Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

ADSENSE

LIÇÃO 12 - A CORAGEM DO APÓSTOLO PAULO DIANTE DA MORTE

 

LIÇÃO 12 - A CORAGEM DO APÓSTOLO PAULO DIANTE DA MORTE

 LIÇÃO 12 - A CORAGEM DO APÓSTOLO PAULO DIANTE DA MORTE

Texto Áureo: “E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal.” (2 Co 4.11)

Leitura Bíblica em Classe: Atos 21.7-15


Introdução: Ao nos convertermos a Cristo passamos a ser a igreja militante e, assim sendo, a nossa luta não é mais contra a carne e o sangue, mas contra as entidades malignas deste mundo tenebroso. Todo cristão necessariamente deve ser um militante na obra do Senhor, pois se assim não for, não serve para ser seu discípulo. Todos nós como vaso devemos estar limpo e disponível para servir ao Senhor, dentro daquilo a qual Ele nos direciona. Ao cristão militante não foi prometido uma vida fácil, mas sim uma vida de combate com as forças das trevas, e aquele que realmente militar legitimamente, não se embaraça com as coisas dessa vida. Todo aquele que prega e evangeliza torna-se o alvo mais visado por Satanás, o qual vai usar de todos os meios e também pessoas para tentar nos fazer parar. Daí, a necessidade de como vasos dependermos do poder de Deus, pois não temos força própria para esses confrontos, pois é o Senhor que peleja por nós. Deus permite que haja tripulações, mas isso é para nos fazer crescer espiritualmente, pois Deus faz dos fracos gigantes na fé. Deus permite as provas até onde podemos suportar, e após passado vem também o escape e assim Cristo é glorificado. A igreja não generalizando, não faz idéia do preço que um pastor paga a fim de ser fiel ao Senhor e de servir a eles. 

1. PAULO NÃO TINHA MEDO DE MORRER PELO NOME DE CRISTO.

Atos 21.7 - E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia. Atos 21.8 - No dia seguinte, partindo dali, Paulo e nós, que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que um dos sete, ficamos com ele. Atos 21.9 - Tinha este quatro filhas donzelas, que profetizavam.

Paulo através de uma profecia do profeta Ágabo, já sabia o que o aguardava quando chegasse a Jerusalém, porém ele não retrocedia nos seus objetivos dirigidos pelo Espírito Santo. Não retrocede, pois quem tem a direção do Espírito nunca vai se intimidar por algo que possa lhe acontecer, mesmo que seja o risco de ser morto. Antes de ir para Jerusalém, Paulo passa por alguns lugares, numa espécie de despedida, pois sabendo o que o aguardava, não tinha esperança de voltar a vê-los. Ficou com alguns irmãos algum tempo na casa do Evangelista Filipe, onde também residia as suas três filhas, que tinham o dom profético. Esse tempo que passou ali numa linda comunhão foi muito importante para se revestir para seguir a sua jornada a Jerusalém, jornada esta, que só pessoas de muita coragem seguiriam em frente. Fazer missão para o Senhor não é para cristão frouxo, pois a coragem deve falar mais alto para que tenha êxito e glorifique o nome do Senhor. 

2. PAULO SEGUIA MESMO SABENDO DOS PERIGOS À SUA FRENTE.

Atos 21.10 - E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; 11 - e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo; Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios. Atos 21.12 - E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subissem a Jerusalém.

A palavra diz que mais importa obedecer a Deus, do que aos homens. Paulo recebeu o alerta por parte do profeta Ágabo do que lhe acontecia quando chegasse a Jerusalém, porém nada podia intimidá-lo, pois a sua coragem e o destemor de morrer pela causa de Cristo, o fazia prosseguir. Os seus cooperadores que o acompanhavam ao tomar conhecimento do perigo de morte que o aguardava em Jerusalém, tentaram demovê-lo a não prosseguir nesta caminhada tão temida por eles, mas não temida por Paulo. Paulo disse que viver é Cristo e morrer é lucro, pois em nenhum momento temeu a morte, pois sabia que se ela chegasse, imediatamente estaria nas regiões celestiais na presença daquele que disse ser ele um vaso escolhido. 

3. PAULO CHEIO DE CORAGEM PROCURAVA ENCORAJAR IRMÃOS.

Atos 21.13 - Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Atos 21.14 - E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor! Atos 21.15 - Depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.

Paulo era dotado de uma fé confiante em Cristo, sendo esta uma fé que todo cristão deveria ter, mas que nem todos tem. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus e o cristão que não testemunha a sua fé, na realidade vive na incredulidade, o que é algo vergonhoso para aquele que se diz cristão. Paulo sabia dos sofrimentos de Cristo que superando e suportando toda dor se saiu vencedor na Cruz e que o Senhor deu condições para os seus seguidores também, pois estaria com eles todos dos dias até a consumação dos séculos. Jesus venceu o mundo, a carne e o Diabo e nos deu condições também para vencermos, por isso que somos mais do que vencedores se estivermos em Cristo Jesus. 

Comentário elaborado exclusivamente pelo texto bíblico da lição.

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui