Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 11: A VISÃO DO TEMPLO E O MILÊNIO


Texto Áureo: ”E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” (Is 6.3)
Leitura Bíblica em Classe: Ezequiel 43.1-9
Introdução: O cenário desta escritura envolve o período pós grande tribulação, onde será erguido o Templo do Milênio, isto já com Cristo reinando sobre a terra. Este Templo é uma nova versão do Templo que foi profanado no ano 586 a.C., não se trata do Templo reformado por Herodes já no tempo de Cristo em sua missão salvífica, pois ali também não se manifestava a glória de Deus, como também não é o Templo construído na grande tribulação com o aval do anticristo, como também tal qual os outros será destruído até o final da grande tribulação. O novo Templo conforme a planta onde todas as suas medidas são mencionadas neste livro de Ezequiel será construído logo no início do reino de Cristo, já no milênio. É neste novo Templo que a glória do Senhor retornará ao santo dos santos. Certamente a arca da aliança que atualmente está oculta irá aparecer e será colocada no santo dos santos; lembrando que toda atividade nesse Templo será de caráter memorial, sem o sistema de sacrifícios, pois Cristo já fez o sacrifício perfeito e único derramando o seu sangue. 
1. O NOVO TEMPLO SERÁ O TRONO DE DEUS ONDE ESTARÁ A SUA GLÓRIA
Ezequiel 43.1 – Então, me levou à porta, à porta que olha para o caminho do oriente. Ezequiel 43.2 – E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.
O caminho ao Monte das Oliveiras, foi o caminho que Deus trilhou quando se retirou do Templo em Jerusalém na direção do monte das oliveiras. A Sua glória deixou o Templo motivada pelas condições abomináveis que ali se praticava, como idolatria e ocultismo. Pelo mesmo caminho que Deus se retira de um Templo profanado, Ele voltará no início do reino milenar para um Templo purificado. A Sua entrada nesse novo e purificado Templo, será algo que marcará o retorno da Glória para estar ali de uma forma definitiva, com um povo purificado e santo. Esse Templo representará a presença de Deus no meio do seu povo, nesse reino milenar. Este Templo será um ponto de encontro dos judeus onde deverão devotar todo respeito, não como uma construção qualquer, mas como um verdadeiro santuário onde estará presente a glória do Senhor. Já havia santuários diferentes, sendo o primeiro a ser confeccionado foi o tabernáculo no deserto; depois o Templo de Salomão, o qual foi parcialmente destruído pelos babilônios e antes dessa destruição, Ezequiel viu a glória de Deus partindo de lá. Os judeus ficaram sem Templo desde que o de Herodes que foi destruído em 70 d.C., porém eles voltarão a ter um Templo na tribulação, que será tomado pelo anticristo e no final destruído e, finalmente para os que se salvarem da tribulação, terão o Templo do milênio em definitivo, com Cristo no comando de tudo. 
2. DEUS ABANDONOU O VELHO TEMPLO E VOLTA PARA SEU NOVO TEMPLO
Ezequiel 43.3 – E o aspecto da visão que vi era como o da visão que eu tinha visto quando vim destruir a cidade; e eram as visões como a que vi junto ao rio Quebar; e caí sobre o meu rosto. Ezequiel 43.4 – E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta cuja face está para o lado do oriente. Ezequiel 43.5 – E levantou-me o Espírito e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo. Ezequiel 43.6 – E ouvi uma voz que me foi dirigida de dentro do templo; e um homem se pôs junto de mim
Ezequiel com essa nova visão, se recorda da visão anterior quando os babilônios vieram destruir o templo e a cidade, quando antes a glória do Senhor se retirou do templo para não mais retornar nos templos seguintes, ou seja o de Herodes e o da tribulação. Essa nova visão já é o Templo do Milênio, com a glória do Senhor retornando pelo mesmo trajeto quando se retirou do templo por volta do ano 586 a.C. A visão de Ezequiel quando a glória do Senhor se retirou do Templo, certamente foi uma visão que levou o profeta a uma grande tristeza, mas nessa segunda visão quando ele vê a glória do Senhor retornando ao novo templo, certamente o encheu de grande alegria e satisfação. Nesse retorno a visão é da glória do Senhor enchendo a casa, assim como foi na inauguração do tabernáculo no deserto, ou na inauguração do templo de Salomão. Nesses eventos a manifestação da glória do Senhor foi em caráter temporário, porém neste novo templo a sua glória será em caráter definitivo, pois Israel estará totalmente conscientizado e com devoção sincera, servirá ao Senhor com temor e tremor. 
3. DO SEU TEMPLO MILENAR DEUS REINARÁ SOBRE ISRAEL PARA SEMPRE
Ezequiel 43.7 – e me disse: Filho do homem, este é o lugar do meu trono e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos, Ezequiel 43.8 – pondo o seu umbral ao pé do meu umbral e a sua ombreira junto à minha ombreira, e havendo uma parede entre mim e entre eles; e contaminaram o meu santo nome com as suas abominações que faziam; por isso, eu os consumi na minha ira. Ezequiel 43.9 – Agora, lancem eles para longe de mim a sua prostituição e os cadáveres dos seus reis, e habitarei no meio deles para sempre.
Lembrando que nesse reino de mil anos, Satanás e todos os seus anjos caídos estarão presos e totalmente impedidos de tentar esse povo. Cristo reinará com vara de ferro, o que significa que não será admitido pecado no meio do povo e, quem pecar será punido com rigor. E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva. Zacarias 14:17. Povos da descendência de Abraão, tanto de Agar como Quetura, que aceitando Cristo com a mensagem do evangelho do reino, também deverão subir a Jerusalém de ano em ano e, caso desobedeçam o castigo, poderá ser a morte. E, se a família dos egípcios não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá sobre eles a praga com que o Senhor ferirá os gentios que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Este será o castigo do pecado dos egípcios e o castigo do pecado de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos. Zacarias 14:18,19. O novo Templo servindo também como um memorial será para que os israelitas entendam que os santuários de antes eram provisórios, com um sistema sacrificial incompleto, que apontava para a Cruz onde Cristo foi sacrificado consumando o sacrifício completo e eterno. Deveriam lembrar o quanto eles foram cegos com atitudes que contaminavam o nome santo do Senhor, com suas prostituições idólatras e abominações que provocavam a ira do Senhor. Agora com o novo templo já conscientizados dos seus erros, eles serão totalmente respeitosos em relação a este lugar santo onde estará a glória do Senhor. Deus só habita em templos puros e o templo da vez, somos nós, e isso exige que sejamos santos como Ele é Santo. Agora para que a glória do Senhor permaneça em nós é preciso termos uma vida purificada e santificada e isso só acontece se evitarmos o pecado doloso, que é o intencional. 
Pastor Adilson Guilhermel  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui