Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 13 - A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO

LIÇÃO 13 - A GLORIOSA ESPERANÇA DO APÓSTOLO

Texto Áureo: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação.” (1 Ts 5.8)

Leitura Bíblica em Classe: 2 Timóteo 4.6-8; 1 Tessalonicenses 5.1-11

Introdução: Essa gloriosa esperança do apóstolo Paulo, também é para todos os que amam a vinda de Cristo, como diz o Espírito e a noiva, ora vem Senhor Jesus. Apenas um poucochinho de tempo, o que há de vir, virá e não tardará. Paulo tinha revelações do céu, quando Deus o levou ao terceiro céu, onde ele viu coisas inefáveis, o qual o Senhor não o permitiu de revelar. Ele pode ver a realidade do céu, que corresponde ao paraíso, ou o céu dos céus, lugar onde Deus habita em todo seu resplendor e glória. Ele mesmo disse que preferia ir para lá, mas no entanto ainda não tinha completado a sua missão aqui no plano terreno. Porém Paulo mantinha a gloriosa esperança de que quando acabasse a sua carreira guardando a fé estaria nesse maravilhoso lugar, o qual Deus lhe permitiu ver nessa revelação. 


1. O PREMIO EXIGE SER COMBATENTE E AMAR A VINDA DE JESUS

2 Timóteo 4.6 - Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 2 Timóteo 4.7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4.8 - Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 

Paulo ainda tinha coisas a cumprir no seu ministério, mas diz a Timóteo, o qual seria uma espécie de sucessor, não como apóstolo, mas como um pastor comprometido com o reino. Timóteo devia entender que para ter êxito em seu ministério deveria necessariamente seguir os conselhos e os exemplos de Paulo. Ele sabia que a sua morte estava próxima e entende que seria apresentado como sacrifício, vítima da crueldade de homens iníquos. A sua vida em sacrifício indicava o comprometimento e símbolo do seu combate contínuo em servir ao Senhor. Nós herdamos essa coroa através da justiça de Cristo; e sem a justiça de Cristo, esta coroa não poderia ser obtida, pois se trata de uma coroa eterna, prometida a todos os que amam ao Senhor e aguardam o Seu retorno, condicional a estarmos sempre ativos na causa de Cristo.  

2. COMO NÃO SABEMOS O DIA DA SUA VINDA A ORDEM É VIGIAR

1 Tessalonicenses 5.1 - Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; 1 Tessalonicenses 5.2 - porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Senhor virá como ladrão de noite. 1 Tessalonicenses 5.3 - Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.

Paulo reitera que os tessalônicos deviam viver da luz do conhecimento que já lhes havia sido passado, pois já não estavam mais na ignorância sobre esta doutrina. Deus determinou tempos e épocas para todas as nações e para Israel; que ignoram o Senhor que já veio, e enfrentará o terrível dia do Senhor na grande tribulação.  Será o tempo que Deus tratará com Israel para o milênio e julgará o mundo castigando a todos até a mortandade de todos ao final da grande tribulação. Nesse tempo Deus preparará Israel para a volta de Jesus junto com a sua Igreja para estabelecer o seu reino milenar. Cristão não pode viver cochilando na fé, mas sim trabalhando e testemunhando do amor de Deus. Os tempos e épocas não se aplicam a Igreja, pois Jesus pode vir a qualquer momento e, desse modo, é quando se inicia o dia do Senhor. Esse fato súbito do arrebatamento quando vier a acontecer revelará ao mundo a sua ignorância e rejeição à verdade divina. 

3. QUEM VIGIAR E FOR SÓBRIO NUNCA SERÁ PEGO DE SURPRESA.  

1 Tessalonicenses 5.4 - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele Dia vos surpreenda como um ladrão; 1 Tessalonicenses 5.5 - porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 1 Tessalonicenses 5.6 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios. 1 Tessalonicenses 5.7 - Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

Deus não fará qualquer sem antes avisar aos seus servos os profetas, e foi assim com Noé no dilúvio, onde todos foram pegos de surpresa perecendo afogados nas águas do dilúvio. Também em Sodoma Ló alertado pelos anjos tentou avisar a sua família e a cidade foi destruída, sendo que ninguém lhe deu ouvidos. Jesus avisou que Jerusalém e o templo seriam destruídos e muitos morreram nesse tempo, pois não lhe deram ouvidos. A vinda de Jesus é aguardada pela fé e não enviará sinais de alerta, pois será algo totalmente inesperado. A igreja deve ser doutrinada e preparada como filhos da luz sobre os acontecimentos futuros. Os incrédulos nesse dia vão acreditar, mas será tarde demais, os escarnecedores, nesse dia vão engolir os seus escárnios e deboches e será tarde demais. Como diz a palavra: um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Todo esse acontecimento que será súbito está no tempo kairós de Deus e não no tempo cronos, que é o tempo do homem.  

4. COM FÉ E OBEDIÊNCIA ESTAMOS SEGUROS NAS MÃOS DE DEUS

1 Tessalonicenses 5.8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. 1 Tessalonicenses 5.9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 5.10 - que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. 1 Tessalonicenses 5.11 - Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.

O significado de ser sóbrio, é estar alerta, com olhos abertos quanto a realidade que está por vir a qualquer momento. A vinda de Cristo representa um grande perigo para todos os pecadores do mundo e para todos os desviados e os corruptos do evangelho. Isto porque, não serão arrebatados e se auto-atormentarão, pois já sabem o seu destino final que será de choro e ranger de dentes, quando sofrerão por toda a eternidade. Somos filhos do dia e não devemos viver como vivíamos nos tempos da velha criatura mergulhados nas trevas. Como o dia da vinda de Jesus para a igreja se aproxima, é hora de estarmos despertos, santificados e revestidos da couraça da fé, pois sem ela não agradamos a Deus e do amor, pois Ele é amor e carecemos desse amor continuamente e como capacete que simboliza a nossa mente com a esperança da salvação eterna. É com as armas da luz que nos protegemos nesses últimos dias da igreja na terra. Quem é sóbrio tem a esperança da vinda de Jesus sempre atenta com uma vida de paz e tranquilidade, sem se preocupar com as notícias trágicas deste mundo, pois sabe que a qualquer momento estará livre de tudo isso. Quem não tem Cristo vive como se estivesse embriagado, levando uma vida com um grande vazio e não se preocupam onde vão passar a eternidade. Devemos sempre ter a nossa atenção, não para as coisas terrenas, mas sim para as coisas que são do alto. Deus não nos destinou para a ira, mas aquele que não der atenção a palavra, o destino será terrível, pois estarão debaixo da ira de Deus por toda a eternidade. O único meio de escapar da ira de Deus é ter Cristo como o seu único e suficiente Salvador. 

Comentário elaborado pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui