Escola Dominical Esboços da EBD

Pastor Adilson Guilhermel
Página Inicial    Agenda    Escola Dominical  Esboço Sermão   Contato
 
 
Nossa Luta não É contra Carne e Sangue
24 de Fevereiro de 2019 - Lição 8
Texto Áureo: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.” (2 Co 10.4)
Leitura Bíblica em Classe - Efésios 6.10-12

Introdução: Toda visão carnal deve ser dissipada da mente do cristão, porque diariamente enfrentamos uma guerra espiritual sem tréguas, contra inimigos espirituais e com propósitos espirituais. Em toda diversidade de afazeres diários, não devemos cair nas tentações carnais, pois a carne não deve ser agradada e sim mortificada e reprimida para que não venhamos a nos inclinar para as concupsiências das paixões e desejos. Parece que um grande número de cristão, nos dias de hoje, talvez por não suportarem a sã doutrina, não adquirem a consciência e entender que estamos envolvidos em uma batalha e ignoram a seriedade dessa batalha e dessa forma ficam despreparados para enfrentá-la diariamente. (Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 5 E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. 2 Timóteo 2:3-5).

1. O CRISTÃO QUE NÃO SE PREPARA PARA A BATALHA É ALVO FÁCIL DE SATANÁS.
Efésios 6.10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
a. Por que devemos nos fortalecer no Senhor?
Porque na batalha contra os poderes das trevas, não podemos ter enfrentamentos sem estarmos fortalecidos no Senhor, pois não somos fortes o suficiente em nós mesmos e não somos corajosos o suficiente para essa batalha. O cristão precisa ser forte para exercer o seu ofício; para suportar sofrimentos e forte para combater o inimigo e, se não for assim é ele que prevalecerá. I Coríntios 16.13 Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.
b. Por que devemos ter a força do Seu poder?
Porque toda nossa suficiência para os enfrentamentos contra os poderes das trevas vem de Deus e, é nele que temos que buscar esse poder. Jesus disse em Lucas 10.19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Essa palavra foi para os discípulos que estavam com Ele determinados a continuar a Sua obra. Para o cristão estar forte e cheio do Seu poder é preciso ter fiel compromisso com a Sua obra. Falar que tem esse poder que Cristo outorgou, muitos falam, mas isso da boca para fora, porque para ter esse poder é preciso provar que as armas da nossa milícia, não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas.
2. O CRISTÃO DEVE SE REVESTIR SEM PARTES VULNERÁVEIS PARA O DIABO AGIR.
Efésios 6.11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
a. Como podemos ser revestidos de toda armadura de Deus?
O apostolo Paulo na época em que escreveu a carta aos efésios estava preso em Roma, numa casa sob a vigilância da guarda pretoriana, ou seja, a guarda de elite. Paulo usa para ilustrar a necessidade da armadura, tomando como ilustração a própria armadura que os soldados usavam, as quais tinham armas de defesa e armas de ataque. Paulo ilustra cinco armas de defesa e, apenas uma de ataque, sendo que as de defesa é o cinto da verdade (O diabo é mentiroso e o cristão não pode imitá-lo), a couraça da justiça (Satanás não tem como acusar um cristão justificado em Cristo), as sandálias do evangelho (é para termos os pés formosos em anunciar o evangelho), o capacete da salvação (é ter a mente controlada pelo Espírito, não dando chance ao Diabo), o escudo da fé (é para apagar os dardos inflamados do Diabo), e a espada do Espírito (, que é a única arma de ataque, significa a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, mais penetrante que espada alguma de dois gumes), Jesus usou essa arma de ataque para derrotar o Diabo nas três tentações no inicio do seu ministério. Dentre a descrição da armadura, com aspectos defensivos e ofensivos observa-se que entre todos não há nenhuma proteção para as costas; o que significa que não podemos voltar as costas para o inimigo, pois se assim for, nos expomos e ficamos vulneráveis às suas ações.
b. Como podemos evitar os desígnios e sutilezas do Diabo?
Podemos evitar não ignorando os seus desígnios e as suas sutilezas, pois muitos crentes sem noção dessa realidade acabam caindo nas suas armadilhas. O Diabo usa pessoas desavisadas e outras sem caráter, para serem seus instrumentos de influências nas vidas das pessoas. Dentre os seus vários meios de agir podemos destacar a sua obsessão em cegar a mente humana para a verdade da Palavra de Deus. Nesta batalha contra o inimigo não podemos nos comportar como meros expectadores, pois todos os conversos em Cristo, sem distinção estão envolvidos em um confronto direto com o Diabo e as armas e os seus planos são extremamente terríveis. (Efésios 4.27b não deis lugar ao Diabo).
3. O CRISTÃO NÃO DEVE FOCAR SUA LUTA A NÍVEL FÍSICO E SIM A NÍVEL ESPIRITUAL.
Efésios 6.12 - porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
a. Por que a luta contra a carne e o sangue nos enfraquece?
Porque oOs cristãos não podem estar guerreando entre si, pois se agirmos assim estaremos fazendo a vontade do Diabo e enquanto perdemos tempo com brigas, intrigas, confusões e outras coisas, o inimigo encontra lugar para agir nesse meio. (Tiago 4.1 Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?). Os irmãos em Cristo devem viver juntos em amor e harmonia e quando isso não acontece, o Diabo ganha espaço para colocar mais lenha na fogueira. ("Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!" (SI 133:1).
b. Por que o nosso foco deve ser o de combater o maligno?
Porque Satanás tem inúmeras maneiras de agir, sempre no sentido de promover vários tipos de situações, principalmente entre pessoas inconstantes na fé, onde ele é sutil na arte de tentar. Satanás tem um grande exército constituído de várias hierarquias demoníacas distribuídos por todo o mundo, sempre com o propósito de roubar; matar e destruir. Daí a necessidade de todo cristão estar revestido de toda armadura, que é na verdade características morais e espirituais para que conscientemente venha a entender que a nossa luta é contra o mundo, a carne e o Diabo. (Mateus 26.41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca).


Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel
 
 
Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652 Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão acima
 

Contato com o Pastor