Translate

ESTEJA JUNTO COMIGO NESTA OBRA.

É importante apoiarmos iniciativas que contribuem para a propagação da Palavra de Deus. Esta obra, em particular, tem sido muito importante, pois visa dar subsídios da Lição Bíblica para a Escola Biblica Dominical. Sinto-me feliz em poder fazer a minha parte para ajudar esta obra a alcançar seus objetivos. Faça parte desta obra e ajude a espalhar a Palavra de Deus! Caso queira contribuir com uma oferta use PIX Cel. 997518304 . It is important that we support initiatives that contribute to the spread of the Word of God. This work, in particular, has been very important, as it aims to provide information on the Bible Lesson for the Sunday School. I feel happy to be able to do my part to help this work achieve its goals. Be part of this work and help spread the Word of God! If you want to contribute to an offer, use PIX Cel. 997518304 . https://www.paypal.com/donate/?hosted_button_id=NNAE7UM5Y5MDN

Contributions to this missionary work

LIÇÃO 11 - O ZELO DE PAULO PELA SÃ DOUTRINA

 LIÇÃO 11 - O ZELO DE PAULO PELA SÃ DOUTRINA

Texto Áureo:  “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Tm 4.16)

Leitura Bíblica em Classe: 1 Timóteo 6.3-6,11; 2 Timóteo 3.14-17

Introdução: O apóstolo Paulo foi um grande propagador e defensor da sã doutrina. Doutrina essa, a qual ele recebeu do Espírito Santo, ao ditar ao seu amanuense essas revelações instrutivas para a igreja corpo do Senhor. Estas doutrinas é que dão o crescimento espiritual a cada cristão que a recebe, desde que a  coloque em prática em sua vida. Nem todos suportam a sã doutrina, pois como a palavra diz que alguns têm comichão nos ouvidos e preferem dar ouvidos às fábulas. Como Satanás sabe disso, ele consegue levantar vários pregadores que propagam a anti doutrina, com fábulas e enganos, com interesses próprios trazendo grandes prejuízos a igreja do Senhor, pois são mestres em iludir os incautos, trazendo-os para si. Nesse caso eles conseguem muitos adeptos para serem explorados, pois o Diabo contribui muito para que as suas supostas casas de culto que chamam de templo, estejam sempre lotadas. Já as igrejas que preservam a sã doutrina sofrem grandes resistências das entidades das trevas, mas são exortadas a perseverar na fé, pois Deus não quer quantidade, mas qualidade. 

1. CARACTERÍSTICAS DOS FALSOS MESTRES A SEREM NOTADAS E REPUDIADAS. 

1 Timóteo 6.3 - Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade. 1 Timóteo 6.4 - é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 1 Timóteo 6.5 - contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade. cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.

Paulo através desta carta ensina os seus cooperadores e principalmente a Timóteo, a lidar com falsos mestres que se infiltravam nas igrejas locais com ensinamentos não condizentes com a palavra de Deus. As características desse tipo de gente, é que não são fiéis a sã doutrina e os ensinamentos segundo a piedade. A igreja precisa manter-se por padrão doutrinário as sãs palavras, as quais só elas tem realmente o poder de promover a edificação dos cristãos que fazem parte do corpo de Cristo. Outra características dessas pessoas é que são soberbos e orgulhosos sem qualquer vestígio de humildade, ensinando coisas infundadas sem qualquer efeito positivo e sim negativos nos que os ouvem. Desse modo, quem os seguem deixam de se alimentar espiritualmente com as sãs palavras e acabam se tornando doentes espirituais. 

2. QUEM BUSCA RIQUEZA ATRAVÉS DA OBRA TEM AUSÊNCIA DE ESPIRITUALIDADE.

1 Timóteo 6.6 - Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Timóteo é exortado por Paulo a fugir dessas coisas, ou seja, de maneira alguma praticar qualquer coisa similar ao que esses praticavam. Muitos usam de uma falsa piedade a sua profissão de fé cristã, mas como meio de explorar a fé dos incautos, pois o deus desses é Mamon o deus do dinheiro. Desse modo fazem do seu falso ministério um meio de ganhar dinheiro sendo isso combatido por Paulo com muita veemência, pois um ministério não pode ser um negócio religioso. Paulo com todo o direito que tinha de ser sustentado pela igreja, em algumas vezes para evitar murmurações a seu respeito, recusava receber qualquer ajuda nesse sentido. Em todos os tempos e com mais intensidade em nossos tempos é muito triste ver vários charlatões explorando com heresias pessoas ingênuas, prometendo coisas sem base bíblica, descaradamente para tomar o dinheiro do povo. 

3. A FIDELIDADE COM AS ESCRITURAS É A BASE QUE NOS CONDUZ A SALVAÇÃO. 

2 Timóteo 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 2 Timóteo 3.15 - E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

A bíblia com os seus escritos sagrados é constituída de letras, que se meditadas e inspiradas pelo Espírito Santo se tornam letras vivas. Portanto, por mais conhecimento que temos da palavra de Deus, em hipótese alguma não podemos nos considerar conhecedores profundos de toda a bíblia, pois ela é um livro de revelações vindas pelo Espírito Santo. Timóteo desde a sua infância recebia dos pais os ensinamentos das sagradas letras, que na realidade se tratavam dos livros que forma o pentateuco. Também aprendeu muito com o apóstolo Paulo sendo assim preparado e capacitado para exercer o ministério pastoral. Muitos se tornam pastor por conta própria e levantam ministérios que não tem nada direcionado por Cristo, ignorando assim, que darão conta da sua estupidez, pois sem um preparo teológico e chamada de Cristo, não podem exercer esse ofício. 

4. TODA ESCRITURA SAGRADA SENDO INSPIRADA PODE MUITO EM SEUS EFEITOS.

2 Timóteo 3.16 - Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. 2 Timóteo 3.17- para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruido para toda boa obra.

Toda palavra de Deus na completude das escrituras são verdadeiras e confiáveis, pois são inspiradas por Deus. Temos testemunhos próprios dos seus efeitos transformadores e aperfeiçoadores em nossas vidas são reais. Ela tem vários autores que a escreveram em tempos e lugares diferentes, mas o autor principal foi o Espírito Santo que inspirou esses homens para que ela atingisse a sua completude. Os proveitos das escrituras não são infindáveis, através da doutrina correta, que mostra a sua verdade incontestável, para assim corrigir, disciplinar, endireitar, promovendo mudança de vida. O conhecimento que alguém acha que tem, se não promover com o seu doutrinamento mudança de vida de uma pessoa, é algo inútil. Deus quer que todos tenham entendimento sobre Ele, pois quem não tem por falta de conhecer a verdade, corre sérios riscos de cair nas mãos do Diabo. Em Oséias diz: o meu povo perece por falta de conhecimento, pois quem deveria instruí-los falhou nesse sentido. O estudo das escrituras produz o aperfeiçoamento espiritual preparando o cristão para evitar as várias armadilhas satânicas em sua caminhada. 

Os comentários são elaborados exclusivamente pelos textos bíblicos da lição. 

Pastor Adilson Guilhermel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com o Pastor

Os subsídios de lições bíblicas são uma ferramenta valiosa que pode ajudar os professores a preparar e ministrar aulas mais eficazes. Ao escolher o subsídio mais adequado e usá-lo de forma criativa, você poderá ajudar seus alunos a crescer na fé e no conhecimento da Bíblia. Pastor Adilson Guilhermel

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

VISÃO MISSIONÁRIA


Faça sua busca aqui