Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 06 - O PROFETA ELIAS E ELISEU, SEU SUCESSOR

  

Lição 06 - O PROFETA ELIAS E ELISEU, SEU SUCESSOR
Texto Áureo: “Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.” (2 Rs 2.9)
Leitura Bíblica em Classe: 2 Reis 2.1-15


Introdução: Sucessor é aquele que sucede a outrem ou que o substitui num cargo ou função?. A Bíblia descreve diversos exemplos de sucessores, tais como: Josué, sucessor de Moisés; Eliseu, sucessor de Elias; Davi, sucessor de Saul. Mas para chegar a tal condição é necessário que o sucessor seja preparado para tal responsabilidade, pois envolve dar continuidade ministerial nos mesmos padrões do seu antecessor desde que seja um verdadeiro homem de Deus. Mas também ocorrem casos onde o sucessor que assume um ministério mal dirigido por alguém não qualificado e nessa condição não pode haver continuidade, pois tudo tem que ser colocado em ordem.  

1. O SUCESSOR DE UMA CONTINUIDADE MINISTERIAL REQUER PROVAR A SUA DEVOÇÃO.
2 Reis 2.1 - Sucedeu, pois, que, havendo o SENHOR de elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu com Eliseu de Gilgal. 2 Reis 2.2 - E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim foram a Betel.
Por mais que Eliseu sendo persuadido por Elias a voltar para a sua lavoura e se livrar dos sofrimentos e o peso de uma missão profética, ele não desistiu de seguir o seu mestre. Elias vendo essa resistência por parte de Eliseu, tentou deixá-lo para trás, primeiro em Gilgal, depois em Betel e por fim em Jericó. Em todos estes lugares Eliseu por ordem de Elias foi acompanhado dos demais profetas, para serem testemunhas da sua perseverança e dos acontecimentos que se seguiram até a partida do seu líder.
2. O SUCESSOR IRÁ PROVAR A SUA DEVOÇÃO PELA FIEL FIRMEZA NAS SUAS DECISÕES.
2 Reis 2.3 - Então, os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. 2 Reis 2.4 - E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim vieram a Jericó.
Quando alguém tem um firme propósito da sua vocação e missão para como o reino de Deus, nada consegue dissuadi-lo a retroceder. Eliseu é um exemplo de determinação em alcançar os seus objetivos e não se deixou levar por palavras contrárias de quem quer que fosse. Havia um grande propósito para Eliseu e não aceitaria ser persuadido, e não permitiria que as ordens de Elias viessem conflitar em sua mente.
3. O SUCESSOR QUE É FIRME E DECIDIDO SEGUE O LÍDER FIELMENTE ATÉ AO SEU FINAL.
2 Reis 2.5 - Então, os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor por de cima da tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. 2 Reis 2.6 - E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não deixarei. E assim ambos foram juntos.
Todos os profetas sabiam de que haveria o arrebatamento de Elias e insistentemente falavam a Eliseu sobre esse acontecimento, mas este insistiam que se calassem sobre o assunto. Repetidamente também Elias ordenou que Eliseu não prosseguisse, mas como sempre ele se recusou a fazê-lo. A mente de Eliseu estava focada em continuar, custe o que custasse, já tendo adquirido o discernimento profético da grandeza da missão em que seria envolvido e não queria perder o que era para ele. 
4. O SUCESSOR DEVE PEDIR  A BÊNÇÃO PARA LEVAR AVANTE UM MINISTÉRIO GLORIOSO .
2 Reis 2.7 - E foram cinquenta homens dos filhos dos profetas e, de longe, pararam defronte; e eles ambos pararam junto ao Jordão. 2 Reis 2.8 - Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco. 2 Reis 2.9 - Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 2 Reis 2.10 - E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará.
Cinquenta discípulos dos profetas pararam a certa distância já prevendo o que iria acontecer em relação a Elias. Eles sabiam que algo iria acontecer subitamente, mas o que esperavam ver foi frustrado, pois só Eliseu é que poderia ver o redemoinho que arrebatou Elias e dessa forma Eliseu seria o único participante do milagre, como também o sucessor do ministério de Elias. Mas antes desse evento Elias deu oportunidade de fazer um pedido para que fosse usado na continuidade do seu ministério. Portanto, como o ministério de Elias era espiritual e dependia do poder de Deus, Eliseu não titubeou e fez um pedido ousado mas com sabedoria, o qual era porção dobrado do espírito de seu mestre. Esse pedido não se tratava de receber o dobro do Espírito Santo e sim ter mais do espírito interior que movia o ímpeto desse grande profeta de Deus.
5. O SUCESSOR DEVE SE IDENTIFICAR TAL QUAL SEU MESTRE PARA SER ACREDITADO.
2 Reis 2.11 - E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2 Reis 2.12 - O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. 2 Reis 2.13 - Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. 2 Reis 2.14 - E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou. 2 Reis 2.15 - Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra.
A condição de receber o seu pedido era condicional a ter a visão do arrebatamento de Elias e nesse caso Eliseu ficou atento para não perder a bênção. Eliseu tinha Elias como um Pai espiritual e como filho seria o primogênito e desse modo recebeu essa herança espiritual de tal forma que realizou o dobro dos milagres de Elias. Quando fala carro de fogo e cavalos e fogo não se interpreta isso literalmente, mas como uma visão figurativa. A capa que Eliseu tomou de Elias já arrebatado significava a sua autoridade como profeta e Eliseu provou isso diante de todos os discípulos ao ferir as águas do Jordão que se dividiram para passar a seco. Assim todos os presentes puderam reconhecer que a autoridade de Elias foi passada para Eliseu. Quanto ao arrebatamento de Elias que subiu para o céu num redemoinho, não se pode entender essa questão no sentido literal. Isto porque Elias também como todo ser herdou o pecado original, portanto era portador da natureza adâmica e nessas condições não poderia ir para o céu celestial nessa condição, como também o próprio Enoque. Ninguém antes do sangue de Cristo ser derramado no Calvário poderia alcançar essa condição, pois só através do sangue que poderia ser feita a expiação desse pecado original. Cristo falou sobre o local provisório onde todos os salvos da antiga aliança eram enviados, o qual se chamava o seio de Abraão, também conhecido como sheol. Deus não iria abrir uma exceção para Elias e Enoque irem para o Céu Celestial diretamente sem passar pelo processo da expiação. Assim entende-se que esses dois personagens bíblicos ficaram nesse lugar até Cristo consumar o seu sacrifício na Cruz.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui