Escola Dominical Esboços da EBD

Pastor Adilson Guilhermel
Página Inicial    Agenda    Escola Dominical  Esboço Sermão   Contato
 
 
Poder do Alto contra as Hostes da Maldade
10 de Março de 2019 - Lição 10
Texto Áureo: “Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49)
Leitura Bíblica em Classe: Atos 8.5-13,18-21

INTRODUÇÃO: As hostes espirituais da maldade significam as legiões de demônios espalhados por todo mundo sob o comando do seu chefe supremo, que é Satanás. Eles agem no sentido de obstruir de todas as maneiras e usam de várias estratégias, para impedir a todo custo, que almas sejam libertas das suas prisões espirituais. Portanto para realizar o trabalho de resgate de almas no campo do inimigo, não basta apenas ter boa vontade, isso na realidade é louvável, mas não o necessário. Todo cristão para entrar nesse combate necessita, primeiramente ter uma chamada e preparo teológico para isso, como também ser revestido de poder através do batismo com o Espírito Santo. Quem não tem esse batismo e tentar realizar esse tipo de trabalho, certamente não terá o poder necessário para se confrontar com as Hostes da Maldade comandada por Satanás, o que implicará em derrotas para o inimigo. Para cumprir a comissão do Senhor, primeiramente devemos buscar a promessa de Jesus, na qual se refere a buscar poder; promessa essa iniciada no dia de Pentecoste, a qual se estendeu por todos os tempos em todas as épocas. Testemunhar do evangelho é algo que o Senhor faz por meio de nós, daí, a necessidade de estarmos revestidos com esse poder, o qual nos dá autoridade em o nome de Jesus e com o poder do Espírito Santo, para anunciar o evangelho da sua graça.
1. PREGAR A PALAVRA COM PODER É A REGRA; SINAIS E LIBERTAÇÃO O RESULTADO
Atos 8.5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo. Atos 8.6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; Atos 8.7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados. Atos 8.8 E havia grande alegria naquela cidade.
Jesus havia pregado em Samaria e, isso é confirmado na passagem da mulher samaritana e o Senhor plantou sementes nesse lugar. O que Filipe fez em Samaria foi dar continuidade a uma obra começada por Jesus pregando o Evangelho nessa cidade, que resultou em um grande avivamento entre aquele povo já sem qualquer esperança. Filipe que antes havia sido diácono, agora como evangelista, não pregava prosperidade, ilusões, enganos, fábulas ou qualquer outra coisa sem respaldo bíblico, o que ele pregava era sobre o Cristo que deu a sua vida em sacrifício por todos sem acepção de pessoas. Assim o Espírito Santo para autenticar a mensagem da Cruz, através de Filipe operava milagres e maravilhas, tais qual a que Cristo realizava. Os milagres não eram a regra e sim a exceção, pois foi através dos milagres que a regra, a qual se entende ser a palavra de Deus, pode ser recebida com atenção pelo povo. Significa que os milagres não livram a pessoa do seu estado pecaminoso, o que livra e salva a pessoa é a palavra que se aceita opera o maior milagre que existe, ou seja, a salvação. Desse modo os samaritanos que vendo os milagres passaram a dar ouvidos ao evangelho e crendo foram libertos de suas aflições físicas, das possessões demoníacas e também o mais essencial, a libertação dos seus pecados. Depois disso, não poderia haver outra coisa, se não uma grande alegria na cidade.
2. CUIDADO PROCURE IDENTIFICAR OS HOMENS DE DEUS E OS HOMENS DE SATANÁS.
Atos 8.9 E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; Atos 8.10 Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. Atos 8.11 E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.
Satanás dominava aquele povo usando um homem chamado Simão, que era manipulado por hostes da maldade, ou seja, espíritos enganadores. O que engana muita gente é que os demônios também têm o poder de fazer coisas milagrosas e como as pessoas não discernem isso, eles levam grande vantagem em desviar a fé de muitos para os seus objetivos. Após Jesus ir para o céu ao terminar a sua missão terrena levou-se algum tempo para que Filipe fosse evangelizar em Samaria. Nesse período, Simão o mágico havia se adiantado e com os seus truques e habilidades conseguiam iludir as pessoas que achavam ser ele um enviado de Deus, o qual na realidade era um enviado de Satanás. Em nossos tempos esses personagens tem-se disseminado por muitos lugares do mundo e como instrumentos de Satanás conseguem operar milagres, o que na visão de um povo leigo parecem ser verdadeiros homens de Deus e, não o são. Mateus 24.24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
3. EVANGELHO SE CRIDO TEM PODER DE LIVRAR A ALMA DAS HOSTES DA MALDADE
Atos 8.12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Atos 8.13 E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
Filipe cheio do Espírito Santo era usado poderosamente na sua prédica sobre o reino de Deus confrontando e desmascarando a obra de Satanás. Com isso o povo se despertou, pois a verdade sempre fala mais alto diante das ações do inimigo. Filipe ficou algum tempo naquela cidade, o suficiente para instruir o povo para que fossem batizados nas águas testificando a sua conversão. Mas o inimigo diante das suas eminentes derrotas, não se dá por vencido facilmente e quando o que ele faz não funciona, infiltra os seus instrumentos para estar no meio do povo como um lobo disfarçado de ovelha. O que Simão fazia, assim como nos dias de hoje, tem muito dos seus imitadores, era o engrandecimento próprio e tirar vantagens dos seus dons diabólicos. Já Filipe tudo que ele fazia como instrumento do Espírito Santo, era para a glória do nome do Senhor. Nessa passagem vemos que Filipe ganhava muitos seguidores e Simão perdia muitos seguidores, o que em nossos dias parece que está invertido, dado ao grande numero de Simão. A suposta conversão de Simão se identifica com muitos que professam uma fé, não baseada na Palavra de Deus, mas sim, uma fé por vista. É preciso entender que a verdadeira conversão não acontece pelo que vemos, mas só quando sentimos o poder da palavra em nosso coração e cremos verdadeiramente. Simão não estava em nenhum momento interessado naquilo que Filipe pregava e sim nos milagres, isso com a intenção de descobrir como eles eram realizados.
4. O SEMEAR DE DEUS PRODUZ CRISTÃOS, O DO DIABO OS CRENTES FALSIFICADOS.
Atos 8.18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Atos 8.19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Atos 8.20 Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.
Como Filipe foi só usado para pregar com operações de milagres faltava algo que ele não era usado, ou seja, não acontecia entre os samaritanos, o batismo com o Espírito Santo. Nesse caso foi necessária a vinda de Pedro e João a Samaria para que por imposição de mãos os cristãos de Samaria fossem batizados com o Espírito Santo. Esse batismo é uma promessa para todos que se convertem a Cristo e, por propósito de Deus isso era necessário para que houvesse uma união entre todos independente de lugar, pois agora deveriam se identificar como a igreja de Cristo, a qual é formada num só corpo. Simão talvez tenha desistido de saber como aconteciam os milagres, se volta para a operação espiritual do batismo com o Espírito Santo. Tanto que ele não ofereceu dinheiro a Filipe para ter o dom de operar milagres, mas para Pedro, ele sem qualquer escrúpulo tentou comprar o dom de impor as mãos e as pessoas serem batizadas. É notado que isso existe no meio evangélico, que é a compra e venda de cargos eclesiásticos. Tudo que se referem a dons, milagres, pregações, canções e outros mais, não podem por hipótese alguma ter dinheiro envolvido. É lamentável que no meio cristão existam muitos mercenários da fé que cobram descaradamente pelo que fazem. Isso é coisa de crente falsificado, que não tem escrúpulos, pois o seu coração é corrupto e não tem parte com Deus.
5. O MINISTRO DEVE SABER DISCERNIR AS FALSIFICAÇÕES ENGENHOSAS DO DIABO.
Atos 8.21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
Filipe, apesar de Simão ter andado com ele, não conseguiu discernir as suas más intenções, porém com Pedro a situação foi diferente, pois houve o discernimento espiritual das intenções de Simão por parte de Pedro, intenções essas que foram desmascaradas. Simão como muitos teve uma grande oportunidade de se tornar uma nova criatura em Cristo Jesus, pois chegou perto da salvação e, ainda assim, não se converteu de verdade, mesmo tendo visto milagres, ter professado a fé, ter sido batizado, mas, no entanto não chegou a nascer de novo. Isso mostra que Satanás é engenhoso nas suas falsificações, a qual procura implantar no meio cristão, tanto para prejudicar a obra de Deus, como para disseminar confusões e escândalos no meio cristão.


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
 
Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652 Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão acima
 

Contato com o Pastor