Escola Dominical - Esboços EBD
Home       Agenda       EBD       Sermões       Contato
Lições Bíblicas Professor, 3° Trimestre de 2019, Adultos – CPAD
Título: Tempo, Bens e Talentos
Subtítulo: Sendo Mordomo fiel e prudente com as coisas que Deus nos tem dado.
 

Lição 8 - A Mordomia do Tempo
Texto Áureo
: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus." (Ef 5.15,16)
Leitura Bíblica em Classe
: Eclesiastes 3.1-8 

Introdução: No ciclo da vida somente só um insensato deixa-se levar pelos cursos negativos, que nesses ciclos estão incluídos. É preciso ser sábio para definirmos o nosso curso para aproveitarmos as oportunidades que o ciclo positivo da vida nos oferece. O planejamento de vida é importante para sabermos lidar com os acontecimentos inesperados que pode surgir a cada dia. Devemos aproveitar o tempo que Deus nos dá de folego de vida para não desperdiçarmos oportunidades de fazer o que é bom, tanto para nós, como para os nossos próximos. Também não podemos esquecer-nos de cumprir a principal ordem que Cristo deu antes de partir para a glória, que foi ganhar almas para o seu reino.

1. A vida só tem sentido quando cooperamos com Deus o dono do tempo.
Eclesiastes 3.1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu:

Vivemos em um mundo de mudanças contínuas e toda ela que envolve a nós diz respeito a predestinação do poder divino. Entendendo as coisas dentro dessa visão devemos aceita-las como elas vêm, pois não podemos mudar o que está designado por Deus para nós. Quando tentamos mudar as coisas ao nosso modo, certamente os resultados serão desastrosos. É preciso confiar em Deus e estarmos sempre dependentes dele confiando na Sua providência sem perder as esperanças, porque assim dominamos os nossos medos com a nossa fé sempre ativa. (Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9).  

2. Toda vida humana está no controle divino, como também a vida vegetal.

Eclesiastes 3.2 - há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou;

A vida é um ciclo constante, onde tudo se encontra em movimento, tanto na vida humana, como na vida animal. Tem o tempo de vir e o tempo de ir, significando que quando nascemos a alegria preenche o lar no âmbito familiar, mas quando partirmos não tem alegria, mas somente tristeza. Porém entre o tempo de nascer e de morrer, há o tempo para viver; que é tão pouco, sendo ilustrado como um vapor que vem e se desvanece. É nesse tempo de vida, o qual nós é dado por Deus, que temos a oportunidade de plantar coisas boas diante dEle, para que possamos colher os frutos de justiça, a fim de que a nossa vida não seja vã nesse mundo. (Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20).

3. Quando o velho homem é morto há cura e o altar corrompido é edificado.

Eclesiastes 3.3 - tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar;

É evidente que o texto aponta para as guerras, onde mortes aconteciam como também havia uma trégua para que os feridos dos conflitos fossem curados. Com também as cidades destruídas nessas guerras eram edificadas quando a paz voltasse. Mas aqui espiritualizando o texto trazemos para a nossa vida onde uma guerra interior ocorre entre a carne e o espírito e, é condicional que o espírito vença essa guerra para estarmos na condição de salvos. Essa condição é mortificar o velho homem, para que a nossa vida espiritual possa ser edificada. (Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6.6).

4. A vida é um ciclo com tempos maus e bons, mas com Deus superamos.

Eclesiastes 3.4 - tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar;

Como cristãos não temos a promessa de uma vida fácil aqui nesse plano terreno, pois foi o próprio Jesus que nos alertou. O nosso descanso não é aqui nesse mundo, pois nele servindo fielmente a Cristo passaremos por aflições, porque levar a mensagem do evangelho para o mundo é uma guerra aberta contra Satanás, o qual sempre irá reagir. Mas quem leva a semente andando e chorando voltará alegre trazendo os seus resultados consistentes. (Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:6).

5. Quem sabe ajuntar não espalha e devemos nos afastar do falso abraço.

Eclesiastes 3.5 - tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;

Os gentios eram como pedras espalhadas por todos os lugares, mas o Senhor Jesus tendo os judeus o rejeitado deu oportunidade a todos que clamassem por salvação. Estabelecendo a dispensação da graça, a mensagem do evangelho proporcionou o ajuntar dessas pedras espalhadas para ser formado um grande edifício espiritual, que é a Igreja. Fazendo parte desse grande edifício espiritual, não estamos livres de falsos irmãos com abraços fingidos e desses nos devemos manter distância. (Provérbios 29:5 O homem que lisonjeia a seu próximo, arma uma rede aos seus passos.).

6. Busque o certo sem perder tempo guarde a palavra e lance fora a heresia.

Eclesiastes 3.6 - tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora;

Devemos buscar uma vida prospera em todos os sentidos, mas nem sempre conquistamos tudo que almejamos e devemos encarar a vida dessa maneira. Quando as oportunidades chegam, devemos ter o cuidado para não gastarmos o que conquistamos, pois as reconquistas são mais difíceis que as conquistas. Assim as coisas que adquirimos devemos guardar sem colocar em risco para que não sejam perdidas. Todas as coisas podem ser conquistadas, como também perdidas, mas tem algo que o cristão de guardar com todo o zelo para não perder, que é a salvação. Porém tudo que impede a nossa caminhada espiritual devemos lançar fora. (Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11).

7. Na humilhação se permite reparação no silencio meditamos no que falar.

Eclesiastes 3.7 - tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar;

Há momentos em que a nossa vida precisa de um quebrantamento vindo de uma visão introspectiva e nos humilharmos diante da potente mão de Deus reconhecendo as nossas falhas e fraquezas. São momentos necessários de reflexão para que possamos aproveitar e começar a remendar tudo que é preciso em nós, para que a nossa espiritualidade não fique estagnada, mas em pleno desenvolvimento. Também é importante termos cuidado com o nosso falar para não sermos prejudicados pelos nossos desabafos. Mas a sabedoria aconselha que, em certas ocasiões, é bom fazer silêncio, ao passo que, em outras, é conveniente falar (Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Efésios 4:12).

8. O amor tem um curso, mas tem contrariedades nos conflitos sem a paz.

Eclesiastes 3.8 - tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.

Seguindo o ciclo constante da vida, também tem o que envolve coisa positiva que é o amor a Deus, família, igreja, mas dentro desse ciclo também tem a parte negativa, que é aborrecer e essa é uma situação constrangedora, as quais não desejamos. Porém, se com sabedoria e prudência soubermos lidar com a parte negativa é possível uma reparação. Como irmãos em Cristo o amor e a harmonia devem estar presentes, mas não é isso o que normalmente acontece, pois não existem congregações onde isso é possível e precisamos aprender a lidar com essas situações para que não se estendam. (De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Tiago 4:1).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
Quer Contribuir? Clique no botão acima.
SEMBLÉIA DE DEUS - Ministério Redenção -  Rua Frei Gaspar n° 3255 - Cidade Náutica São Vicente - São Paulo 
 Cultos: quarta, sexta e domingo a partir das 19h30. - Escola Dominical às 9h30
Sejam Bem-vindos. 
 
Contato com o Pastor Adilson