Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 6 - O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO


O MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
Lição 6 - 9 de Maio de 2021 Texto Áureo: Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Leitura Bíblica em Classe: Efésios 4.7-16

Introdução: A obra visando à salvação foi efetuada por etapas, sendo a primeira pela salvação adquirida através do sacrifício de Cristo na Cruz, e a segunda foi colocar essa salvação ao alcance dos homens: Deus realiza esta segunda etapa pela missão e mensagem dos apóstolos. A terceira etapa foi através dos apóstolos que prepararam ministros para a continuidade evangelística da qual eles lançaram os primeiros fundamentos. Para o ministério do apóstolo, a bíblia é explícita em revelar que Jesus escolheu somente doze apóstolos e com a exclusão de Judas, Ele chamou e comissionou Paulo para ocupar este lugar. Em atos 1.23 os apóstolos resolveram solucionar a questão de preencher a vaga deixada por Judas lançando sortes entre Matias e José Barsabás e nesse sorteio foi escolhido Matias para ser o décimo segundo apóstolo. Porém essa foi uma escolha do homem e não de Cristo, tanto que não foi aceita pelo Senhor, visto ter sido Paulo o escolhido de Cristo para ser o seu décimo segundo apóstolo. Embora no livro de Atos Barnabé é citado junto com Paulo como apóstolo, porém isso não pode ser aceito como justificativa para a sucessão apostólica, pois Lucas o escritor de Atos, fez essa citação apenas para honrar Barnabé pela sua dedicação junto com Paulo na obra divina a qual se assemelhava com a atividade dos apóstolos, (Atos 14.14) porém ele não era verdadeiramente um apóstolo. Paulo se considerava o menor dos apóstolos e também como o último a ser chamado, como ele próprio descreve aqui: (E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. 1 Coríntios 15:8), ou seja, nascido fora de tempo. Usando a figura de um edifício entendemos que primeiro são colocados os alicerces e depois o erguimento das paredes. Assim foi e é com a Igreja, sendo que os apóstolos lançaram os fundamentos e os evangelistas, pastores e mestres constroem as paredes desse grande edifício espiritual chamado Igreja do Senhor Jesus Cristo. Os fundamentos são colocados uma só vez, o que já foi feito pelos apóstolos, porém o erguimento do edifício está sempre em continuidade, o que é feito pelos evangelistas, pastores e mestres.
1 - CONSIDERAÇÕES CONCERNENTES AOS DONS MINISTERIAIS
* Os dons ministeriais são dados de acordo com o que Deus predestinou - Efésios 4.7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Dentre os dons espirituais não está relacionado o dom de apóstolo, isto porque, apóstolo é um ministério de Cristo. Se fosse um dom é evidente que daria base para a consagração de apóstolo, porém, como é um ministério e não um dom, ninguém pode se auto intitular como apóstolo, pois nenhum desses que se intitulam apóstolo, se encaixam no padrão bíblico que valida o apostolado.
* Os dons ministeriais são uma prerrogativa de Cristo e, é Ele que escolhe - Efésios 4.8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.
Todos os apóstolos tiveram uma chamada pessoal de Cristo incluindo o próprio Paulo no encontro tido com o próprio Cristo na estrada de Damasco. (E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Atos dos Apóstolos 9:4). Já no período contemporâneo dos apóstolos houve sérios problemas com obreiros fraudulentos se intitulando apóstolos, pois esse título tinha uma grandiosidade perante o povo e essa febre de sucessão apostólica foi combatida e denunciada pelos verdadeiros apóstolos: (Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 2 Coríntios 11:13). O mais preocupante é que essa febre de sucessão apostólica continua em nossos dias por líderes que querem ser o que Cristo não credenciou para tal.
* Os dons ministeriais são os atributos de Cristo pelo seu triunfo na cruz - Efésios 4.9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Pelo Espírito Santo, Deus escolhe Seus instrumentos, reveste-os de Seus dons para o ministério e dá-lhes a capacidade espiritual de servi-lo no caminho que destina a cada um. A graça lhes é concedida segundo a medida do dom de Cristo; não somente assegura a salvação do cristão, mas é dispensada continuamente para seu crescimento espiritual e seu serviço; é constantemente renovada como a luz do dia. Os sofrimentos redentores de nosso Senhor Jesus Cristo, tornado o chefe da Igreja, são a fonte de todas as bênçãos espirituais e materiais daqueles que foram remidos pelo Seu sangue. Jesus Cristo é o chefe da Igreja e a sua autoridade se estende sobre toda a terra, as profundezas da terra e aos altos céus e a prerrogativa dos dons ministeriais pertencem a Ele. O ministério de apóstolo teve uma curta duração sendo dado com um fim determinado e por um tempo limitado até que eles lançarem os alicerces da Igreja.
* Os dons ministeriais são para Cristo exercer seu governo sobre a Igreja - Efésios 4.10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Jesus ao ser elevado aos céus assentou-se à destra do Deus Pai, e de lá, Ele comanda a sua Igreja pela pessoa do Espírito Santo, o qual faz tudo o que Cristo diz. Em nenhum momento, examinando as Escrituras, o Espírito Santo recebeu de Cristo a orientação para separar homens ao apostolado. Isto porque esta sucessão apostólica não encontra subsídio bíblico ou histórico, portanto, levando em conta este contexto e considerando principalmente que Paulo foi o último dos apóstolos conclui-se que não existem apóstolos em nossos dias. Cabem as igrejas de nossos dias exercerem suas funções sem invencionices e modismos, seguindo o puro e verdadeiro Evangelho. 
2 - CONSIDERAÇÕES ACERCA DO MINISTÉRIO DE APÓSTOLO
* Os apóstolos são homens que Cristo particularmente selecionou como seus ministros - Efésios 4.11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Foram doze apóstolos onde a posição do excluído Judas foi preenchida por Paulo, como o Senhor revela através da Sua palavra: (Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 1 Coríntios 3:10). Paulo contribuiu para lançar as bases da igreja e responsabilizou os ministros pelo crescimento da obra erguida sobre os fundamentos dos apóstolos. Portanto, aqui se reforça a tese quanto à questão daqueles a qual Cristo selecionou particularmente através de chamadas e encontros pessoais com Ele. Por acaso Cristo desceu aqui na terra para um encontro pessoal com esses intitulados apóstolos e credenciá-los como foi com os doze! É certo que não.
* Os apóstolos foram homens comissionados para porem os fundamentos da igreja - Efésios 4.12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Os apóstolos são aqueles doze que Cristo selecionou, sendo que a vaga de Judas precisava ser preenchida e Cristo escolheu Paulo para completá-la. Foram somente estes homens que Cristo particularmente selecionou e os exaltou à mais elevada honra. Seu ofício consistia em publicar a doutrina do evangelho por todo o mundo, plantar igrejas e erigir o reino de Cristo. Desse modo eles não se estabeleciam como pastores em determinada igreja; pois tinham o dever e comissão de pregar o evangelho por todo o mundo. E isso realmente aconteceu, pois eles levaram o evangelho por todo mundo da época em que viveram.
* O ministério de apóstolo encerra quando a igreja já estava alicerçada em Cristo - Efésios 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Todos os apóstolos desempenharam bem o que foi proposto por Cristo, uns fazendo mais e outros fazendo menos, porém todos se empenharam em cumprir a ordenação de Cristo de porem os fundamentos da Sua Igreja até serem martirizados, com exceção de João, o último apóstolo a morrer por morte natural. A herança teológica deixada pelos apóstolos foi imprescindível para a sustentabilidade doutrinária da Igreja. Esse foi o preço a pagar pelos verdadeiros e únicos apóstolos de Cristo, o que contradiz com os supostos apóstolos dos nossos tempos.  
3 - CONSIDERAÇÕES DA HERANÇA DOS APÓSTOLOS À IGREJA
* Eles prepararam líderes que não usassem de engano conservando o povo menino - Efésios 4.14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Os apóstolos e principalmente Paulo que se destacou como o maior fundador de Igrejas procurou escolher homens fiéis e comprometidos com o evangelho de Cristo, tais como os evangelistas, pastores e mestres, os quais tinham responsabilidade de doutrinar o povo com a sã doutrina. As intenções foram as melhores, porém sempre haverá impostores que ameaçam e se aproveitam da fé dos incautos que não estão armados com a verdade de Deus. Satanás não descansa enquanto não envia esforço para obscurecer, com suas mentiras, a santa doutrina de Cristo, e Deus permite que a nossa fé seja provada com tais conflitos. Lembrando que Deus sempre está fazendo testes de fidelidade, não para provar a Ele, mas para que possamos enxergar a nós mesmos se estamos preparados para o arrebatamento. Nós temos um eficaz antídoto contra todos os nossos erros que é absorver e praticar a doutrina que aprendemos de Cristo e seus apóstolos e isso é um grande alento e consolação para todos que desejam se redimir dos seus erros.
* Eles prepararam líderes que não votassem a si próprio, pois o cabeça é Cristo - Efésios 4.15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
A Igreja sob os fundamentos deixados pelos apóstolos precisa crescer na verdade e a verdade de Deus deve estar em nós de uma forma tão sólida, que todos os obstáculos e ataques de Satanás jamais nos moverão de nossa posição; em nossa presente vida nunca atingiremos o plena estatura espiritual, porém temos que ir adiante nesse progresso até a nossa morte, ou o qual seria melhor que é arrebatamento da Igreja.
* Eles prepararam líderes para a edificação e unidade do corpo de Cristo em amor - Efésios 4.16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
A igreja deve estar continuamente em processo de aperfeiçoamento e como os apóstolos já fizeram a sua parte, cabe aos ministros do evangelho essa responsabilidade com o corpo místico de Cristo. O apóstolo Paulo exortou o pastor Timóteo para não se desviar do curso doutrinário quando disse: (Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2). O verdadeiro líder tem essa responsabilidade para com a Igreja de Cristo, o qual deverá dar conta dela. Portanto, não existe sucessão apostólica e os atuais pseudos apóstolos estão usurpando um título que não lhes foi credenciado por Cristo. Isso reforça que essa sucessão apostólica é um dogma do homem a qual Cristo não autorizou. É muita pretensão de um líder querer ostentar um título dessa envergadura. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Amém. 

Obs: Esboço e comentário é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).
Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui