Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 10 - A CEIA DO SENHOR - A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA

 LIÇÃO 10 - A CEIA DO SENHOR - A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA

Texto Áureo: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.” (1 Co 11.26)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 11.17-34

Introdução: A Ceia do Senhor, também conhecida como Santa Ceia, é a segunda ordenança da Igreja instituída pelo Senhor na noite em que foi traído. Ela tem como significado, ser um memorial da morte sacrifical de Jesus, onde o pão simboliza o seu corpo e o vinho simboliza o seu sangue derramado pelos nossos pecados. O pão simbolizando o corpo foi partido por nossos pecados e o vinho que simboliza o seu sangue que foi derramado para a expiação dos nossos pecados. O ato de comer o pão e beber do cálice deve ser feito continuamente na igreja até que Ele venha na parousia. Quando participamos desse momento especial que envolve o rito da Ceia estamos anunciando a morte do Senhor, estamos nos conscientizando e lembrando o sofrimento de Cristo ao nosso favor e seu eminente retorno, quando seremos transladados para irmos ao seu encontro.  

1. A CEIA DO SENHOR EXIGE ORGANIZAÇÃO
1 Coríntios 11.17  Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 1 Coríntios 11.18  Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. 1 Coríntios 11.19  E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. 1 Coríntios 11.20  De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 1 Coríntios 11.21  Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. 1 Coríntios 11.22  Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.
A exortação do apóstolo Paulo aos cristãos em coríntios foi de um caráter enérgico, dado as condições de desordem no chamado banquete de amor que precedia a ceia. O cenário dos participantes era de tumulto e ostentação e rivalidades entre os irmãos reunidos. Nesse banquete que precedia a ceia, cada um trazia o seu próprio alimento que era juntado aos dos demais e por todos compartilhados, isso em outras igrejas. Porém, em Corinto, cada família ou grupo ficava com o seu e, dessa forma, era feita distinção entre os ricos e os pobres. Isso era muito constrangedor e humilhante para com os menos favorecidos e causava mágoas e tristezas nesses irmãos, atitude essa, que prejudicava o ambiente da ceia do Senhor, o qual deveria haver toda uma reverência. Na realidade este banquete pré-ceia, não era de agrado do Senhor e não deveria mais ser promovido, visto que só gerava confusão. Por isso o Senhor diz para que o fizessem em suas casas e não na igreja, pois a igreja, principalmente no dia da ceia, é um lugar de comunhão espiritual totalmente voltada para essa ordenança do Senhor. Se estivessem participando desta pré-ceia de uma forma organizada, certamente não sofreriam essa repreensão do Senhor, mas as suas atitudes não estavam seguindo o verdadeiro propósito da Ceia. 
2. A CEIA DO SENHOR EXIGE DISCERNIMENTO
1 Coríntios 11.23  Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 1 Coríntios 11.24  E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 1 Coríntios 11.25  Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.  1 Coríntios 11.26  Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 1 Coríntios 11.27  Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Nunca participe da Ceia do Senhor sem estar preparado para tal. Observa-se que o apóstolo recebeu as palavras da instituição da ceia por meio de uma revelação direta. A bíblia diz que o apóstolo Paulo antes de assumir o seu apostolado permaneceu no deserto da Arábia por cerca de três anos sendo preparado, o mesmo tempo que os demais apóstolos também permaneceram com Cristo durante o seu ministério. Essa sua permanência no deserto da Judeia envolveu um retiro espiritual e aprendizado após a sua conversão. A ceia tem por finalidade não somente comemorar o ato vitorioso de Cristo no Calvário, mas, também ajudar-nos espiritualmente a incorporar em nós a própria vida e a morte do Senhor, de maneira que possamos realmente ter sido crucificados com Ele. Apesar de estarmos vivos, isso realmente aconteceu conosco no âmbito espiritual, para conhecermos o poder da sua ressurreição, e a participação dos seus sofrimentos, tornando-nos semelhante a Ele na sua morte. Não podemos nos contentar a ter um conhecimento superficial de Cristo e sim desejar conhecê-lo de uma forma profunda e pessoal, compreendendo sua natureza, seus ensinamentos e seu caráter. A ressurreição de Cristo garante a vitória sobre a morte e o pecado, e devemos desejar experimentar essa vitória em nossa vida diária. Nós cremos que o pão e o vinho simplesmente simbolizam o corpo e o sangue do Senhor e não aceitamos nenhum outro pensamento, além disso; a participação na Ceia é uma parte importante da nossa adoração ao Senhor e a presença de Cristo, nos fortalece espiritualmente, daí, a necessidade de levarmos isso mensalmente a sério.  
3. A CEIA DO SENHOR EXIGE CONSCIENTIZAÇÃO
1 Coríntios 11.28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 1 Coríntios 11.29  Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 1 Coríntios 11.30  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 1 Coríntios 11.31  Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 1 Coríntios 11.32  Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11.33  Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 1 Coríntios 11.34  Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.
Haverá o juízo divino para quem participar da ceia indignamente, pois cada um é responsável pelos seus atos. O comportamento do participante da ceia deve estar cônscio da sua condição espiritual, fazendo um exame introspectivo para saber se é digno de comer do pão e beber do cálice. Se não discernimos o corpo de Cristo, a unidade da igreja fica perturbada e obscura, pois se há dissensão tornamo-nos passíveis de condenação. Se nos julgarmos a nós mesmos e nos colocarmos na posição ordenada pelo Senhor, estaremos livres do julgamento e do castigo divino. A participação na ceia feita como se fosse algo comum e sem pensar no seu significado, como também em pecado, se fazem culpados do corpo do sangue do Senhor. Não é admissível tratar de forma irreverente os símbolos do sacrifício de Cristo que é o seu corpo e o seu sangue que foi derramado ao nosso favor é algo de extrema gravidade. Ninguém pode participar da Ceia sem reconhecer e aceitar o sacrifício de Cristo na cruz. Tampouco querer participar com a vida errada forçando uma situação sem arrependimento. Participar indignamente é não honrar o corpo de Cristo, sacrificado pelos nossos pecados. Participar como se fosse uma refeição comum é ignorar a santidade exigida para esse ritual santo. Assim fazendo estavam comendo e bebendo para sua própria condenação que é algo gravíssimo. Embora sendo algo grave não envolvesse a condenação eterna desde que houvesse arrependimento, mas isso não os livrava de ficar fracos e doentes, como também a morte. Essa repreensão exalta a seriedade que envolve o culto de Ceia, pois não é algo inexpressivo, mas sim um rito ordenado por Cristo, para estar participando em memória dEle. O único meio de escapar desses juízos é antes de tomarem a Ceia, se consertarem com um quebrantamento sincero seguido de arrependimento para não serem julgados pelo Senhor.

Pastor Adilson Guilhermel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui