Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 3 - O AVIVAMENTO NO NOVO TESTAMENTO


LIÇÃO 3 - O AVIVAMENTO NO NOVO TESTAMENTO

Texto Áureo: “Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”  (Jo 4.10)

Leitura Bíblica em Classe: João 4.7-15


Introdução: Como aprendemos na lição anterior sobre os avivamentos no antigo testamento, vimos que realmente aconteceram em algumas ocasiões, mas esporádicas, sem uma duração contínua. Ainda precedendo a vinda do Messias, havia os últimos personagens, tais como: Zacarias, o sacerdote veio a ser o pai de João Batista e Ana a sua esposa, os quais tinham vidas avivadas. Temos também Maria, que veio a ser a mãe biológica de Jesus e mais alguns personagens, que também eram vidas avivadas. Lembrando que vidas avivadas significam vidas vivas a serviço ativo e constantes no reino do Senhor. É preciso lembrar também que todos do antigo testamento, ainda não eram totalmente purificados, pelo simples motivo de não estarem livres do pecado original, pois o sangue de animais não removia esse pecado, e só o sangue de Cristo é que poderia fazer a expiação desse pecado. Tanto que todos os do antigo testamento que morreram na condição de salvos, não poderiam ir para o céu, por conta desse pecado original. Só depois da cruz, como está escrito é que Jesus levou estes que estavam confortavelmente nesse cativeiro chamado seol para o paraíso celestial. Todos que estavam nessa condição foram levados, porque foram fiéis ao Senhor mantendo a chama do avivamento no seu interior. Jesus já na sua missão sacrificial e plenamente avivado veio trazer ensinamentos da importância do avivamento individual para no pós cruz, todos os seus seguidores portassem a chama do avivamento dentro de si, pois era essencial para a obra a qual foram chamados. O cristão só será alguém avivado, se estiver vivo e constante na obra do Senhor, pois se não for assim precisa se despertar enquanto é dia, pois a noite já está vindo. 


1. UMA BARREIRA DE SUPERFICIALIDADE DEVERIA SER QUEBRADA ALI. 

João 4.7 - Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. João 4.8 - Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

No pós Cruz o ide de Jesus envolveria todo o mundo onde o evangelho deveria ser pregado a toda criatura sem acepção de pessoas. Os samaritanos são uma mistura de judeus com gentios. Isso aconteceu quando os assírios levaram o povo das dez tribos de Israel em cativeiros. Uma das táticas usadas pelos assírios foi enfraquecer a raça forçando os homens a separarem-se de suas mulheres e se juntarem com as pagãs e da mesma forma as mulheres israelitas foram forçadas a se juntarem com homens pagãos. Feito isso os filhos e filhas que eles tiveram com os ajuntamentos mistos, já perderam a pureza da raça e ficaram conhecidos e chamados de samaritanos. Como judeus e samaritanos eram conflitantes entre si, Jesus aproveita esse encontro com essa mulher samaritana, para quebrar uma barreira de superficialidade e abrir um diálogo, que foi fundamental na vida dessa mulher. Enquanto Jesus estava no espírito envolvido naquilo por qual Ele veio, que era antes de ser sacrificado pregar o evangelho, os seus discípulos estavam mais preocupados em saciar a sua fome física, não ficando nenhum deles com o Senhor. Quando voltaram e foram ter com Jesus tiveram que ouvir isso do Mestre, que negou aceitar a comida que lhe ofereceram: Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34. Jesus lhes disse: vocês precisam se avivar, ou seja, viver para priorizar o reino, pois a seara é grande e os obreiros são poucos.    

2. NÃO FOI POR ACASO ELE IR A SAMARIA QUEBRAR ESSA BARREIRA. 

João 4.9 - Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)? João 4.10 - Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4.11 - Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? João 4.12 - És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

Jesus também era considerado um rabino, ou seja um mestre conhecedor da lei, e não era comum, no caso um rabino, dirigir-se a uma mulher desconhecida, principalmente, uma samaritana. Jesus estava ali quebrando uma barreira entre judeus e samaritanos, colocando os costumes sociais de lado, pois o seu objetivo era a salvação de uma alma. Jesus quebra a barreira pedindo à mulher um pouco de água, o que a deixou surpresa pois o que estava acontecendo ali, não algo normal, o que despertou a sua curiosidade com relação ao seu pedido, pois antevia alguma intenção quando Ele começa a dialogar com ela

3. APÓS ESSA BARREIRA SER QUEBRADA JESUS OFERECE A ÁGUA VIVA.

João 4.13 - Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, João 4.14 - mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. João 4.15 - Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la.

Jesus ao dialogar com a mulher deixou-a bem interessada no Ele lhe falava, pois o assunto não era propriamente a água do poço, que o Senhor usou como introdução para iniciar a conversa, mas sim falar de algo espiritual que iria transformar essa mulher, que era a água viva. Nessa conversa ela iria conhecer coisas importantes para que houvesse um avivamento na sua vida. Ela saberia quem Ele era; que tinha algo essencial para lhe oferecer; e que aceitaria a sua oferta especial, ou seja, água viva, que era o oferecimento da vida eterna, caso ela aceitasse, e como vemos a oferta de Jesus, foi aceita por ela provocando um avivamento nessa mulher. A água que ela foi buscar a fonte era o poço, mas a água viva que lhe foi oferecida a fonte era Jesus, pois só Ele é a verdadeira fonte de água viva, que tira toda sequidão espiritual, provocando o avivamento verdadeiro. Quem se satisfaz com as coisas do mundo voltará a ter sede, pois elas não satisfazem a alma e sim o corpo, mas a água que Jesus oferece jamais terá sede outra vez, porque ela sacia toda sede da nossa alma. Ela não sabia a quem adorar, mas depois de se conscientizar da verdade e sair da ignorância, saberia que só existe um Deus a quem se deve adoração. Somente ao Senhor teu Deus adorará e a Ele servirás. Jesus trouxe o avivamento pregando o evangelho; os apóstolos estabeleceram avivamento com a sã doutrina e João com as revelações do Apocalipse mostra o destino dos que não buscaram se avivar para a vida eterna com o Senhor. 


Pastor Adilson Guilhermel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui