Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 2 - O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS


O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS 
Texto Áureo: I Co 14.12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Leitura Bíblica em Classe: I Coríntios 12.8-11; 13.1,2

Introdução: Jesus disse: Portas do Inferno // Igreja chamados dentro p/ fora // Um corpo // Cabeça // Dotaria Dons Espirituais // Contra as Trevas // Propagação // Não temos que lutar // Tem quem exagera // Outros ñ Aceitam // Só eficazes qdo a serviço
1. Quem tem dom da palavra da sabedoria é habilitado a revelar segredos da palavra - I Coríntios 12.8a Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; - Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:3
Deus tem a Plenitude Saber // Tem Revela desde Princípio // Tesouros do Saber ocultos em Cristo // N basta conhecer s/ revelação // Revela p/ Crescimento // 
2. Quem tem dom da palavra do conhecimento é habilitado em toda área da didática – I Coríntios 12.8b e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; - E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; 1 Coríntios 2:4
Conhecimento e Sabedoria // Enriquece Igreja // Nem todos Têm // Pregações eloquentes // Atraentes // Cheio de Gracinha // N s/ dotadas de conhecimento e sabedoria // Tem que estar em concordância com a palavra // 
1. Quem tem o dom da fé sabe se valer dos recursos do poder de Deus - I Coríntios 12.9a E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; - E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mateus 17:20
Sem fé é impossível // Fé vem pelo ouvir // Exercitada // Superar dificuldades é prova // Um jovem possesso Pai vai a Jesus // Discípulo não Expulsaram // Jesus Repreendeu // Tempestade no Mar // Fé é Certeza que vai superar // 
2. Quem tem o dom de cura pode aliviar males que afligem o corpo e alma - I Coríntios 12.9b e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; - ...e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:18b
Curas ñ Regra - Exceção // Ñ o seguiam p/ Palavra // Cura divina corpo / alma sim // Dom do Espírito Usa a Pessoa qdo Ele quer // Diabo também cura // Daí os Enganos //
3. Quem tem o dom de operações de maravilhas faz do impossível o possível - I Coríntios 12.10a... E a outro a operação de maravilhas; - E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Atos dos Apóstolos 3:6
Operações Maravilhas // Curas impossíveis // Continuaram pelos apóstolos // Não constantes // Falsos Iludem o dom é do Espírito // Deles não é // Pedro e o Paralítico // Tudo p/ a Glória // 
4. Quem tem o dom de profecia é um mensageiro de Deus para o homem - I Coríntios 12.10b...e a outro a profecia; - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21
O dom de profecia tem a capacidade de exortar e transmitir mensagens de Deus pela pregação da palavra. Ela vem sempre com exortações, instruções e advertências. Ela expõe as misteriosas verdades, ou perscruta os segredos do coração e do caráter de cada um para que tenha uma conscientização da sua conduta diante de Deus. Tem muita gente usurpando e confundindo esse dom para ter um status de profeta e na sua ignorância e estupidez faz grandes estragos na vida das pessoas, isso, em todos os sentidos. O pior é que tem muita gente ignorante que corre e exalta esses tipos. Querem saber do futuro ou da sua situação através de muitos desses adivinhos. É bom lembrar que o diabo não pode prever o futuro, mas ele procura agir para que as coisas aconteçam como foi profetizado e as pessoas venham acreditar que veio de Deus, e não veio.
5. Quem tem o dom de discernir os espíritos distingue o falso e o verdadeiro - I Coríntios 12.10c...e a outro o dom de discernir os espíritos; - Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 João 4:16.
O dom de discernir espíritos é de extrema importância no meio cristão por causa dos vários enganos e mentiras que se tentam introduzir nas Igrejas. Servem para desmascarar os falsos profetas, os falsos milagres, se a palavra é espiritual ou intencional, se uma pessoa está com demônio, espírito de engano dentro da Igreja, se uma pessoa está falando em línguas divinas ou do diabo e por aí adiante. Ananias e Safira foram desmascarados, A menina com espírito de adivinhação e, em outras passagens bíblicas podemos ver esse dom em ação. Diante dessas tantas situações observa-se a importância desse dom no meio da Igreja.
6. Quem tem o dom de variedade de línguas fala com a inspiração divina - I Coríntios 12.10d...e a outro a variedade de línguas; - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Atos dos Apóstolos 2:4
A variedade de línguas envolve o dom de falar em línguas estrangeiras como foi o caso de Pedro após o evento do Pentecoste, fato este observado por muitos, como também falar em línguas do sobrenatural, que podem ser uma profecia vinda do Espírito Santo. Também pode ser uma intercessão por algo que esteja acontecendo, ou alguém em necessidade. Este é um dom o qual se manifestado num culto é importante que haja alguém com o dom de interpretar para as pessoas não ficarem sem saber do que se trata. Também pode conter uma profecia para a Igreja ou alguém dos presentes.
7. Quem tem o dom de interpretação pode traduzir línguas estranhas - I Coríntios 12.10e...e a outro a interpretação das línguas. - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 1 Coríntios 14:28
O dom de interpretação consiste em interpretar imediatamente o que está sendo dito no meio da Igreja para todos entenderem o porquê e a língua falada. É um dom que vem do Espírito Santo e desempenham uma importante função na Igreja e na obra missionária. É um dom extremamente importante na Igreja, visto que o diabo também usa pessoas em línguas estranhas para trazer confusões ou até blasfemar no andamento do culto. Quem tem o dom, pode interpretar ou traduzir se for o caso, ou até mesmo repreender a manifestação maligna, para que o povo não seja enganado.
8. Quem tem o dom espiritual deve usar na Igreja e não em uso próprio - I Coríntios 12.11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 1 Coríntios 12:7
Deus concede os dons em harmonia com o seu propósito. É Deus, e não o homem, que escolhe o dom a ser concedido. Portanto o homem não deve impor qual dom deveria ser escolhido. Nenhum dom pode ser considerado como prova de uma espiritualidade superior, e nenhum dom pode ser exclusivo de uma só pessoa. Alguém achar que só ele tem o dom desmerecendo a outros, é sinal de que não tem dom algum e o que apresenta é falso.  A palavra diz: “quem usa de engano não ficará dentro da minha casa”.  
1. Nenhuma eloqüência divorciada do amor consegue obter o favor divino - I Coríntios 13.1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. - Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 1 Coríntios 14:8
O maior dom é o amor, porque ele é essencial para dar credibilidade aos demais dons. Todos os dons têm um lugar especial na Igreja e são muito úteis. Mas o amor representa a essência da vida cristã, e é imprescindível na questão de todas as manifestações dos dons espirituais. Qualquer dom sem a presença do amor pode ser considerado falso e vazio. Sem esse dom os dons espirituais nada acrescentarão a vida das pessoas. Um orador sem amor, sugere Paulo, é simplesmente oco e vazio. Faz barulho, mas não tem melodia. Produz sons, mas não comunica nada real, porque não é possuído pelo amor. A linguagem sem amor é apenas conversa. E é meramente barulho, se não se preocupa com os outros. O amor é algo que, se ausente, faz com que tudo o mais seja nada. O amor é a boa vontade espontânea, altruísta e criativa, revelada por Deus, em Jesus Cristo.
2. Qualquer dom de profecia é reduzido a nada se não é sujeito ao amor - I Coríntios 13.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. 1 Timóteo 1:5
No entanto, sem o amor, se tivesse uma pessoa dotada de dons espirituais, mesmo que fosse capaz de penetrar nos mistérios e ter a revelação dos conselhos ocultos em Deus o qual revela aos seus profetas e possua toda a ciência referente ao significado da mensagem cristã na vida humana, se não possui amor, ele não é nada. A pessoa que exercita um dom sem amor é, “espiritualmente vazia”. A pessoa que tivesse fé para operar milagres e realizar notáveis milagres e maravilhas, sem o motivo do amor, ela não é nada.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui