Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 09 - PAULO E SUA DEDICAÇÃO AOS VOCACIONADOS

Lição 09 - Paulo e sua Dedicação aos Vocacionados

Texto Áureo: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre o que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”  (At 20.28)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 20.17-34

Introdução: Na sua mensagem de despedida o apóstolo Paulo, não poderia deixar de dar orientações aos seus discípulos vocacionados para a grande obra que tinham pela frente. Ele orienta para que todos assumam os seus compromissos com grande responsabilidade, pois a obra em que foram inseridos era a obra do Senhor, o qual todos teriam que dar conta. Eles, assim como Paulo, também enfrentariam dificuldades, perseguições, sofrimentos, prisões e martírios. Também foram alertados quanto ao dever de serem vigilantes quanto aos pregadores do judaísmo e os adeptos do gnosticismo que procuravam se infiltrar no meio cristão para persuadir os cristãos a aderirem às suas heresias malignas. Esta é uma orientação que serviu naqueles tempos e que serve até os dias de hoje, pois Satanás nunca deixou de assediar a igreja usando lobos em pele ovelha para se infiltrar no rebanho, e quando não conseguem se infiltrar usam de meios para atrair os crentes incautos para caírem nas suas redes. 


1. É IMPORTANTE RECAPITULAR UM PASSADO COM EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS.

Atos 20.17 - De Mileto, mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja. Atos 20.18 - E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós, Atos 20.19 - servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram; Atos 20.20 - como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar e ensinar publicamente e pelas casas, Atos 20.21 - testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo fala aos líderes da igreja locada em vários pontos geográficos, que foram vocacionados a pastorear o rebanho do Deus Vivo, quanto a seriedade como deveriam se conduzir espelhados nos seus exemplos. Ele faz uma reflexão aos vocacionados a respeito de sua própria prática pastoral, onde lembra que nunca fez do evangelho um meio de ganho egoísta. Ele cuidava da igreja compartilhando não só o evangelho do qual nunca se envergonhou, mas mostrava que o seu trabalho contínuo por dias e noites nunca o teve como um fardo, pois servir ao Senhor deve ser encarado como um grande privilégio. Paulo levava uma vida limpa, pois não tinha coisa alguma a esconder, comportamento este que deve ter todo aquele que lidera o rebanho de Deus. Assim como Jesus disse: eu não vim para ser servido, mas sim para servir; também era assim que Paulo se conduzia, sempre combativo e cheio de coragem para enfrentar tribulações e perigos em toda sua caminhada, sem nunca pensar em desistir. Os mais ferrenhos perseguidores da igreja, eram os próprios judeus comissionados pelos sacerdotes e o sinédrio para combater as igrejas que eram plantadas. Paulo era incansável no seu propósito de seguir o ide de Jesus ensinando em locais públicos e nas casas, como também testificando a sua conversão a Cristo, o que era importante para desmistificar as narrativas dos judaizantes. 

2. É BOM TER TESTEMUNHO DO PRESENTE, POIS SIGNIFICA QUE ESTAMOS ATIVOS.

Atos 20.22 - E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Atos 20.23 - senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20.24 - Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20.25 - E, agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o Reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Atos 20.26 - Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos; Atos 20.27 - porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

Para manter o seu testemunho sempre ativo, Paulo mantinha uma ligação espiritual constante, como declara que, como espírito que é, se mantinha ligado ao Espírito Santo em toda a sua caminhada. Essa ligação espiritual é essencial e todo cristão necessariamente deve ter, pois se não tiver é porque não se converteu. Todos que são guiados pelo Espírito, esses são filhos de Deus. O Espírito Santo é o nosso guia, nesta caminhada e sem a sua direção não temos como discernir os Seus propósitos em nossa carreira e, em nosso ministério. Paulo através das revelações do Espírito, já sabia que a sua vida não seria fácil, pois grandes adversidades teria pela frente, como prisões e também passaria por grandes tribulações. Testemunhar de Cristo é uma missão sacrificial, pois Satanás usa de todos os seus ardis, levantando inimigos da fé, para barrar o nosso trabalho em favor do reino de Deus. Paulo não se preocupava com o que poderia acontecer com a sua vida e sim, em cumprir o que Jesus lhe ordenou, que era dar o testemunho do evangelho da graça de Deus. Paulo já estava avisado pelo Espírito, que em Jerusalém ele seria preso, e levado para Roma, portanto não sabia se voltaria a ver os irmãos novamente. Mas, ele tinha preocupação com aqueles que dariam seguimento ao que ele plantou, afirmando que estava limpo do sangue de todos e isso o Senhor não iria requerer dele, pois nunca deixou de anunciar a palavra de Deus, sendo isso um exemplo para todos nós.

3. OS MINISTROS DEVEM ENTENDER COMO É SÉRIO LIDERAR A IGREJA DO SENHOR. 

Atos 20.28 - Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20.29 - porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. Atos 20.30 - E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Atos 20.31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. Atos 20.32 - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados. Atos 20.33 - De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste. Atos 20.34 - Vós mesmos sabeis que, para o que me era necessário, a mim e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.

Paulo como o plantador de igrejas, exercia uma liderança geral sobre todas as lideranças e sendo assim como estava para partir, exortou os anciãos de Éfeso quanto à responsabilidade com a igreja, a qual tinham sido constituídos bispos na direção do Espírito Santo. Só pode ministrar adequadamente a outros, os que são separados pelo Espírito para esse ofício. É necessário aos que cuidam de alma, primeiramente cuidar da sua condição espiritual, pois um líder sem a sua espiritualidade desenvolvida, não tem condições de apascentar aqueles que Deus confiou aos seus cuidados. A esses líderes Paulo adverte quanto a estarem atentos em relação aos mercenários da fé, que se intitulam maquiados de líderes para explorarem enganarem o rebanho de Deus, assim como isso é feito em nossos tempos. Os judaizantes faziam também parte dos lobos crueis, com também os adeptos do gnosticismo que procuravam influenciar os cristão a mudar a visão doutrinária que tinham recebido. Paulo sempre foi incansável em suas admoestações aos líderes chorando pelas palavras duras, mas necessárias dirigidas a esses líderes, para que permanecessem fiéis a palavra da graça divina, para que a igreja como edifício de Deus alicerçada pelos apóstolos, continuasse sendo edificada por esses líderes. Paulo não trabalhava para o reino por cobiça financeira, mas sim por amor ao evangelho e deixa isso como exemplo a esses líderes para trabalharem com esse mesmo propósito.  

Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA