ARREPENDIMENTO E TEM O CONSOLO.
Mateus 5.4- Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Feliz os que choram é demonstrar contrição pelo pecado e isso acontece logo depois da necessidade de ser pobre espírito. Não se trata de choro de luto, mas o choro do arrependimento. Uma pessoa que se converte a Cristo de verdade sentirá com certeza algo que ela nunca sentiu em toda a sua vida, que é a presença do Espírito Santo em seu interior trazendo o consolo espiritual. Paulo descreve: Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte 2 Co 7.10. A o tipo de choro que leva ao arrependimento e por conseguinte à conversão, e continua por toda vida do cristão consciencioso. Não se trata do choro exteriorizado como no mundo, mas do choro interiorizado. Quando contemplamos Deus e a sua santidade, e examinamos introspectivamente as coisas que são necessárias a mudar em nossa vida é motivo de uma tristeza salutar para estarmos em santificação constante. 
3. SÓ ALCANÇA UMA VIDA EQUILIBRADA OS QUE TÊM O ESPÍRITO DE MANSIDÃO.
Mateus 5.5- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
O controle dos nossos impulsos é necessário em qualquer situação que exige equilíbrio, pois se deixarmos nos dominar o coração se enche de ira e isso derruba a espiritualidade. Jesus disse: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração Mt 11.29. Na verdadeira mansidão está o repouso da alma, porque é uma entrega a Deus, com submissão à sua vontade e aceitar o que ele nos possa oferecer prontos para assumir qualquer posição por mais baixa que seja. É a submissão à vontade de Deus é o cumprir ativo da sua vontade em nossa vida diária. Temos como exemplo a ser seguido o próprio Jesus Cristo que era manso e humilde de coração. Herdarão a terra está dentro da trajetória da igreja que um dia reinará com Ele no reino milenar.
4. O CRISTÃO TERÁ  OPOSIÇÕES MAS SUA SEDE E FOME DE JUSTIÇA SERÁ SACIADA
Mateus 5.6- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Neste mundo estamos sujeitos a estarmos expostos a ofensas e ao mal, e torna-se inútil em muitas vezes alcançar a justiça dos homens; e diante de situações opressoras, temos fome e sede de justiça. Porém aqueles que temem a Deus e que estão envolvidos em situações deprimentes, acabam sendo bem-aventurados se sofrem mantendo um equilíbrio consciencioso crendo que Deus cuidará que a justiça seja feita. Se nos mantivermos firmes em suportar as aflições e opressões e com tranquilidade intercedemos a Deus por nós mesmos, no devido tempo veremos os resultados que nos dará a satisfação esperada. Cristo se fez justiça de Deus por nós, e a justiça de Deus foi feita nele, para tornar-nos uma nova criatura nele.
5. QUEM PRATICA ATOS MISERICORDIOSOS DEUS RETRIBUI COM MISERICÓRDIA.
Mateus 5.7- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
O maior exemplo de alguém dotado de misericórdia, foi o próprio Cristo, quando totalmente como homem foi o ser mais misericordioso que viveu nesta terra. As suas ações misericordiosas são vistas no estender as mãos para curar os enfermos, restaurar aleijados, dar vistas aos cegos, audição aos surdos, ressuscitando mortos. Também com o seu tratamento com as prostitutas, coletores, nos quais todos foram envolvidos recebendo o seu amor e perdão. A misericórdia tem a lei da reciprocidade, ou seja, quem usa de misericórdia para com os outros, também alcançará misericórdia e essa é uma maneira condicional dentro do convívio cristão e principalmente fora dele. Deus dá as suas bênçãos para aqueles que obedecem os seus preceitos nesse sentido. A misericórdia no seu sentido efetivo é a compaixão em ação no seu sentido real e não só de intenções. Quem vive só de intenções sem pôr nada em prática na realidade é um impotente que na verdade não quer ajudar ninguém. A genuína compaixão é aceitável quando ela expressa a ajuda genuína, caso contrário é algo inútil e sem valor diante de Deus.  A parábola do Bom-Samaritano é um bom exemplo de uma ação de misericórdia. O juízo será sem misericórdia para aqueles que não usaram de misericórdia.
6. O ACESSO AO TRONO DE DEUS É CONDICIONAL A NOSSA PURIFICAÇÃO.
Mateus 5.8- Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Uma vida purificada é condicional tanto em nossa caminhada de fé a serviço de Cristo, como também para sermos levados no sentido transcendental, quando sairmos deste plano terreno para vermos o nosso Deus face a face. Essa felicidade plena de ver a Deus é prometida para aqueles que são limpos de coração, pois ninguém excetos os puros poderão ter o privilégio de ver a Deus. A pureza envolve a santificação, pois a bíblia diz que sem a santificação, ninguém verá ao Senhor e que devemos ser santos, assim como Ele é santo. No céu onde está o Senhor entronizado não entra nada impuro, mas somente aqueles que são limpos de coração. Se o cristão ignora os preceitos quando a exigência da santificação não entrará no reino de Deus.
7. TODO CRISTÃO GENUÍNO DEVE TER ESSA CARACTERÍSTICA DE PACIFICADOR.
Mateus 5.9- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Para ser um pacificador que é uma característica do verdadeiro cristão, é preciso primeiramente ter paz com Deus e por conseguinte viver em paz com todos. Isso só acontece na vida de alguém, pelo poder transformador do evangelho, porque nessa transformação recebe a paz de Cristo e se tornam suas testemunhas para levar a sua mensagem de paz aos pecadores. É preciso que todo cristão se conscientize que somente aqueles que demonstram as qualidades de uma vida transformada é que são classificados como cidadãos do céu.
8. A AUTENTICIDADE DO CRISTÃO SÓ É VERDADEIRA SE ELE SOFRE PERSEGUIÇÃO
Mateus 5.10- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; Mateus 5.11 - Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem , e perseguirem , e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa. 12- Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Todo cristão, logo após a sua conversão, se seguir o evangelho e se dispor a servir o reino de Deus, por causa do nome de Jesus padecerá perseguição. Porém a reação do cristão diante das lutas, oposições, perseguições, tribulações, em sua caminhada, não deve ser temerosa, muito pelo contrário, deve ser corajosa em todas elas. Nem todos querem aceitar isso e buscam o evangelho da facilidade pregado pelos inescrupulosos. Porém os que estão dispostos a enfrentar qualquer tipo de luta, são os que têm a promessa de maiores recompensas, pois o nosso trabalho militante não é vão no Senhor. É difícil a vida do cristão militante na causa do reino e passando por tudo isso, está qualificado como um bem-aventurado, ou seja feliz aos olhos de Deus. Como servos do Reino de Deus aprovados desfrutaremos no seu reino celestial, condicional a maneira como lidamos com as experiências desta vida. 

Esboço e Comentário elaborado pelo texto bíblico da lição.
Pastor Adilson Guilhermel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui