Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 06 - IGREJA - ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

 

Lição 06 – Igreja: Organismo e Organização

TEXTO ÁUREO: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” (At 6.3)

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Atos 6.1-7

Introdução: Igreja organismo é uma só, pois se trata do corpo de Cristo, cujo qual é a cabeça desse corpo. Ela é comparada a um organismo vivo em alguns versículos da bíblia. Comparada por Paulo como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, embora muitos formassem um só corpo, assim também é a igreja organismo de Cristo. A bíblia diz que todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, e todos fomos feitos beber de um só Espírito. Como o corpo humano é composto de partes diferentes e todas essas partes trabalham juntas para o bom funcionamento do corpo, assim também é a igreja organismo composta de muitos membros e todos trabalham juntos como o único propósito de servir a Deus para a sua Glória. Não importando à denominação, a igreja é um só corpo e não muitos. Ela é composta de muitos membros diferentes, com diferentes dons e habilidades e todos dependem um dos outros para que tudo funcione dentro da vontade de Deus. Ela é um organismo ativo que deve estar crescendo e se multiplicando com um organismo vivo e não uma organização morta. Sendo a igreja um organismo vivo, composto de vários membros, necessariamente ela precisa de organização para funcionar de uma maneira harmoniosa e eficaz. Para isso precisa de um corpo de obreiros, com uma liderança, formada por pastores, presbíteros e diáconos.

1. A IGREJA ORGANISMO SEM ORGANIZAÇÃO ACABA EM DESORDEM.

Atos 6.1 – Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Atos 6.2 – E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

A igreja organismo apresentava discordância entre alguns membros, o que trazia sérias conseqüências prejudiciais entre eles. Isto porque, a igreja organismo precisava ser organizada, pois havia um crescimento diário que não podia ser ignorado. Como organização, a igreja é caracterizada por: estrutura com liderança formada por pastores, presbíteros e demais ofícios, pois o povo sem líderes fica desordenado, e a igreja organismo precisa de ordem e decência. São várias atividades para a igreja atuar e isso requer organização. É preciso também ter disciplina, para tratar com membros que pequem. Tanto a igreja organismo como a igreja organização, envolve características essenciais para o cumprimento nas ações missionárias ordenadas pelo Senhor Jesus Cristo.

2. A IGREJA ORGANISMO DEVE SER ORGANIZADA COM GENTE SÉRIA.

Atos 6.3 – Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6.4 – Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6.5 – E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6.6 – e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

Havia contendas na área social entre viúvas de língua grega e as hebreias, pois estas últimas eram mais beneficiadas, o caracterizava certa injustiça. Tudo isso sobrecarregava os apóstolos que estar voltados para o doutrinamento dos novos convertidos. Para resolver essa situação, eles resolveram se organizar separando varões qualificados para esse importante trabalho, o qual traria um alívio para os apóstolos exercerem o seu apostolado. Como vemos, eles escolheram irmãos cheios do Espírito Santo, dotados de sabedoria para a função de diáconos, para cuidarem de todos os serviços que estavam ocupando os apóstolos. O líder não pode se ocupar com outras coisas, a não ser das orações e do ministério da palavra, pois é para isso que ele é chamado por Cristo. Esse é o seu ofício exclusivo para cuidar da igreja organismo como um verdadeiro doutrinador. Um líder não pode querer ser tudo na igreja, pois cada um tem o seu lugar no contexto de corpo de Cristo.

3. A IGREJA ORGANISMO COM ORDEM O RESULTADO É CRESCIMENTO

Atos 6.7 – E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.

Com a igreja organismo organizada o resultado não poderia ser diferente, pois é assim que a palavra de Deus nos orienta. Aqui temos uma bela visão de simplicidade e do fervor da Igreja Primitiva. A Ministração de auxílio material, a escolha de homens piedosos para atenderem as questões seculares, principalmente em relação à parte secular, a importância da oração e do ministério da Palavra; e os apóstolos reconhecendo o direito das pessoas é ótimo. Tudo é tão espiritual e tão conforme as operações do Espírito Santo, o qual é o guia da igreja, para conduzi-la de uma maneira uniforme e organizada e, para que tudo funcione, é preciso uma conscientização de toda igreja organismo para ser assim em todo tempo e, não de outra maneira.

 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui