Escola Dominical - Esboços da EBD
Pastor Adilson Guilhermel

Home
    Agenda     Lições Bíblicas     Esboços de Sermões   Contato

 PROSSIGA QUE A VITÓRIA É CERTA.
Texto Bíblico: Is 43.2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

1 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS TRIBULAÇÕES
* Confie teu problema ao Senhor que a vitória vem - Sl 37.5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
* Aprenda a esperar que Deus que vai te fortalecer - Sl 27.14 Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
* Tenha paciência faça tua parte que Deus faz a Dele - Hb 10.36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
2 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS DIFICULDADES
* Saiba que Deus nunca te negará ajuda - Hb 4.16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
* Saiba que Deus sempre age na hora certa - Is 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
* Saiba que Deus te sustentará nos fracassos - Sl 145.14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
3 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS PERSEGUIÇÕES
* Ele nos protege quando tentam nos destruir - Sl 91.7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
* Ele nos defende diante de qualquer ameaça - Sl 27.3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
* Ele nos sustenta quando procuram nos abalar - Sl 125.1 Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

CINCO COISAS QUE DEUS NÃO DEIXA DE FAZER POR NÓS
Texto bíblico: Atos 14.17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.

1. ELE NÃO DEIXA DE ESTAR PRESENTE EM NOSSO MEIO - Mat 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
2. ELE NÃO DEIXA DE NOS ENVIAR AS BÊNÇÃOS DO CÉU - Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
3. ELE NÃO DEIXA DE FAZER PROSPERAR NOSSO CAMINHO - Josué 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
4. ELE NÃO DEIXA DE ENVIAR PROVISÃO NO TEMPO CERTO - Mateus 6.26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
5. ELE NÃO DEIXA DE DAR ALEGRIA AO NOSSO CORAÇÃO - Salmos 16.11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

GUARDANDO AS PROMESSAS DE DEUS
Texto Bíblico: Deuteronômio 28:2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;

1. OUÇA A VOZ DE DEUS E GUARDE AS PROMESSAS QUE ELE FAZ
* Se Deus te fez promessas espere com paciência - Salmos 40.1 Salmo de Davi para o músico-mor] Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
* Se Deus te fez promessas não há impedimento - Jó 42.2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
* Se Deus te fez promessas não pense em desistir - Hebreus 10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
2. GUARDE AS PROMESSAS DE DEUS E BÊNÇÃOS TE ALCANÇARÃO
* Se tu tens promessa não precisa correr atrás da bênção - Hebreus 10.23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
* Se tu tens promessa espere que a bênção irá até você - Salmos 130.5 Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
* Se tu tens promessa creia que ela virá no tempo certo - Salmos 104.25 Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
3. VIVA DEBAIXO DE BÊNÇÃOS NA SUBMISSÃO A PALAVRA DE DEUS
* Seja submisso que as bênçãos vão ser liberadas - Hebreus 6.14 Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
* Seja submisso que a bênção vem além do esperado - Efésios 3.20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,.
* Seja submisso que as bênçãos tem garantias divinas - Deuteronômio 28.2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus

QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E MAR LHE OBEDECEM
Texto Bíblico: Marcos 4.41 E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

1. ELE É JESUS QUE TEM PODER DE REPREENDER TODO MAL
* É Jesus que nos da imunidade de toda ação maligna - Salmos 91.10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda
* É Jesus que nos da garantia de proteção constante - Provérbios 1.33 Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.
* É Jesus que nos livra de toda cilada do inimigo - Salmos 21.11 Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.
2. ELE É JESUS QUE AQUIETA TODA FORÇA CONTRÁRIA
* É Jesus que nos defende de qualquer ameaça - Salmos 27.1 O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
* É Jesus que caminha adiante dos que o servem - Deuterônomio 3.8 O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
* É Jesus que sempre está pronto para nos livrar - Jeremias 1.8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR
3. ELE É JESUS QUE TRAZ CALMARIA NO MEIO DA TORMENTA
* É Jesus que barra todas as investida do inimigo - Isaías 59.19a...vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.
* É Jesus que tem o poder para nos trazer calmaria - João 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
* É Jesus que nos faz entoar cânticos de vitória - Salmos 57.7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.

DEUS VIU, OUVIU E DESCEU
Texto Bíblico: Gênesis 1.2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

1. Deus viu - QUE A ALMA SEM A OBRA DA GRAÇA É SEM FORMA E VAZIA
* Ele viu que na alma do homem há desordem - Efésios 4.31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
* Ele viu que na alma do homem há confusão - Romanos 5.5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
* Ele viu que na alma do homem há escuridão - Isaías 60.2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
2. Deus Ouviu - UM GRITO SILENCIOSO DA ALMA EM BUSCA DE LIBERTAÇÃO
* Ele ouve o clamor dos que sofrem pela opressão - Êxodo 3.9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
* Ele ouve o clamor de todos que buscam a liberdade - Lucas 4.19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
* Ele ouve o clamor de todos que desejam a salvação - Mateus 4.16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.
3. Deus Desceu - PARA OPERAR NA ALMA HUMANA UMA MUDANÇA COMPLETA
* Deus desceu para realizar a nossa transformação - 2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
* Deus desceu para operar toda nossa santificação - I Tessalonicenses 4.7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
* Deus desceu para nos preparar e levar até Jesus - Efésios 5.27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

BASTA UMA PALAVRA
Texto Bíblico: Lucas 7.7b. porém manda com uma palavra.

1. CLAME A JESUS POR UM MILAGRE PELO PODER DA PALAVRA
* Se clamarmos é certo que ele nos escutará - Marcos 10.47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
* Se clamarmos é certo que ele nos receberá - Lucas 9.11 E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.
* Se clamarmos é certo que ele nos atenderá - I João 5.15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
2. É A PALAVRA DE DEUS QUE TEM O PODER DE FAZER MILAGRE
* É confiando na palavra que seu poder é manifestado - Lucas 8.46 E disse Jesus: alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
* É confiando na palavra que todo mal será derrotado - I João 4.4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
* É confiando na palavra que sentiremos seu agir em nós - Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
3. O PODER DO MILAGRE É CONQUISTADO ATRAVÉS DA NOSSA FÉ
* Não existem incertezas quando exercemos a fé - Hebreus 11.1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
* Não existem infortúnios quando exercemos a fé - Mateus 15.28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe; O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
* Não ficaremos sem milagre quando exercemos a fé - Marcos 6.5 E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.

BASTA UMA PALAVRA
Texto Bíblico: Lucas 7.7b. porém manda com uma palavra.

1. CLAME A JESUS POR UM MILAGRE PELO PODER DA PALAVRA
* Se clamarmos é certo que ele nos escutará - Marcos 10.47 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
* Se clamarmos é certo que ele nos receberá - Lucas 9.11 E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.
* Se clamarmos é certo que ele nos atenderá - I João 5.15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
2. É A PALAVRA DE DEUS QUE TEM O PODER DE FAZER MILAGRE
* É confiando na palavra que seu poder é manifestado - Lucas 8.46 E disse Jesus: alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.
* É confiando na palavra que todo mal será derrotado - I João 4.4 Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
* É confiando na palavra que sentiremos seu agir em nós - Filipenses 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
3. O PODER DO MILAGRE É CONQUISTADO ATRAVÉS DA NOSSA FÉ
* Não existem incertezas quando exercemos a fé - Hebreus 11.1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
* Não existem infortúnios quando exercemos a fé - Mateus 15.28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe; O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
* Não ficaremos sem milagre quando exercemos a fé - Marcos 6.5 E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.

SEIS AFIRMAÇÕES A RESPEITO DE DEUS COMO PASTOR
Salmos 23

1. DIGA: O SENHOR SEMPRE TEM ME GUIADO COMO MEU PASTOR - Salmos 23.1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. - Isaías 42.16 E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei.
2. DIGA: O SENHOR TRANSFORMOU MINHA VIDA SECA EM FÉRTIL - Salmos 23.2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. - Isaías 49,10 Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas.
3. DIGA: O SENHOR CONCEDEU-ME O PERDÃO E ME TROUXE PAZ - Salmos 23.3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. - Salmos 19.8 Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.
4. DIGA: O SENHOR TEM ME GUARDADO COM GRANDES LIVRAMENTOS - Salmos 23.4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. - Salmos 28.20 O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.
5. DIGA: O SENHOR TEM ENVERGONHADO TODOS OS MEUS INIMIGOS - Salmos 23.5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Isaías 41.11 Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
6. DIGA: O SENHOR ME DÁ SEGURANÇA ATÉ CHEGAR AO CÉU - Salmos 23.6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. – Hebreus 1.14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

SAINDO DA CRISE DE IDENTIDADE
Texto Bíblico: I Reis 18.21 Até quando coxeareis entre dois pensamentos?

1. SÓ TEMOS UM DEUS E ELE EXIGE PARA SI EXCLUSIVIDADE
I Pedro 2.9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
2. A EXCLUSIVIDADE É O ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE
João 4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
3. OS ADORADORES DEVEM EXPOR A IDENTIDADE DE CRISTÃO
2 Timóteo 1.12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é Poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
4. A NOSSA IDENTIDADE SE OBSERVA PELA ESPIRITUALIDADE
I Coríntios 2.15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
5. A ESPIRITUALIDADE AUTÊNTICA É MARCA DO POVO DE DEUS
Romanos 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

O EXEMPLO DOS SÁBIOS DO ORIENTE
Texto Bíblico: Mateus 2.1,2,9-11

1. DEUS CONTA COM MUITOS SERVOS DE LUGARES ONDE MENOS SE ESPERA - Mateus 2.1 E, TENDO nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
* Muitos que estão mais perto dos meios da graça são mais negligentes - Hebreus 6.12 Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
2. A ADORAÇÃO A JESUS DEVE SER EXEMPLO DE DILIGÊNCIA ESPIRITUAL - Mateus 2.2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.
* De que maneira estamos preocupados com a salvação da nossa alma - Hebreus 2.3 Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
3. EXEMPLO DE FÉ É CONFIAR EM CRISTO MESMO SEM NUNCA TE-LO VISTO - Mateus 2.9 E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
* Devemos continuar crendo em Cristo mesmo diante de toda incredulidade - Eclesiastes 8.12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
4. NÃO É PRECISO JESUS FAZER MILAGRES PARA LHE PRESTARMOS ADORAÇÃO - Mateus 2.10 E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.
* A adoração envolve crer que estamos diante do Salvador da humanidade - Judas 1.25 Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
5. O SENHOR USA MORDOMOS PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DOS OUTROS - Mateus 2.11 E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.
* Deus sempre é a nossa maior fonte de sustento nos períodos de provações - 2 Coríntios 8.14 Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;

Esboços diversos temas.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652  Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão abaixo
Contato com o Pastor
Escola Dominical - Esbocos da EBD