EBD Esboços

Home         Agenda         EBD         Sermões         Contato
 

Lição 4 - O Altar do Holocausto
Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2019
- CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 28 de Abril de 2019.
TEXTO ÁUREO
: "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.” (Hb 10.22)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
- Êxodo 27.1,2,6,7 

Introdução: Cristo nos deu acesso a presença de Deus, mas esse acesso exige uma preparação espiritual para que haja uma comunhão perfeita com o Senhor. Os sacerdotes da Antiga Aliança tinham que passar por vários rituais de purificação, principalmente o Sumo Sacerdote, o único que tinha permissão para passar pelo véu e entrar no lugar santíssimo no dia da expiação. Já o cristão da nova aliança deve ter um coração puro e consciência limpa para entrar na presença de Deus e, isso foi propiciado, porque Cristo rasgou o véu de alto abaixo, para que tivéssemos esse acesso. (Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Efésios 2:18).

QUAL A FINALIDADE E O QUE REPRESENTA O ALTAR DO HOLOCAUSTO

1. No altar se sacrificava as vítimas inocentes no lugar de pecadores culpados.
Êxodo 27.1 - Farás também o altar de madeira de cetim; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados, a largura (será quadrado o altar), e três côvados, a sua altura.

Havia dois altares no Tabernáculo: o altar de ouro do incenso e o altar de bronze. O altar do incenso ficava no lugar santo, com acesso somente aos sacerdotes. Nesse altar se queimava substância aromática que simbolizava as orações que subiam como cheiro agradável as narinas de Deus. Já o altar do holocausto ficava no átrio, bem na entrada do Tabernáculo, sendo que era o lugar de sacrificar os animais, os quais eram vítimas inocentes que eram mortas no lugar dos pecadores culpados, para expiação dos seus pecados. Esse altar apontava para a Cruz onde Cristo a vítima inocente foi levada como um Cordeiro para o matadouro e tosquiado vivo por nós. O altar apontava para a Cruz do Calvário, onde tudo que o altar de bronze prenunciava foi cumprido. O primeiro altar (bronze) localizado no pátio representa a obra que Jesus fez por nós, ao passo que o segundo altar (ouro) localizado no lugar santo representa a obra que Ele está fazendo agora por nós, como Sumo Sacerdote à destra do Deus Pai. O primeiro representa a Sua humilhação e o segundo a Sua exaltação. É importante entender sobre os dois altares; o do holocausto e o definitivo; a Cruz, onde o Cordeiro de Deus (Cristo) foi sacrificado. Portanto não é correto chamar as plataformas elevadas na Igreja organização de altar. Esse lugar na Igreja chama-se púlpito e a tribuna onde se coloca a bíblia é uma extensão do púlpito. Isso porque altar é lugar de sacrifício e, o último altar foi a cruz. (E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim - Neemias 8:4).

2. Os chifres simbolizam poder de Deus para a salvação nos quatro evangelhos.

Êxodo 27.2 - E farás as suas pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas serão uma só peça com o mesmo, e o cobrirás de cobre.

Os quatro chifres além de fazer parte do ritual de sangue no altar do holocausto também serviam como proteção provisória para algum infrator. Fazendo uma interpretação do texto observamos que as quatro pontas do altar estavam direcionadas para os quatro pontos cardeais da terra, significando que não seria apenas uma salvação localizada, mas que ela se estenderia para os quatro cantos da terra através dos quatro evangelhos, os quais seriam pregados por todos os mensageiros divinos. (“Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego” Romanos 1.16).

3. Os varais de bronze apontam para o fato de sermos forasteiros e peregrinos.

Êxodo 27.6 - Farás também varais para o altar, varais de madeira de cetim, e os cobrirás de cobre.

Os varais eram usados para transportar o altar do holocausto toda vez que a coluna de nuvem e fogo se movimentava. Isso foi uma constante em todas as peregrinações do povo de Israel em sua jornada de quarenta anos pelo deserto. As varas simbolizavam também as peregrinações, as caminhadas e jornadas pelo deserto rumo à terra prometida. Elas apontavam para uma revelação de que Cristo e sua Igreja são peregrinos e forasteiros na terra, não tendo nenhuma cidade permanente, mas buscando a que há de vir, onde é o nosso descanso. As varas eram feitas de madeira de acácia revestidas de bronze. Essa madeira de acácia representa a humanidade perfeita e incorruptível de Cristo. A madeira (humanidade) revestida de bronze indica o juízo que estava por vir sobre Jesus Cristo, o qual foi julgado por nosso pecado. (Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma; 1 Pedro 2:11).  

4. O altar era levado para purificação constante, como nós também precisamos.

Êxodo 27.7 - E os varais se meterão nas argolas, de maneira que os varais estejam de ambos os lados do altar quando for levado.

Os varais passavam pelas argolas colocadas nas laterais do altar para que fosse carregado de uma forma segura e também pelo fato desse altar ser pesado. Os hebreus em toda sua caminhada tinham que recorrer ao altar do holocausto para aliviar as suas culpas oferecendo sacrifícios de animais para se aproximarem de Deus. A igreja em sua caminhada também precisa ir sempre ao único altar que possuímos hoje em dia, que é o próprio Cristo, o qual carrega em seu corpo glorificado às feridas da cruz. A bíblia diz que se dissermos que não temos pecados somos considerados mentirosos daí, a necessidade de sempre confessarmos os nossos pecados, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e, o sangue Dele nos purifica de todo o pecado.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

 
Quer ajudar a propagar esta obra? Clique no botão acima e faça uma doação.
 

ASSEMBLÉIA DE DEUS - Ministério Redenção -  Rua Frei Gaspar n° 3255 - Cidade Náutica São Vicente - São Paulo 
 Cultos: quarta, sexta e domingo a partir das 19h30. - Escola Dominical às 9h30
Sejam Bem-vindos. 
 
Contato com o Pastor Adilson