Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 05 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

LIÇÃO 05 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Texto Áureo: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” (Gl 5.25,26)

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 6.11-14; 1 João 2.15-17

Introdução: Em nossa caminhada de fé rumo a glória iremos sempre nos deparar com desafios, que se não vencidos podem nos desviar desse caminho de fé. E são três inimigos que a Bíblia identifica que usam de todos os meios para nos afastar de Deus; o Mundo, a Carne e o Diabo. Viver no Espírito é estar em constante conexão com Deus, guiados por Ele, pois quem é guiado pelo Espírito, este é filho de Deus. Para isso estar em harmonia é preciso ter fé em Cristo, adotando um comportamento que agrade o Senhor, tanto nos seus pensamentos, palavras e ações. Já o andar no Espírito significa cultivar os frutos do Espírito que são características morais e espirituais, como o amor, alegria, paz longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, manifestando isso em nosso dia a dia, demonstrando que Cristo vive em nós. A cobiça de vanglória é desejar ser reconhecido, ser honrado e admirado pelos outros, buscando exaltação própria, cheio de orgulho e inveja. Estas são atitudes que leva a irritação, ou seja, são pessoas tóxicas a qual a sua presença faz mal, que pode gerar ressentimentos, conflitos e rupturas no relacionamento. Temos que combater esses sentimentos usando de humildade, reconhecendo que somos dependentes de Deus e nunca esquecendo que por mais que sejamos usados pelo Senhor, a glória é sempre para Ele.

 

1. O PRIMEIRO INIMIGO DO CRISTÃO É O MUNDO.

1 João 2.15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

1 João 2.16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2.17 -  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

O primeiro inimigo é o (Mundo), não o mundo geográfico e si, que é maravilhoso, pois se trata da criação de Deus, mas sim o mundo do mundanismo, do pecado dentro da sua diversidade, onde influências externas afastam o cristão da presença do Senhor. A diversidade de prazeres que o mundo oferece são pratos que o Diabo oferece e muitos acabam se alimentando dando a sua carne aquilo que a satisfaz, com coisas que são contrárias a vida em Cristo. Os valores pecaminosos do mundo podem levar o cristão a negar seus princípios e crenças e quem chegar a esse estágio começa a colocar em risco a sua salvação. A concupiscência da carne é um termo que se refere a desejos impuros e imoderados, relacionado ao corpo físico. Entre eles estão às coisas viciantes que aprisionam uma vida, com desejos incontrolados, que distanciam o cristão de Deus e leva a uma degradação moral e espiritual. A concupiscência dos olhos está voltada aos vários tipos de desejos dentro daquilo que vê e cobiça, seja de ordem material, como também coisas físicas que envolvem sexualidade, adultério, fornicação e coisas abomináveis contrários a natureza. A soberba da vida seria a exaltação do próprio ego, ou seja, pessoas egocêntricas, orgulhosas, que se acham autossuficientes. Esta é uma atitude que se leva a crer numa independência de Deus, como também se achando superiores aos outros e desprezo pelo seu próximo. Esses comportamentos não procedem do Pai, mas sim do mundo. Contrastando com tudo isso o que Deus nos oferece é uma vida nova em Cristo, sem vestígios do velho homem, libertos do poder do pecado e da influência do mundo. Muitos se esquecem que o mundo passa, com suas riquezas, prazeres e mais coisas que ele oferece, porém, são passageiros e perdem os seus encantos de uma hora para outra. A sua concupiscência, que envolve desejos e paixões mundanas, também são coisas passageiras e perdem seus encantos a qualquer momento. Mas uma coisa que não acaba e que só aqueles obedientes à vontade de Deus usufruem é a fé, o amor, a comunhão com Deus, que são coisas que transcende o tempo e o espaço, garantindo-nos uma vida eterna no seu estado pleno. O cristão não deve se apegar as coisas do mundo, mas sim buscar sempre a vontade de Deus, mantendo uma esperança viva, superando todas as adversidades para chegar e alcançar a vida eterna com o Senhor. João 12.25 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.

 

2. O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO É A CARNE

Romanos 6.13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade, mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6.14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

O segundo inimigo é a (Carne) - a carne se trata na natureza humana pecaminosa, inclinada para o mal e separada de Deus, pois os que praticam as coisas da carne não podem agradar a Deus. A carne vive em luta com o espírito, e o espírito contra a carne como diz a palavra e, a alma é o pêndulo entre os dois. Significa que se a carne for mais forte a alma se inclina para ela; e se o espírito for mais forte a alma se inclina para ele. Isso envolve o nível de espiritualidade de cada um. A carne representa a natureza pecaminosa presente em cada indivíduo, que o inclina para saciar desejos e ações contrárias a vontade divina. Para o cristão a carne deve fazer parte da velha natureza que foi enterrada e não pode mais ser desenterrada, porque é algo corrompido pelo pecado que deve se mantiver assim para não vir mais manifestar desejos abomináveis e tendências pecaminosas. O cristão tem que vigiar, pois ela é fraca, se não for contida não resistirá as tentações à prática do pecado. Ela é egoísta, pois busca a própria satisfação, sem discernir o certo e o errado, como também ignora a vontade de Deus. A carne impulsionada pela alma nutre cobiça, impureza, inveja, gula e muito mais, como também envolve mais coisas negativas, pois é levada a dúvidas, medos, incredulidade e também se insurge em ações que prejudicam como mentiras, roubos, adultério, calúnias que não podem fazer parte da vida do cristão. Quem vive na carne está afastado de Deus, longe de uma vida de santidade, o que impede o cristão de um relacionamento essencial com Deus. Ao se manter assim, não há possibilidade de crescer na fé e alcançar a maturidade espiritual. Para vencer a carne é necessário que se mortifique os desejos e paixões da carne e ter uma renovação mental mudando as suas atitudes para estar conforme os ensinamentos da palavra de Deus. É preciso ser guiado pelo Espírito Santo, pois todos guiados pelo Espírito, é que são filhos de Deus.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.41.

 

3. O TERCEIRO INIMIGO DO CRISTÃO É O DIABO

Romanos 6.11- Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.12- Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;

O terceiro deles é o (Diabo), o qual é um ser real e pessoal, sendo ele inimigo de Deus, também o é, de cada um de nós. Seus ardis usados para tentar nos desviar de Deus são através da tentação, do engano e da mentira. A Bíblia o chama de diabo que significa acusador e de Satanás que significa adversário e outros nomes. Nossa principal arma contra o Diabo é a fé em Jesus Cristo, como também a oração, a palavra e comunhão com os outros cristãos. O Diabo, também chamado de Satanás, é o principal inimigo de Deus e da humanidade e destila esse ódio de várias maneiras a qual precisamos estar atentos e vigiando. Ele usa de tentações para induzir o cristão ao pecado, com sugestões, promessas enganosas e armadilhas. Sendo o pai da mentira, ele se transforma em anjo de luz, se personificando em pregadores que distorcem a verdade e semeia dúvidas na mente do cristão para desviá-lo da fé. Ele também pode agir oprimindo pessoas entrando na área psicossomática, causando sofrimento físico, emocional e espiritual a fim de afastá-lo de Deus. São desafios que temos que enfrentar em nossa caminhada de fé, mas é importante lembrar que Cristo já o derrotou lá no Calvário e nos deu poder para enfrentá-lo e vencer, pois maior é o que está em nós, do que aquele que está no mundo. Não estamos sozinhos nesta batalha, pois Deus está sempre ao nosso lado para nos fortalecer, encorajar e nos guiar.

Tiago 4:7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. 

 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui