Escola Dominical - Esboços da EBD
Pastor Adilson Guilhermel

Home
    Agenda     Lições Bíblicas     Esboços de Sermões   Contato

Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus
27 de Janeiro de 2019 - Lição 4

Texto Áureo: “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” (Lc 10.17)
Leitura Bíblica em Classe: Marcos 5.2-13

Introdução: No âmbito de quem se dispõe a servir ao Senhor é necessário estar preparado espiritualmente, pois todos os que se dispõem a isso, certamente se defrontará com os reveses terríveis do inimigo. Porém, só seremos vencedores nesses reveses quando estamos fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, isso porque, não temos força em nós mesmos para enfrentar as batalhas espirituais. O inimigo não está preocupado com o povo do mundo e sim com os cristãos que se apropriaram da vitória de Cristo no Calvário, condição essa que enfurece Satanás; o qual ataca os servos do Senhor na tentativa de destruí-los. Jesus nos deu autoridade sobre os demônios, mas para isso temos que andar de conformidade com a palavra de Deus, para que essa autoridade seja respeitada pelas forças das trevas. Em nossas vitórias sobre esses seres malignos devemos nos alegrar não pelo sucesso da missão, mas sim por ter cumprido a vontade soberana do nosso Deus, para que o nosso nome continue escrito no livro da vida.
1. Jesus é o Senhor de todos e os demônios reconhecem a sua autoridade.
Marcos 5.2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; Marcos 5.3 O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
Para explanar com mais amplitude essa batalha espiritual precisamos voltar ao contexto dessa passagem bíblica onde podemos entender a grande batalha espiritual que antecede esse episódio em Gadara. Essa batalha já foi travada no mar de Tiberíades quando a tempestade se levantou, a qual poderia afundar o barco. É preciso entender que os demônios têm poder para alterar as coisas da natureza e, eles sabendo que Jesus ia em direção a eles, usaram do seu poder para que houvesse uma tempestade no sentido de impedir que o Senhor chegasse ao lugar que dominavam. Porém o destino que Jesus traçou, nenhuma força iria conseguir barrar e acalmando a tempestade, chegou ao destino, para terror da legião de demônios.
2. Somente a autoridade do nome de Jesus pode libertar alguém possesso.
Marcos 5.4 Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
Naqueles tempos Satanás dominava por todos os lugares, porque não havia ninguém que tivesse autoridade sobre os demônios, significando que os possessos por demônios não podiam nutrir qualquer esperança de libertação. Mas como diz a palavra: Jesus veio para desfazer as obras do Diabo e dessa maneira, Ele se revelou como a única esperança de libertação demoníaca. Essa esperança perdura em nossos tempos, pois todo indivíduo dominado por entidades demoníacas, só pode ser liberto em o nome do Senhor Jesus.
3. Alguém que fica possesso por demônios passa a ser dominado por eles.
Marcos 5.5 E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
A possessão demoníaca só acontece em indivíduos seja crente, ou não crente, que de lugar para que eles possam entrar e dominar. No caso do crente, se ele se afastar de Cristo e for para o mundanismo ou se envolver com o misticismo onde se invoca as forças do mal, certamente ficará escravizado por essas entidades. Isso tanto vale para crente, ou não crente, pois o demônio não tem poder para entrar e dominar quem queira. Isso seria o caos, se eles tivessem esse poder. Outra situação que a bíblia nos informa é quando um pecador possesso tem o demônio expulso e se rende a Cristo; nesse caso, se esse indivíduo voltar para vida mundana, a sua situação se agravará muito mais do que era antes: (Mateus 12.43 Ora, havendo o espírito imundo saido do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. 44 Então diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, chegando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45 Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa).
4. Os demônios que dominam alguém só se curvam com o nome de Jesus.
Marcos 5.6 E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. Marcos 5.7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. Marcos 5.8 (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
Os demônios se prostraram aos pés de Jesus porque eles sabem mais do que ninguém que o Senhor é o Filho de Deus e tem autoridade sobre eles; sabem que não há mais salvação para eles, como também que um dia serão lançado no inferno. Jesus não o repreendeu pelo fato do demônio o ter adorado, mas quanto a atender o seu pedido, isso não seria possível, pois para essas entidades não há misericórdia.

5. A possessão em quem da lugar pode ser um, ou uma legião de demônios.
Marcos 5.9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
O indivíduo pode ficar possesso por apenas um demônio, mas se houver um aprofundamento místico com o reino do mal, esse indivíduo pode abrir espaço para que uma legião se apodere dele. Uma legião pode ser entre cinco mil ou seis mil, mas não é possível enumerar com precisão quantos eram, mas como eles mesmos disseram, eram muitos. Mas como poderia tantos demônios estarem num mesmo possuindo um mesmo indivíduo; e a resposta é que o espírito não é limitado por espaço, desse modo não há limite para a sua entrada na vida de um indivíduo.
6. Os demônios territoriais são punidos pelo Diabo se saírem do seu lugar.
Marcos 5.10 E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
Satanás comanda todos os seres espirituais malignos designando os mesmos pelas suas hierarquias os lugares onde deverão atuar. A essa legião foi designada a região de Gadara e deveriam procurar alguém que desse lugar a eles, para exercerem o seu domínio naquela região. Esse homem, certamente se envolveu com o misticismo maligno, acabando assim, por dar lugar para que essa legião o aprisionasse fazendo miséria com ele. Caso fossem expulsos do território que estavam dominando, certamente seriam punidos pelo próprio Satanás, daí o seu pavor e o pedido para que ficassem ali.
7. O pavor dos demônios era ser expulso e pediram para entrar nos porcos.
Marcos 5.11 E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. Marcos 5.12 E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
Diante do Senhor, os demônios não poderiam agir por conta própria, pois estavam dominados por Jesus; desse modo eles tiveram que pedir autorização para entrar na manada de porcos e não, simplesmente forçar uma situação. Isso mostra que eles não têm o poder de estar dominando quem eles querem e possuindo. Isso só acontecerá se houver facilitação para isso.
8. A entrada dos demônios nos porcos, os fez enlouquecer incontroláveis.
Marcos 5.13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil), e afogaram-se no mar.
Jesus diante desse pedido de uma legião demoníaca apavorada, não colocou objeção quanto a isso e permitiu que eles entrassem numa manada de quase dois mil porcos. Notem bem que as pessoas que eles conseguem entrar ficam possessas e dominadas fazendo tudo que os demônios ordenam, mas no caso dos porcos eles se deram mau, pois o porco não é um animal de controle fácil e ainda possessos por demônios, os animais se apavoraram se precipitando no despenhadeiro. Com isso os demônios teriam que ficar vagando e procurando alguém para dominar e possuir. Têm muitos deles vagando por ai procurando alguém que lhes de acesso. Por isso o crente tem que vigiar muito.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

 
 

Assembléia de Deus Redenção - Rua Frei Gaspar, 1652 Parque São Vicente - São Vicente - São Paulo - Brasil
Se quiser ofertar, é só clicar no botão acima
Contato com o Pastor
Escola Dominical - Esbocos da EBD