Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 5 - DONS DE ELOCUÇÃO


DONS DE ELOCUÇÃO
Lição 5 - 2 de Maio de 2021 Texto Áureo: I Pedro 4.11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém. Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.7,10-12; 14.26-32  

Introdução: A elocução é tudo que envolve a expressão de pensamentos por meio de palavras e no caso de dons de elocução envolve ações do Espírito em manifestações proféticas, variedades de línguas, interpretação de línguas e outras operações de ordem didática, como por exemplo, pregações com revelações proféticas da Palavra de Deus. Os dons de elocução estão sempre presentes em todos os cultos e são de grande importância para a Igreja, desde que sejam utilizados para a edificação do corpo de Cristo. Por serem dons sempre presentes na Igreja na parte didática, profética e oratória, convém sempre julgar a sua procedência visto que são dons que podem ser imitados por alguém que queira se destacar ou enganar com atuações prejudiciais a Igreja do Senhor Jesus. Quem tem discernimento espiritual e algum conhecimento da Palavra, dificilmente se deixará levar por estes, porém os que são leigos são facilmente enganados por aqueles que teatralizam esses dons e evidentemente para si próprios.
1 - OS DONS DE ELOCUÇÃO EXIGEM VOCAÇÃO E CONHECIMENTO DA PALAVRA - I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Deus destina os dons espirituais com propósitos que envolvem especificamente a continuidade da Sua obra que está na responsabilidade da igreja corpo. Devemos entender que o propósito essencial dos dons espirituais é para que a igreja corpo receba uma diversidade de benefícios provindos deles. Se o Espírito Santo nos outorga algum dom espiritual é para sermos usados somente naquilo que é útil à igreja. São pelos dons de elocução que o Espírito Santo abre os seus tesouros a fim de revelar-nos coisas que, de outra forma, estariam ocultas e além do nosso alcance.
2 - OS DONS DE ELOCUÇÃO TÊM PROFECIA, PORÉM NÃO NA BOCA DE LEIGOS - I Coríntios 12.10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
A profecia é um dom importante que serve para desvendar a vontade secreta de Deus, de modo que o profeta é, por assim dizer, o mensageiro entre Deus e o homem. A profecia vinda pela revelação da palavra é inconfundível sendo entregue somente aos verdadeiros homens e mulheres de Deus. Como há muita ignorância a respeito desse dom e como ocorrem muitos abusos principalmente na questão desse dom é preciso ter um bom entendimento a respeito, para sabermos distinguir o que é verdadeiro, e o que não é. A profecia vinda pelo Espírito não confunde, pois ela deve vir pela revelação da palavra.
3 - OS DONS DE ELOCUÇÃO SÃO DADOS AOS QUE TEM CHAMADA E PREPARAÇÃO - I Coríntios 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
A manifestação dos dons é algo que só pode existir quando todos sob a direção do mesmo Espírito trabalham juntos de comum acordo. O Espírito Santo, portanto, distribui esses dons, a fim de concentrarmos toda nossa contribuição visando o bem comum. Ele não irá distribuir o dom para uma só pessoa, para que ela não se ensoberbeça se isolando, e vivendo os dons só para si mesmo. Se alguém receber o dom e se desviar do curso a qual lhe foi proposto, certamente ficará desprovido da unção espiritual outorgada pelo Espírito e tudo que fizer não terá mais qualquer sentido.
4 - OS DONS DE ELOCUÇÃO ENVOLVEM OFÍCIOS ESPECÍFICOS A TODO O CORPO - I Coríntios 12.12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Cada pessoa ao receber um dom espiritual deve se sentir feliz e satisfeito com aquilo a qual recebeu, para que não brote o desejo de invadir o território de outrem, seja por qualquer motivo egoístico que leva muitas pessoas a se apropriarem mais do que lhe cabe. Os crentes devem estar unidos pela associação dos seus dons para benefício recíproco; porquanto seus dons foram outorgados pelo Espírito Santo, para que cada um não venha nutrir-se a si próprio, e sim para terem empenhos em auxiliar a outrem. É preciso lembrar que nos constituímos num corpo espiritual e místico de Cristo.
5 - OS DONS DE ELOCUÇÃO NA VARIEDADE DE LÍNGUAS SÃO PARA EDIFICAÇÃO - I Coríntios 14.26 Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Cada dom espiritual deve necessariamente desfrutar do seu espaço, na sua devida proporção. As práticas inúteis e fúteis não trás qualquer benefício para a Igreja. A igreja que se entrega a essas práticas inúteis e fúteis certamente não será vista como uma Igreja alicerçada na Palavra de Deus. Tudo que se faz através dos dons de elocução nas suas extensões deve visar sempre à edificação da Igreja. Todo aquele que recebe algum dom deve esforçar-se por empregá-lo visando o bem de todos. Quem recebe os dons espirituais deve encará-los com uma grande responsabilidade e um grande privilégio dado por Deus. O dom só será real caso o Espírito Santo estiver operando em cada um deles.
6 - OS DONS DE ELOCUÇÃO EM LÍNGUAS PROFÉTICAS DEVEM TER UM INTÉRPRETE - I Coríntios 14.27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
Em relação às línguas é preciso dar espaços a elas, desde que haja concomitante interpretação, para que a sua manifestação não fique no obscuro. Se alguém levanta a voz na Igreja transparecendo ser uma mensagem profética, porém em línguas estranhas, qual será o efeito disso em termos de edificação da Igreja; é possível afirmar que não haverá qualquer benefício caso não haja intérprete. Essas manifestações costumam acontecer em alguns cultos e por não haver intérprete a ação fica sem entendimento algum e os ouvintes acabam ficando confusos. Isso acontece na realidade por falta de instrução doutrinária a respeito dos dons espirituais. Nesse caso o culpado maior dessas coisas é o líder que não instrui, ou não sabe instruir a Igreja que dirige.
7 - OS DONS DE ELOCUÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANHAS DEVEM TER ORDEM E DECÊNCIA - I Coríntios 14.28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
Nesse caso não havendo intérprete a pessoa deve ter a consciência de permanecer calada na Igreja. Caso nenhum intérprete se apresente, o silêncio é a melhor medida. Toda profecia deve ser avaliada para determinar se o portador de fato está transmitindo a palavra por meio do Espírito Santo. É possível ter pessoas influenciadas pelas suas próprias emoções, imaginar que Deus fala por seu intermédio. É preciso entender que satanás pode falsificar uma mensagem profética. Sob a direção do Espírito Santo não pode haver competição nem contradição nas mensagens. 
8 - OS DONS DE ELOCUÇÃO NAS PROFECIAS DEVEM SER JULGADOS SE É DO ESPÍRITO - I Coríntios 14.29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
Se alguém com o dom de profecia tiver uma revelação no transcorrer do culto, precisamente durante a ministração da palavra que por conseguinte é uma profecia inquestionável, este deve se conter até que tenha uma oportunidade para isso. A ministração da Palavra não pode ser interrompida por quem quer que seja. Caso isso aconteça o interruptor deve ser convidado a se calar, pois uma profecia que venha interromper a palavra, certamente não é de Deus. A palavra alerta sobre estas situações místicas: (Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:1). O Senhor também adverte quanto a usar o seu nome sem estar credenciado para isso: (Eis que eu sou contra os profetas, diz o Senhor, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Jeremias 23:31).
9 - OS DONS DE ELOCUÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES PROFÉTICAS DEVE SER ENTENDÍVEL - I Coríntios 14.30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
Quando alguém recebe uma revelação deve esperar a ocasião oportuna para entregá-la, pois sempre haverá a oportunidade e liberdade de falar. A única condição é que ninguém se precipite, satisfazendo mais a seu amor-próprio do que atendendo a o propósito da revelação. O Espírito usa alguém nos dons como Ele quer usar e isso não permite a quem quer que seja o descontrole daquilo que deve ser feito na sua direção. As pessoas devem voluntariamente permitir o total controle do Espírito para que não se promovam desordem e confusão no andamento do culto.
10 - OS DONS DE ELOCUÇÃO DE PROFETIZAR DEVEM SER PARA O CONSOLO DO POVO - I Coríntios 14.31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
Nem todos os crentes são dotados com esse dom, pois o Espírito confere de acordo com a vocação de cada um e dentro da sua possibilidade, para o benefício do povo. Quem não tem o dom jamais pode estar invejando os que têm, antes devem se alegrar por terem irmãos usados por Deus em dons espirituais. Esse ciúme ou inveja é retratado quando Josué inflamou-se com tolo ciúme, sentindo-se profundamente indignado só porque alguns homens estavam profetizando no meio do povo. Moisés o censurou dizendo: (Tens tu ciúmes por mim! Tomara que todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse seu Espírito. Nm 11.28,29).
11 - OS DONS DE ELOCUÇÃO DEVEM ESTAR SOB O CONTROLE DO ORADOR NA PROFECIA - I Coríntios 14.32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
Se alguém for agraciado com uma revelação completa, é certo que tal pessoa, juntamente com o seu dom, está acima de qualquer suspeita. Não existe sujeição onde está presente uma plenitude de revelação; visto, porém, que Deus tem distribuído do Seu Espírito sem medida. A sujeição aqui envolve o espírito do profeta, e não por o Espírito Santo em sujeição ao profeta, isso seria impossível, e se alguém entende dessa maneira é bom rever os seus conceitos. Toda manifestação se identificada como vinda do Espírito, não haverá espaço para qualquer hesitação, pois o profeta não pode se retrair ou omitir de falar aquilo que lhe é revelado pelo Espírito.

Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui