Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 10 - PAULO E SEU AMOR PELA IGREJA

 LIÇÃO 10 - PAULO E SEU AMOR PELA IGREJA

Texto Áureo: Porque o amor de Cristo nos constrange 2 Co 5.14a

Leitura Bíblica em Classe: 1 Tessalonicenses 1.1-10


Introdução: O termo 'igreja' significa (povo chamado de dentro para fora) e se constitui de um só corpo cuja cabeça é Cristo. Independente da placa, todos os eleitos são chamados (igreja) e as igrejas placas que mais se identificam como igreja, são as que seguem o modelo da igreja nos seus primórdios, onde todo o seu corpo cultuava a Deus com oração, adoração cantando hinos e ministração da palavra. Em nossos tempos muitas igrejas placas não seguem esse modelo, pois desenvolveram outra forma de prestar culto, que fogem completamente do padrão original, onde se vê mais formalismo do que espiritualismo. Deus quer adoradores que o adorem em espírito e em verdade. 

1. A IGREJA CORPO É COMPOSTA DE CRISTÃOS, QUE É O POVO ELEITO DE DEUS. 

1 Tessalonicenses 1.1 - Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo; graça e paz tenhais de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 1.2 - Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, 1 Tessalonicenses 1.3 - Lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho do amor e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, 1 Tessalonicenses 1.4 - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; 

Deus na Sua presciência já antes da fundação do mundo, já sabia quem teria propensão para a salvação e que ao se despertarem para Ele aceitando-o como o Deus vivo em todo o período antes da Cruz. Assim, através da fidelidade e obediência a Deus, eles se tornaram eleitos, para estar com Ele por toda a eternidade. Já no período pós cruz a condicional para ser um eleito de Deus está em renunciar ao mundo, a carne e o Diabo e ter Cristo como o Senhor da Sua Vida. A bíblia diz que muitos são chamados e poucos os escolhidos ou eleitos por Deus para a salvação eterna. Na rebelião de Lúcifer que pelo nome era um anjo de luz, ele tinha sob seu comando a terça parte dos anjos, porém esses anjos tiveram o direito de escolha e nem todos aderiram a Satanás e não participaram da sua rebelião, demonstrando assim a sua fidelidade a Deus. Esses anjos são conhecidos como os anjos eleitos, por terem rejeitado a Satanás e ficado ao lado de Deus. Se Satanás conseguisse a proeza de levar todos com ele, seria uma vitória, mas sempre tem os fiéis remanescentes que jamais se curvarão à sua vontade. Quem rejeita Satanás como senhor e redireciona a sua vida para Cristo de uma forma real e verdadeira, sem altos e baixos, pode se considerar um eleito de Deus. Mateus 24:9-13 “Então sereis entregues a tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.”



2. A IGREJA CORPO NÃO É EDIFICADA COM PALAVRAS SEM O PODER DO ESPÍRITO.

1 Tessalonicenses 1.5 - Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 1 Tessalonicenses 1.6 - E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, 1 Tessalonicenses 1.7 - De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.

O evangelho chegou aos cristãos de Tessalônica através do ministério do apóstolo Paulo, sem deixar de citar os seus fiéis colaboradores. Muitas adversidades eles enfrentaram, principalmente com os pregadores itinerantes que não estavam preocupados em cuidar de almas, mas sim, de explorar financeiramente os ignorantes na fé. Paulo alerta os irmãos quanto a isso mostrando que a sua pregação, não era de palavras persuasivas, mas sim de palavra revelada pregada com o poder do Espírito Santo. O que agradava o apóstolo Paulo é que esses irmãos creram na palavra e foram obedientes aos seus líderes espirituais seguindo os seus exemplos e desse modo não davam brecha para os pregadores de heresias. O apóstolo Paulo não somente era um ganhador de almas, mas também um cuidador de almas, pois após um tempo de permanência nas igrejas que ele plantava, deixava colaboradores preparados para cuidarem dessas almas. As perseguições aconteceram, pois quem tem compromisso com a obra, não escapará delas, mas com isso tudo a fé desses irmãos foi provada e eles mostraram uma devoção corajosa para prosseguirem sempre sem esmorecer. 

3. A IGREJA CORPO É A QUE SERVE O DEUS VIVO E VERDADEIRO COM FIDELIDADE. 

1 Tessalonicenses 1.8 - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; 1 Tessalonicenses 1.9 - Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro. 1 Tessalonicenses 1.10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

O comportamento determinado e corajoso da igreja em Tessalônica serviu de exemplo para as demais com um bom testemunho de fé e fidelidade com a palavra de Deus. A fé era um elemento motivador, como também tinham uma esperança acesa quanto a vinda do Senhor, como também eles fluíam o amor pelas almas. Isso tudo porque eram cristãos que recebiam a palavra e a praticavam transmitindo essa palavra para as almas pecadoras. Com toda humildade e compromisso com a palavra ele evangelizavam anunciando a todos as boas novas da salvação e por onde passavam deixavam um bom testemunho, o que é um exemplo para todos nós. Eram desse modo cumpridores da grande comissão deixada por Cristo, compromisso que foi estendido a toda igreja corpo, pois o sacrifício do Senhor foi para isso, ou seja, ganhar almas para a salvação. Nós eleitos de Deus temos essa responsabilidade e não podemos falhar como Israel falhou em testemunhar aos gentios. O fato de sermos eleitos de Deus, não tira de nós a responsabilidade do cumprimento da grande comissão. A salvação não é uma obra humana, mas sim uma obra do Espírito Santo, o qual foi enviado para nos comandar nesta missão tão gloriosa de como instrumentos dele, ganhar almas para o crescimento do reino de Deus. O entusiasmo que tinham e movidos por uma esperança real, quanto a vinda do Senhor, como também uma renúncia definitiva aos ídolos, com absoluta fidelidade a Deus, os faziam um povo eleito. Aguardavam com expectativa a vinda do Senhor que os livraria da ira futura, algo que todo cristão em nossos tempos deve se conscientizar. Portanto tendo essa expectativa não devemos ficar só aguardando, mas também trabalhando sempre ativos e perseverantes, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor. 

Elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui