Escola Dominical - Esboços da EBD
Pastor Adilson Guilhermel

Home
    Agenda     Lições Bíblicas     Esboços de Sermões   Contato

 O LOUVOR A DEUS É A CHAVE PARA A VITÓRIA
Salmos 22.3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.

1 - O LOUVOR QUEBRA GRILHÕES - Atos 16.26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
2 - O LOUVOR VENCE OS INIMIGOS - 2 Crônicas 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
3 - O LOUVOR REALIZA MILAGRES - Mateus 9.18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.
4 - O LOUVOR OPERA SALVAÇÃO - Atos 2.47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
5 - O LOUVOR VENCE O INIMIGO - Salmos 66.3 Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.
6 - O LOUVOR ATRAI A GLÓRIA DIVINA - I Reis 8.11 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR.

QUATRO TIPOS DE SOLOS DA ALMA
Texto Bíblico: Mateus 13:3b Eis que o semeador saiu a semear

1 - O SOLO DO CORAÇÃO ENDURECIDO - Mateus 13.4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; Mateus 13.15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
2 - O SOLO DO CORAÇÃO SUPERFICIAL - Mateus 13.5,6 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. - Ezequiel 36.26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
3 - O SOLO DO CORAÇÃO IMPACIENTE - Mateus 13.7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. - Provérbios 12.25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
4 - O SOLO DO CORAÇÃO RECEPTIVO - Mateus 13.8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. - Hebreus 6.7 - Porque a terra que embebe a chuva que muitas vezes cai sobre ela e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada recebe a bênção de Deus;

LIÇÕES QUE NOS AJUDAM SUPERAR AS AFLIÇÕES
Texto Bíblico: João 16.33 Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

1. APRENDA A SUPERAR AS ADVERSIDADES
· Mantendo o equilibrio em todas as situações - Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
· Mantendo o equilibrio em todas as afrontas - Salmos 35.15 Mas eles com a minha adversidade se alegravam e se congregavam; os abjetos se congregavam contra mim, e eu não o sabia; rasgavam-me, e não cessavam.
· Mantendo o equilibrio em todas as tentações - I Coríntios 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
2. APRENDA A SUPERAR AS TRIBULAÇÕES
· É preciso ter uma postura perseverante - Romanos 5.3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
· É preciso ter uma postura encorajadora - Atos dos apóstolos 14.22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
· É preciso ter uma postura consoladora - 2 Coríntios 1.4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
3. APRENDA A SUPERAR AS DIFICULDADES
· Acreditando sempre na proteção divina - Salmos 107.19 Então clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas dificuldades.
· Acreditando sempre na provisão divina - Filipenses 4.12 Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
· Acreditando sempre no sustento divino - Isaías 58.11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

COM O SENHOR SEMPRE HAVERÁ ESPERANÇA
Texto Bíblico - Isaías 43.2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

1. COMO DEVEMOS PROCEDER NAS DIFICULDADES
* Crer que o Senhor sempre nos ajudara a supera-las - Jeremias 23.23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?
* Crer que o Senhor tem resposta para todo problema - Isaías 48.17 Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
* Crer que o Senhor esta ao nosso lado como protetor - Salmos 27.1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
2. COMO DEVEMOS PROCEDER NAS DESESPERANÇAS
* Crer que o Senhor não permitirá que nada nos abale - Salmos 55.22 Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado.
* Crer que o Senhor é sempre nos fortalece a cada dia - Salmos 27.14 Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.
* Crer que o Senhor nos renova no limite do desânimo - Jó 14.7 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
3. COMO DEVEMOS PROCEDER NAS PERSEGUIÇÕES
* Crer que o Senhor está conosco em todo tipo de prova - Salmos 23.4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
* Crer que o Senhor tem o livramento em nossos conflitos - Salmos 34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
* Crer que o Senhor é aquele que sempre pelejará por nós - 2 Crônicas 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

A FÉ QUE DERRUBA MURALHAS
Texto Bíblico: Hb 11.30 Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

1. A FÉ NA PALAVRA FAZ CAIR OS MUROS DO IMPEDIMENTO
* Creia que o Senhor nos faz transpor obstáculos - Sl 18.29 Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha.
* Creia que o Senhor nunca nos desamparará - Dt 31.8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
* Creia que o Senhor quebra os laços do inimigo - Sl 118.11 Cercaram-me, e tornaram a cercar-me; mas no nome do SENHOR eu as despedaçarei.
2. A FÉ NA PALAVRA FAZ AS MURALHAS CAIREM POR TERRA
* É preciso crer que a obediência garante a benção - Dt 27.10 Portanto obedecerás à voz do SENHOR teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno.
* É preciso crer que Deus é o Senhor que peleja - 2 Cr 20.17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.
* É preciso crer que tudo que Deus fala Ele cumpre - Nm 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
3. A FÉ NA PALAVRA ENCORAJA CAMINHAR PARA A VITÓRIA
* Ela remove toda forma de obstáculo - Jr 32.27 Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim?
* Ela remove toda forma de oposição - Dt 1.30 O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
* Ela remove toda forma de incerteza - Mc 11.23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.

O SEGREDO DA VITÓRIA É CHEGAR AO TRONO DA GRAÇA
Hb 4.16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

1. É DO TRONO DA GRAÇA QUE VEM A MISERICÓRDIA
Alcançar a ajuda divina é condicional a nossa sinceridade - Jr 29.13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Alcançar a ajuda divina é crer que ele quer o nosso melhor - I Jo 5.14 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
Alcançar a ajuda divina exige confiança em chegarmos a Ele - Ef 3.2 No qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele
2. É DO TRONO DA GRAÇA QUE VEM A BENÇÃO DIVINA
Aquele que busca recebe benefícios divinos constantemente - Sl 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação
Aquele que busca em todo instante tem a proteção divina - Is 41.10 Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Aquele que busca é vivificado é agraciado pelo favor divino - Pv 8.35 Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.
3. É DO TRONO DA GRAÇA QUE VEM A AUXILIO DIVINO
Creia que Deus atende e supre em todas as nossas necessidades - Fp 4.19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Creia que Deus nos chamou para sermos mais do que vencedores - Romanos 8.37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Creia que Deus sempre ouve o aflito e não despreza a sua oração - Sl 102.17 Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração.

DEUS É O ÚNICO SOCORRO DO SEU POVO - Salmos 121

1. EM TODA DIFICULDADE DEUS É A NOSSA FONTE DE AJUDA - Salmos 121.1 LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
* Não importa qual seja o teu problema ele tem a solução - Jó 42.2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
2. EM DIA DE AFLIÇÕES CONTE COM O DEUS DA PROVIDENCIA - Salmos 121.2 O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
* Creia que Deus tem seus ouvidos atentos a todo clamor - Isaías 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
3. EM TODO CAMINHO DEUS NÃO NOS DEIXARÁ SOFRER DANOS - Salmos 121.3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
* Saiba que Deus está sempre alerta para proteger os seus - Zacarias 2.8 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.
4. EM TODO PERIGO DEUS ESTÁ ATENTO EM NOS SOCORRER - Salmos 131.4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
* Procure contar sempre com a prontidão e ajuda de Deus - Isaías 41.13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
5. EM TODO TEMPO DEUS É O NOSSO PROTETOR E BENFEITOR - Salmos 131.5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
* Deus caminha conosco inseparável assim como a sombra - Salmos 91.1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
6. EM QUALQUER MOMENTO PODE TER ATAQUE DO MALIGNO - Salmos 121.6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
* Conte com a proteção divina contra qualquer tipo de mal - 2 Tessalonicenses 3.3 Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno
7. EM NOSSA CAMINHADA DEUS É O GUARDIÃO DA NOSSA VIDA - Salmos 121.7 O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
* Aprenda a ter toda confiança pessoal no Deus salvador - Salmos 40.1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
8. EM CADA PASSO QUE DAMOS DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE - Salmos 121.8 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre
* Creia sempre que somos guardados nesta marcha de fé - Provérbios 6.22 Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO INTECESSÓRIA
Texto Bíblico: Colossenses 4.3 Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso;
1. A ORAÇÃO COOPERA PARA A NOSSA MISSÃO NÃO FALHAR
Atos 12.5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
2. A ORAÇÃO CONTRIBUI PARA A NOSSA MISSÃO SER EFICAZ
Efésios 6.19 E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
3. A ORAÇÃO MOVE JESUS ABRIR A PORTA DA NOSSA BENÇÃO
Lucas 11.9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
4. A ORAÇÃO MOVE TUDO PARA A PALAVRA SER PROPAGADA
2 Tessalonicenses 3.1 No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós;
5. A ORAÇÃO OPERA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DA SALVAÇÃO
Lucas 15.17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
6. A ORAÇÃO É UM PODER ATIVO SEM LIMITES DE DISTANCIAS
Atos 2.39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar

SÓ JESUS FAZ O QUE É CONTRÁRIO SE TORNAR FAVORÁVEL
Texto Bíblico - Marcos 4: 35-41

1. JESUS NÃO EXPÕE ALGUÉM AO PERIGO SEM ELE ESTAR PRESENTE - Marcos 4.35 E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. Salmos 46.1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2. JESUS SEMPRE ESTÁ ACOMPANHANDO AQUELES QUE O SEGUEM - Marcos 4.36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. Mateus 28.20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
3. JESUS PERMITE VENTOS CONTRÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA FÉ - Marcos 4.37 E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. João 16.33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
4. JESUS QUER ATITUDES DE CONFIANÇA EM TODAS ADVERSIDADES - Marcos 4.38 E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? Salmos 34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
5. JESUS QUANDO DITA A SUA PALAVRA TEM CALMARIA INSTANTÂNEA - Marcos 4.39 E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Salmos 107.29 Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.
6. JESUS EXORTA QUE O MEDO ESPANTA A FÉ E A FÉ ESPANTA O MEDO - Marcos 4.40 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? Hebreus 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

A PALAVRA SÓ OPERA SE ESTIVER EM NÓS

Texto Bíblico: João 8.37 A minha palavra não está em vós.
1. QUE LUGAR A PALAVRA DEVE OCUPAR EM NOSSA VIDA
* Ela deve permanecer escondida em nosso interior - Sl 119.11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
* Ela deve ser ouvida e recebida com toda reverência - João 8.47 Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.
* Ela deve ocupar lugar de honra em nosso coração - Jó 23.12 Do preceito de seus lábios nunca me apartei, e as palavras da sua boca guardei mais do que a minha porção.
2. POR QUE A PALAVRA NÃO ESTÁ EM MUITOS HOMENS
* Muitos se acham ocupados com as demais coisas - Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas
* Muitos desviam da verdade indo atrás de ilusões - 2 Timóteo 4.4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
* Muitos são orgulhosos e se julgam sábios demais - João 5.44 Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?
3. QUAL O RESULTADO DA PALAVRA NÃO ESTAR EM NÓS
* A rejeição a Palavra leva muitos a caminho do inferno - Hebreus 12.25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus
* A rejeição a Palavra mantém muitos em meio as trevas - João 8.37A minha palavra não está em vós.
* A rejeição da Palavra leva muitos a condenação eterna - João 12.48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

É CRENDO QUE VENCEREMOS TODAS AS COISAS
Texto Bíblico: Mc 5.36b... Não temas, crê somente

1. JESUS ORDENA ELIMINAR OS MEDOS
* Com Jesus o barco não afundará - Sl 37.5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
* Com Jesus a providência chegará - Sl 27.14 Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
* Com Jesus teu desejo se realizará - Sl 37.4 Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
2. JESUS ORDENA ENFRENTAR AS LUTAS
* Acredite que com Jesus a vitória vem - Salmos 34.19 Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.
* Aprenda a enfrentar lutas sem vacilar - Marcos 11.23 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
* Com Jesus tu pode mais do que pensas - Fp 4.13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
3. JESUS ORDENA COMBATER OS MALES
* Tenha fé que as aflições não poderão te parar - I João 5.4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
* Se o mal procura te desanimar desperte na fé - Efésios 5.14 Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá
* É com fé que cai por terra toda a barreira do mal - 2 Samuel 22.30 Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.

SINTOMAS E SOLUÇÕES PARA UMA ALMA ABATIDA
Texto Bíblico: Sl 42.2 A minha alma tem sede de Deus , do Deus vivo ; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus ?

1. EFEITOS QUE UMA ALMA SOFRE PELA AUSÊNCIA DE DEUS
* A alma fica dominada pela ansiedade - Pv 12.25 A ansiedade no coração deixa o homem abatido , mas uma boa palavra o alegra .
* A alma fica temerosa pela insegurança - Pv 1.33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança , e estará livre do temor do mal .
* A alma fica oprimida pela inquietação - Sl 31.9 Tem misericórdia de mim , ó Senhor , porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos , a minha alma e o meu ventre .
2. EFEITOS QUE UMA ALMA SOFRE PELA CARÊNCIA DE DEUS
* A alma fica entregue ao isolamento - Pv 18.1 BUSCA satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria
* A alma fica desolada pela depressão - I Rs 19.4 Ele , porém , foi ao deserto , caminho de um dia , e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte , e disse: Já basta , ó Senhor ; toma agora a minha vida , pois não sou melhor do que meus pais .
* A alma fica debilitada pelo desânimo - Sl 145.14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos .
3. OS EFEITOS SOLUCIONAVEIS QUE TEM A PRESENÇA DE DEUS
A presença de Deus nos devolve toda confiança perdida - Sl 115.11 Vós , os que temeis ao Senhor , confiai no Senhor ; ele é o seu auxílio e o seu escudo .
A presença de Deus traz de volta as nossas esperanças - Sl 27.14 Espera no Senhor , anima-te, e ele fortalecerá o teu coração ; espera , pois , no Senhor .
A presença de Deus proporciona uma vida de felicidade - Pv 19.23 O temor do Senhor encaminha para a vida ; aquele que o tem ficará satisfeito , e não o visitará mal

SAIBA COMO SER FELIZ AOS OLHOS DE DEUS - Salmos 1-6

1. SER FELIZ É GOZAR A ALEGRIA DADA POR DEUS
* Não aceite ou busque qualquer conselho de ímpio - Salmos 1.1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,
* Não percorra o caminho do ímpio ou aja como ele - Salmos 1.1a...não se detém no caminho dos pecadores,
* Não imite o ímpio em suas atitudes pecaminosas - 1.1b...nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2. SER FELIZ É TER O PRAZER NA PALAVRA DE DEUS
* Tenha a palavra como o seu manual de fé e conduta - Salmos 1.2a...Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR,
* Tenha a palavra como fonte de meditação e dedicação - Salmos 1.2b...e na sua lei medita de dia e de noite.
* Tenha palavra como provisão de fonte abastecedora - Salmos 1.3c... Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas,
3. SER FELIZ É TER FRUTO ESPIRITUAL E FINANCEIRO
* Persevere cultivando virtudes pelo poder do Senhor - Salmos 1.3a...que, no devido tempo, dá o seu fruto,
* Acredite que nas dificuldades Deus nos dá renovação - Salmos 1.3b...e cuja folhagem não murcha;
* Prospere vivendo sempre na direção do Espírito - Salmos 1.3c..e tudo quanto ele faz será bem sucedido.
4. NÃO SER FELIZ É FICAR EM CONTRASTE COM DEUS
* O juízo divino cairá sobre o ímpio em lugar da benção - Salmos 1.4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
* A santidade divina excluirá o ímpio de quem é justo - Salmos 1.5 Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
* O Senhor conduz o justo a vida e o ímpio a destruição - Salmos 1.6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

LIÇÕES DE HUMILDADE
Texto Bíblico: Filipenses 2.1-9

1. SEM HUMILDADE NÃO COMPARTILHAMOS O AMOR
* Tenha afetividade comum em espírito de harmonia - Filipenses 2.1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
* Tenha unidade de propósitos nos alvos espirituais - Filipenses 2.2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
* Tenha lucidez de ser o menor e Cristo ser o maior - Filipenses 2.3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
2. SEM HUMILDADE NÃO ALCANÇAMOS A GRAÇA DIVINA
* Nunca busque só obter vantagens pessoais - Filipenses 2.4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
* Nunca deixe de dar a mão ao teu próximo - Filipenses 2.5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
* Nunca procure ser maior que os outros - Filipenses 2.6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
3. SEM HUMILDADE NOSSA MISSÃO SERÁ UM FRACASSO
* Se esvaziarmos o nosso eu mais servos nós somos - Filipenses 2.7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
* Se mesmo humilhados formos obedientes há vitória - Filipenses 2.8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
* Se em nossa missão há humildade seremos exaltados - Filipenses 2.9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Esboços diversos temas.
Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652  Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão abaixo
Contato com o Pastor
Escola Dominical - Esbocos da EBD