Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 13 - A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS



A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS

Lição 13 - 27 de Junho de 2021
Texto Áureo: Efésios 3.10 Para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.
Leitura Bíblica em Classe: Efésios 3.8-10; I Pedro 4.7-10

Introdução: Dentre a multiforme sabedoria de Deus, que significa os infindáveis segredos e mistérios guardados em Deus e que através dos tempos Ele vem revelando. Um dos grandes segredos de Deus já planejado antes da fundação do mundo e desconhecido de todos os seres celestiais foi revelado por Cristo em Mateus 16.18 o qual disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a minha igreja. A igreja é um desses segredos de Deus, o qual satanás tentava descobrir de várias maneiras, mas só pode conhecê-lo através dessa revelação por Cristo. Assim, durante o seu ministério Cristo foi revelando que o plano de salvação divino, não abrangia somente os judeus, mas também todos os moradores da terra. Com esses esclarecimentos a respeito de que a salvação seria estendida para todos, isso provocou a ira de satanás, pois essa revelação significava que os povos que ele já tinha como escravos definitivos teriam a condição de se libertarem da sua escravidão rejeitando o mundo e se entregando a Cristo. Embora Satanás desconhecendo como Cristo o venceria, ele de uma coisa sábia, para não ser derrotado. Como ele derrotou Adão no Éden usando de ardis para fazê-lo pecar, também iria usar de vários ardis para fazer Cristo pecar e assim derrotá-lo. Se satanás alcançasse tal proeza, toda a humanidade passaria a ser seus escravos eternos. Porém os planos de satanás foram frustrados quando Cristo consumou o seu sacrifício no calvário e retomou o governo perdido por Adão. Acontece que satanás não desistiu dos que eram seus escravos que agora estão libertos em Cristo e usa de várias estratégias para trazê-los de volta. Dentre essas estratégias satanás procura introduzir na igreja corpo; heresias através de líderes mercenários para conseguir seus intentos. Com isso ele consegue manter milhares de almas enganadas através de doutrinas materialistas introduzidas por ministros corruptos.

1 - É PELA IGREJA QUE SÃO ANUNCIADAS AS RIQUEZAS INCOMPREENSÍVEIS DE DEUS - Efésios 3.8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo,

*Como igreja corpo temos o dever de anunciar os planos salvíficos de Deus - E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Efésios 6:19

A igreja significa os tirados de dentro para fora, ou seja, tirados de um charco de lama e colocados com os pés sobre a Rocha que é Cristo. O grande poder da ressurreição de Cristo encontra-se à disposição da igreja para a vida e o serviço diário. Temos segredos e riquezas à nossa disposição e isso não foi revelado no Antigo Testamento, pois Deus os havia mantido ocultos para serem revelados no tempo certo. Esse mistério envolve também a restauração de tudo em Cristo, exercendo o seu grande plano de salvação extensivo a todos os povos. É pela igreja que Deus mostra o que Ele fará em todo o universo, ao unir todas as coisas em Cristo, restaurando nele todas as coisas. É de grande vantagem e interesse que o mundo veja e ouça o que Deus está fazendo por meio da igreja, e nós como igreja que somos devemos estar contribuindo para a propagação do plano divino de salvação. Israel falhou na propagação do nome de Deus e isso foi advertido por Cristo quando disse em Lucas 19.40: se eles se calarem, as pedras clamarão. Nós somos essas pedras que devem clamar e proclamar o evangelho de Cristo a toda criatura.

2 - É PELA IGREJA QUE DEUS REVELA TODOS SEUS PROPÓSITOS POR MEIO DE CRISTO - Efésios 3.9 E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

*Como igreja corpo somos o mistério de Deus no seu plano de salvação - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Efésios 3:6

Era do agrado de Deus, no tempo certo tornar conhecido ou trazer à luz o seu mistério que estava oculto. Cabe a igreja revelar este mistério, que sempre esteve oculto em Deus, o qual foi guardado em segredo até o momento apropriado. Deus, que tudo criou, trabalhou tanto na antiga aliança como na nova e Ele está agindo, com o seu plano em andamento desde antes da criação do mundo. A surpresa para os judeus que se julgavam os absolutos é que a salvação seria estendida com a inclusão de gentios e judeus fazendo parte de um mesmo corpo, reunidos em uma só unidade sob Cristo, que é o Cabeça da Igreja. Esse foi mais um segredo revelado em que todos teriam a oportunidade de serem participantes no recebimento das futuras bênçãos prometidas no Reino de Deus.

3 - É PELA IGREJA QUE A SABEDORIA DIVINA É REVELADA E ANUNCIADA A TODOS - Efésios 3.10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,

*Como igreja corpo Deus revela coisas que até os anjos desejam atentar - Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. 1 Pedro 1:12

Através da igreja corpo, o propósito de Deus seria demonstrado de forma convincente através da Sua Palavra. É através da igreja verdadeira que Deus tem demonstrado a sua multiforme sabedoria, tornando-a conhecida dos principados e potestades nos céus e na terra. Nenhum anjo ou demônio pode compreender, por si mesmo, os mistérios de Deus se não forem revelados pela igreja. Em cada pregação ou ensino inspirado pelo Espírito Santo, eles estão presentes desejando entender.

4 - É PELA IGREJA QUE DEVEM SER ANUNCIADOS OS SINAIS DA VOLTA DE CRISTO - I Pedro 4.7 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

*Como igreja corpo devemos estar prontos para a vinda de Cristo e anunciá-la - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10:37

A igreja deve estar ciente de que Cristo poderá retornar a qualquer momento. Os primeiros cristãos sofreram grandes perseguições assim como todos os apóstolos e o que os fortalecia e motivava era nutrir a esperança de que Cristo voltaria a qualquer momento. Da mesma maneira nós devemos lembrar sempre de que Cristo pode retornar a qualquer momento. Essa expectativa pela vinda de Jesus deve estar no coração de cada crente, sendo sóbrios e vigiando em oração. A igreja deve também estar empenhada em anunciar a vinda de Cristo, porque essa é uma promessa que se cumprirá subitamente. Essa segunda vinda de Cristo trará inúmeras bênçãos que irão superar todos os desconfortos que enfrentamos nesta vida, pois a palavra diz que Deus enxugará todas as nossas lágrimas. As pessoas que não querem ou que abandonam a fé cristã estão perdendo o objetivo final da salvação que é a vida eterna com Cristo. Lembremo-nos sempre que o que há de vir virá e não tardará.

5 - É PELA IGREJA QUE SE APRENDE O PERDÃO MÚTUO, QUE EXTINGUE PECADOS - I Pedro 4.8 Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

*Como igreja corpo devemos nos perdoar para que não se amontoem pecados - Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13

Um grande incentivo e defesa dos crentes envolvem o amor. Quando os crentes sentem o profundo amor da comunhão, eles têm um meio de apoio que pode ajudá-los em meio a qualquer crise. A questão de que o amor cobre uma multidão de pecados está relacionado à comunhão sincera que deve haver entre os irmãos. O ódio, raiz de amargura, ciúmes, invejas, brigas, desavenças e muito mais, geram pecados entre os irmãos e isso fortalece as ações dos demônios dentro de um culto ao Senhor. Essa é a intenção do maligno que opera para prejudicar os cultos através desses meios que os cristãos proporcionam na sua má conduta. Isso faz os cultos ficarem pesados e sem manifestação da presença de Deus. A cobertura de pecados na realidade é a capacidade que os crentes devem ter de se perdoar mutuamente, para que o Espírito Santo possa operar com toda liberdade nos cultos.

6 - É PELA IGREJA QUE VEM O COMPARTILHAR DE AJUDA MUTUA ENTRE IRMAOS - I Pedro 4.9 Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,

*Como igreja corpo temos a obrigação de nos ajudarmos mutuamente - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 1 João 3:17

Os crentes não devem ser omissos, ou hesitar em compartilharem seus recursos com aqueles que precisam de uma ajuda financeira, ou outro tipo de ajuda. A hospitalidade é uma forte expressão de amor e caridade que deve acompanhar a vida do cristão e isso não pode ficar só em palavras, pois ela deve ser praticada por todos. Quando encontramos irmãos necessitados devemos sempre estar dispostos a ajudar. Falar é fácil, de modo que dizer que amamos uns aos outros não é suficiente. A fé não acompanhada do amor pelos outros é inútil, isto porque o amor também deve ser exibido por obras. A igreja como corpo deve estar atenta sempre aos que estão passando necessidade e conjuntamente possam supri-las. Não é só olhar um fazer, pois todos devem participar para não ficar pesado para um só.

7 - É PELA IGREJA QUE VEIO DONS DE SERVIR GENEROSAMENTE UNS AOS OUTROS - I Pedro 4.10 Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

*Como igreja corpo devemos usar os nossos dons em benefício de outrem - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 1 Coríntios 12:7

Cada um sempre recebe um dom ou mais da parte de Deus e esses dons são habilidades concedidas pelo Espírito Santo que podem ser usadas no ministério da igreja. Os dons espirituais ajudam a igreja copo a servir e amar uns aos outros, e prosseguir na sua missão de divulgar o evangelho. Os dons só serão usados de maneira eficaz quando reconhecemos humildemente como estamos inseridos no contexto do corpo de Cristo. Se usarmos os nossos dons com humildade em benefícios de outrem certamente receberemos o fluir da graça de Deus. A igreja deve administrar bem esses dons sem nunca ocultá-los, para servir e edificar o corpo de Cristo. 

Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe). Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui