Escola Dominical - Esboços da EBD
Pastor Adilson Guilhermel

Home
    Agenda     Lições Bíblicas     Esboços de Sermões   Contato

 O LOUVOR A DEUS É A CHAVE PARA A VITÓRIA
Salmos 22.3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.

1 - O LOUVOR QUEBRA GRILHÕES - Atos 16.26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
2 - O LOUVOR VENCE OS INIMIGOS - 2 Crônicas 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
3 - O LOUVOR REALIZA MILAGRES - Mateus 9.18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
4 - O LOUVOR OPERA SALVAÇÃO - Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
5 - O LOUVOR VENCE O INIMIGO - Salmos 66.3 Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.
6 - O LOUVOR ATRAI A GLÓRIA DIVINA - I Reis 8.11 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR.

COM DEUS UM ABISMO NÃO CHAMA OUTRO ABISMO
Texto Bíblico - Salmos 42.1-11

1. PORQUE DEUS É O REFÚGIO PARA A ALMA CANSADA
* Só o Senhor a solução para os nossos conflitos - Salmos 42.1 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.
* Só o Senhor é a nossa fonte de águas espirituais - Salmos 42.2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
* Só o Senhor é provisão que sacia a nossa alma - Salmos 42.3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?
2. PORQUE DEUS TEM O PODER QUE AVIVA NOSSA ALMA
* É Deus que nos anima a voltar ao primeiro amor - Salmos 42.4 Lembro-me destas coisas e dentro de mim se me derrama a alma —, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.
* É Deus que nos encoraja a esperar dias melhores - Salmos 42.5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.
* É Deus que operou no passado e opera no presente - Salmos 42.6 Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, e no monte Hermom, e no outeiro de Mizar.
3. PORQUE DEUS REVERTE O NOSSO ESTADO DE MISÉRIA
* É Deus que nos livra quando vêm as ondas da aflição - Salmos 42.7 Um abismo chama outro abismo, ao fragor das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas passaram sobre mim.
* É Deus que nos consola e que enxuga nossas lágrimas - Salmos 42.8 Contudo, o SENHOR, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.
* É Deus que é a rocha presente e nunca nos abandona - Salmos 42.9 Digo a Deus, minha rocha: por que te olvidaste de mim? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos?
4. PORQUE DEUS NOS DEFENDE DOS NOSSOS OPOSITORES
* Nas oposições mostre que Deus está na tua vida - Salmos 42.10 Esmigalham-se-me os ossos, quando os meus adversários me insultam, dizendo e dizendo: O teu Deus, onde está?
* Nas oposições não se desanime e confie em Deus - Salmos 42.11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.

CELEBRAÇÃO AO REI DOS REIS

Texto Bíblico: Salmos 100.1-5
1. CELEBRE E ENTRONIZE O SENHOR NO TEU CORAÇÃO - 100.1 Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Salmos 105.1 Louvai ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
2. PROCURE SERVIR O SENHOR COM ALEGRIA EXPONTÂNEA - 100.2 Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Salmos 35.27 Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR seja engrandecido, o qual ama a prosperidade do seu servo.
3. SAIBA RECONHECER QUE VOCÊ É UM MILAGRE DE DEUS - 100.3 Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Salmos 139.14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
4. EM TODO O TEMPO TRIBUTE HONRA E GLÓRIA AO SENHOR - 100.4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. I Crônicas 16.29 Tributai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.
5. SEJA GRATO A DEUS QUE É BONDADE, AMOR E FIDELIDADE - 100.5 Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. Hebreus 12.28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade

DEUS É A NOSSA FONTE DE AJUDA
Texto Bíblico: Salmos 121.1-8
1. BUSQUE COM FÉ QUE DO CÉU O SENHOR VEM SE MANIFESTAR - Salmos 121.1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
* O arrependimento é condição para Deus operar o milagre - Jeremias 36.6 Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.
2. BUSQUE COM FÉ QUE DEUS É NOSSO AJUDADOR E ESPERANÇA - Salmos 121.2 O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
* Acenda a tua esperança e creia que Ele é o nosso ajudador - Isaías 41.13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
3. BUSQUE COM FÉ QUE ELE ESTÁ ALERTA E TE DARÁ PROTEÇÃO - Salmos 121.3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
* Tenha confiança que com o Senhor não seremos abalados - Salmos 55.22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
4. BUSQUE COM FÉ ELE NÃO É INDIFERENTE AS NECESSIDADES - Salmos 121.4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
* Em todas as nossas necessidades Deus sempre da suprimento - Filipenses 4.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus
5. BUSQUE COM FÉ QUE ELE ESTÁ SEMPRE AO NOSSO ALCANCE - Salmos 121.5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
* Conte com a presença divina pois os seus olhos estão sobre nós - Isaías 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir
6. BUSQUE COM FÉ QUE ELE TE PROTEJE DE TODOS OS MALES - Salmos 121.6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
* O Senhor não permite que o maligno venha nos trazer ruína - Salmos 91.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda
7. BUSQUE COM FÉ E NUNCA DESISTA DESSA TUA CAMINHADA - Salmos 121.7 O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
* Seja determinado e confie que Deus nunca nos decepciona - Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
8. BUSQUE COM FÉ E ELE GUIARÁ PELA DIREÇÃO DA BENÇÃO - Salmos 121.8 O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

JESUS, ENTRA NA MINHA CASA
Texto Bíblico: Lucas 19.2-10

1. JESUS SEMPRE DÁ OPORTUNIDADE AO PECADOR - Lucas 19.2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
* Ele vai ao encontro dos que anseiam por Ele - Ezequiel 34.16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
2. JESUS SEMPRE SE REVELA A QUEM O DESEJA VÊR - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
* Ele aguarda que almas escolham seu destino - Deuteronômio 11.26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
3. JESUS SE AGRADA DE QUEM O BUSCA CONHECER - Lucas 19.4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
* Ele se revela quando desejamos conhece-lo - Oséias 6.3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
4. JESUS BUSCA O HOMEM TAL COM O BUSCAMOS - Lucas 19.5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
* Ele chama o pecador para vir ao seu encontro - Tiago 4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
5. JESUS RECEBE O PECADOR COM TODA ALEGRIA - Lucas 19.6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
* Ele nos chama para desfrutarmos da sua companhia - Apocalipse 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
6. JESUS NUNCA IRÁ FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS - Lucas 19.7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
* Ele aceita o pecador não importando a sua condição - Mateus 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
7. JESUS QUER A CONVERSÃO COM ARREPENDIMENTO - Lucas 19.8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
* Ele quer iniciar uma vida nova em nosso coração - Romanos 6.4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
8. JESUS TEM DESEJO QUE TODO SER VENHA SE SALVAR - Lucas 19.9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
* Ele garante que seus milagres são extensivos - Atos 16.31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
9. JESUS VEIO TRAZER SALVAÇÃO A TODA ALMA PERDIDA - Lucas 9.10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
* Ele não veio destruir o pecador e sim salva-lo - João 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
* Saiba que as bençãos divinas sempre nos acompanharão - Hebreus 6.14 Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.

APRENDA A SUPORTAR CONTRADIÇÕES
Texto Bíblico: Hebreus 12.3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

1. É ESSENCIAL SABER DAS ARMAS DE SATANÁS
· Ele procura instigar a ira dos inimigos - Atos 13.50 Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos
· Ele procura usar de calúnia e mentira - João 8.44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
· Ele procura usar de crítica destrutiva - Mateus 5.11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
2. COMO IDENTIFICAMOS OS TIPOS DE CONFLITOS
· Ela pode estar acontecendo em o nosso interior - Gl 5.17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
· Ela pode vir no lado físico dos que são contrários - Mt 10.16 Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.
· Ela pode ser espiritual por atos e ações diabólicas - Ef 6.11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
3. O QUE É PRECISO PARA VENCERMOS OPOSIÇÕES
· É preciso toda oração e vigilância - Ef 6.18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
· É preciso viver a Palavra de Deus - Ef 6.17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
· É preciso agir com determinação - 1 Co 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Mt 24.13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

LEVANTA-TE QUE O MESTRE TE CHAMA PARA O MILAGRE
Texto Bíblico: Marcos 10:49 - Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.

1. É PRECISO ATITUDES PARA REVERTER SITUAÇÕES ADVERSAS
* A primeira atitude é não ficar sentado esperando pelo milagre - Marcos 10.46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho - Provérbios 13.4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.
* A segunda atitude é clamar crendo que o Senhor tem compaixão - Marcos 10.47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! - Salmos 34.18 Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
* A terceira atitude é insistir em alcançar a misericórdia de Deus - Marcos 10.48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! - Tiago 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
2. É PRECISO TER ÂNIMO PRONTO E OBEDECER AO SEU CHAMADO
* Se esforce com ânimo e corra para receber o poder de Cristo - Marcos 10.49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 2 Coríntios 3.17 Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
* Não se envergonhe e tenha liberdade para saltar no espírito - Marcos 10.50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. - João 6.37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
* Se quizer ter avanços espirituais peça que ele vai te atender - Marcos 10.51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. - João 11.22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
3. SE ESFORCE EM SAIR DO CONFORMISMO PARA OUTRA REALIDADE
* Deixe o Senhor te tirar do habitual para uma nova vida - Marcos 10.52a... Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. Romanos 14.17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
* Deixe a luz divina invadir teus olhos físicos e espirituais - Marcos 10.52b... E imediatamente tornou a ver Salmos 107.9 Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.
* Caminhe com Cristo e Ele fará a diferença na tua vida - Marcos 10.52c... e seguia a Jesus estrada fora. Salmos 63.8 A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta

A PARABOLA DO SEMEADOR
Texto Bíblico: Mateus 13.18-23
OS QUATRO DIFERENTES TIPOS DE CRENTES

1. OS CRENTES SUPERFICIAIS
* A palavra entra por um ouvido e sai pelo outro - Mateus 13.19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno,
* O evangelho não tem qualquer valor para esses - Mateus 13.19b...e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
* Ignoram por completo os preceitos da palavra - Jeremias 17.23 Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.
2. OS CRENTES INSENSÍVEIS
* Endurecem o coração quando ouvem a palavra - Mateus 13.5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
* São os imediatistas e não tem raíz em si mesmos - Mateus 13.21a...Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração;
* Não suportam as lutas e desistem com facilidade - Mateus 13.21b...e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
3. OS CRENTES MATERIALISTAS
* São volúveis - Andam em busca de prosperidade material - Mateus 13.22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera
* Tem vida dupla; Deus aos domingos e a semana sem Deus - I Reis 18.21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu
* O materialismo os vencerá e a sua fé perderá todo o valor - Filipenses 3.19 Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
4. OS CRENTES ESPIRITUALISTAS
* É aquele que ouve e pratica a palavra - Mateus 13.23a... Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve
* Seu coração é receptivo a verdade de Deus - Mateus 13.23b...e compreende a palavra;
* São os que frutificam com perseverança - Mateus 13.23c...e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

DIREITOS E DEVERES NA VIDA CONJUGAL
Texto Bíblico: Gênesis 2.18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

1. NO CONVÍVIO CONJUGAL NÃO HÁ LUGAR PARA TIRANIA
* As obrigações no lar não podem ser destituídas de alegria - I Pedro 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
* A falta de amor no lar negam direitos superiores do casamento - Efésios 5.25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
* O relacionamento verdadeiro é exibido tanto externo como interno - Cânticos 8.7 As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam
2. NO CONVÍVIO CONJUGAL É PRECISO HAVER CONSENSO
* Atitudes insensatas podem destruir tudo que foi construído - Provérbios 14.1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
* Atitudes temperamentais fazem do convívio um tormento - Provérbios 21.19 É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.
* Atitudes imaturas demonstram fracassos no relacionamento - I Coríntios 7.16 Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
3. NO CONVÍVIO CONJUGAL É PRECISO TER CUMPLICIDADE
* Os vínculos familiares não podem interferir na vida do casal - Gênesis 2.4 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
* O dia a dia do casal deve ser mostrada pelo respeito mútuo - Efésios 5.33 Todavia também vós, cada um de por si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o seu marido.
* O compromisso de fidelidade deve ser vivido todo o tempo - Hebreus 13.4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.

GOVERNANDO O LAR COM SABEDORIA
Texto Bíblico: I Timóteo 3.4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

1. OBRIGAÇÕES DE UM CASAL CRISTÃO PARA UM LAR FELIZ
* Devem se esforçar e investir na educação dos filhos – Provérbios 20.11 Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta.
* Devem agir com disciplina na formação dos filhos – Provérbios 23.13 Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá.
* Devem procurar dedicar a sua atenção aos filhos - I Tm 5.8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
2. OS ALICERCES PARA UM LAR EDIFICADO EXIGE SABEDORIA
* Uma casa edificada com sabedoria não ruirá jamais - Provérbios 24.3 Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;
* Um bom tratamento leva o filho a vereda da retidão - Efésios 6.4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
* Um jovem bem treinado se tornará um adulto pleno - Provérbios 22.6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
3. UM LAR SÓ SE CONSOLIDA QUANDO É BEM ADMINISTRADO
* Procure governar bem o teu lar para ter estrutura - I Timóteo 3.4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
* Procure investir no futuro dos filhos sem avareza - 2 Coríntios 12.14b... porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.
* Procure se dedicar no ensino da Palavra de Deus – Deuteronômio 11.19 E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;

COMO PRESTAR O MELHOR CULTO PARA DEUS
Texto Bíblico - Dai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade. I Crônicas 16.29

1. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GLORIFICAÇÃO
* Glorifique porque Ele é digno de toda adoração - Sl 29.2 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
* Glorifique porque Ele é autor da nossa salvação - Sl 96.2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
* Glorifique porque Ele é operador de maravilhas - I Rs 18.39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!
2. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE ADORAÇÃO
* Adoremos ao Senhor com toda fervorosidade -. Salmos 138.1 Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
* Adoremos ao Senhor com toda espiritualidade – João 4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
* Adoremos ao Senhor com toda profundidade - Sl 19.14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!
3. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GRATIDÃO
* Agradeça porque Ele nos carrega de benefícios - Sl 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
* Agradeça porque Ele nos guarda com livramentos - Sl 68.20 O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.
* Agradeça porque Ele cumpre as suas promessas - Tt 1.2 Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

REFLEXÕES SOBRE O VERDADEIRO PASTOR
Texto Bíblico: Salmo: 23.1-6
* Ele quer a nossa dependência continuamente - Salmos 23.1a... O SENHOR é o meu pastor, Salmos 40.17 Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.
* Ele quer que confiemos nos seus benefícios - Salmos 23.1b...nada me faltará. Salmos 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
* Ele nos supre com o melhor para nossas vidas - Salmos 23.2 - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Salmos 112.3 Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.
* Ele trás alívio com perdão e paz se o seguirmos - Salmo 23.3 - Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Salmos 31.3 Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.
* Ele garante a sua presença em nossa trajetória - Salmo 23.4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. 2 Coríntios 1.10 O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,
* Ele nos protege e cuida no abrigo do seu refúgio - Salmo 23.5 - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Salmos 147.3 Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
* Ele nos conduz diariamente rumo a eternidade - Salmo 23.6 - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. Lamentações 3.22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

LIÇÕES DE UM HOMEM DE FÉ
Texto Bíblico: Mateus 8.5-13

1. ROGUE A JESUS CRENDO QUE ELE É A SOLUÇÃO
* Chegue a Jesus que Ele vai te ouvir e atender - Mateus 8.5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
* Diga para Jesus qual o motivo da tua aflição - Mateus 8.6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
* Conte com Jesus que Ele vai dar o que tu pedes - Mateus 8.7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
2. ACREDITE QUE JESUS PODE REALIZAR O MILAGRE
* Nossa humildade opera reações favoráveis de Deus  - Mateus 8.8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
* O poder divino está acima de qualquer autoridade - Mateus 8.9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
* Toda postura de fé é elogiada pelo Senhor - Mateus 8.10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
3. ATRAVÉS DA FÉ SEMPRE TEMOS A RESPOSTA DIVINA
* As promessas divinas são para os que crêem em milagres - Mateus 8.11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
 Os incrédulos ao poder divino sofrerão castigos eternos - Mateus 8.12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
* O Senhor mostra que tem o poder sobre qualquer mal - Mateus 8.13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.

Esboços diversos temas.
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652  Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão abaixo
Contato com o Pastor
Escola Dominical - Esbocos da EBD