Escola Dominical - Esboços da EBD  

Pastor Adilson Guilhermel

Home     Agenda     Escola-EBD    Sermões     Contato

4º Trimestre de 2016 - Lições Bíblicas Adultos
"O DEUS DE TODA PROVISÃO" 
 Esperança e sabedoria divina para a Igreja 
em meio às crises

Lição 9 - 27 de Novembro de 2016
O MILAGRE ESTÁ EM SUA CASA
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 2 Reis 4.1-7

Introdução: Porque o milagre esta em sua casa? Para respondermos essa pergunta é preciso examinar essa passagem bíblica para dela tirarmos algumas conclusões que nos levam a um entendimento mais profundo do texto em pauta. Com a compreensão dessa passagem bíblica podemos tirar lições importantes a respeito da provisão divina para as nossas vidas. Para o pecador que não conhece esse Deus, as coisas boas ou más que lhe acontece são entendidas como sendo os infortúnios da vida ou questão de sorte ou azar. Agora no caso do crente as coisas boas ou más, não podem ser entendidas dessa maneira, pois temos um Deus vivo que tem uma aliança conosco desde a nossa conversão, como também a promessa de que um justo nunca será desamparado e nem a sua descendência irá mendigar o pão. A bíblia diz o seguinte: (Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Provérbios 15:3). Isso significa que ninguém pode estar oculto aos olhos de Deus e assim entendemos que as nossas ações sejam boas ou más, são pesadas na balança de Deus. Quanto ao que fazemos de bom aos seus olhos e aqueles que temem ao Senhor estão registrados no seu memorial e nos momento certo contaremos com a sua providência.
1 - QUEM SERVE A DEUS SEMPRE TERÁ A SUA AJUDA NAS DIFICULDADES
2 Reis 4.1 - E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.
Uma viúva está em cena, mas o destaque é que era viúva de um profeta que servia a Deus enquanto viveu. O falecido profeta era conhecido de Elizeu e tinha a reputação de ser um homem piedoso e que preservou a sua integridade espiritual em tempos de grande apostasia no reino de Israel. Existe alguma possibilidade desse profeta ser Obadias que trabalhava como administrador do Rei Acabe. Essa possibilidade pode ser aceita pelo fato desse profeta como empregado do Rei ter recursos para manter os cem profetas que estavam escondidos em cavernas para não serem mortos por ordem de Jezabel. Quando ele morreu ficou as dívidas, fato esse que deixou essa viúva com seus dois filhos numa situação de miséria absoluta e ainda para complicar havia fome por toda a terra. A situação se tornou ainda mais aflitiva porque os seus credores estavam prestes a tomar seus dois filhos como forma de pagamento das dívidas deixadas pelo marido. Como o nosso trabalho não é vão no Senhor podemos esperar com fé que Ele retribuirá no momento certo aquilo que plantamos a favor do Seu reino.
2 - DIANTE DO DEUS DE MILAGRES NÃO IMPORTA O TIPO DE NECESSIDADE
2 Reis 4.2 - E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
A pobreza era tanta que a mulher não tinha nada que pudesse vender para conseguir algum dinheiro e diante da pergunta do profeta quanto a ter algum objeto em casa, a reposta foi que só tinha uma botija de azeite, o que não daria para resolver a sua situação. O que ela não podia imaginar é que Deus iria operar o milagre da multiplicação partindo dessa única botija. Contudo isso não desanimou ou extinguiu a esperança dessa mulher, pois ela conhecia o Profeta Elizeu pelos milagres que Deus operava através dele. Sabendo disso ela certamente acreditava que algum milagre estava prestes a acontecer na sua casa e que seus problemas seriam resolvidos. Tudo é possível para aquele que crer.
3 - NÃO IMPORTA COMO SE REALIZA O MILAGRE O QUE IMPORTA É TER FÉ
2 Reis 4.3 - Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.
Apesar de não saber como o milagre se realizaria na sua casa é importante destacar a fé transparente dessa mulher que vemos pela sua obediência em seguir as instruções do profeta. Isto é observado pelo fato de que ela não questionou querendo saber o porquê de tantos vasos pedidos pelo profeta, visto que ela só possuía um vaso de azeite e não teria sentido esse atender esse pedido, porém simplesmente obedeceu. Vejamos esse texto bíblico que é apropriado para essa situação: (Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1). A mulher estava crendo e esperando que algo milagroso iria acontecer, porém ela não enxergava com os seus olhos físicos e sim com olhos espirituais. Sem fé é impossível agradar ao Senhor. (Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:6).
4 - DEUS OPERA MILAGRE EM NOSSA CASA SE CRERMOS E OBEDECERMOS
2 Reis 4.4 - Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.
A fé e a obediência dessa mulher era o fator principal para abrir de favorecer o caminho do milagre. É importante ressaltar que a vizinhança que emprestou os vasos certamente foi movida por um sentimento de curiosidade com o que faria com tantos vasos. Para evitar que esses curiosos se aglomerassem em frente a casa o profeta já prevendo isso mandou que a porta fosse fechada, pois oscuriosos não tem fé e não podem entender o sobrenatural de Deus. Jesus quando fez o milagre da ressurreição da filha de Jairo mandou que todos que faziam o velório da menina se retirassem - (E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina. Lucas 8:51). Isso mostra a importância da fé nas operações de milagres.
5 - QUANDO DEUS INTERVEM O SEU MILAGRE ATENDE TODA NECESSIDADE
2 Reis 4.5 - Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.
O pouco que temos aumentará do modo mais excelente através das nossas próprias mãos, assim a mulher continuou seguindo as orientações do profeta acreditando firmemente na bondade e provisão do poder divino. Tanto a viúva como os seus filhos não viam a fonte de onde fluía o azeite, mas uma coisa eles criam, que Deus estava nesse negócio. Quando Deus está no negócio Ele concede suprimento para toda necessidade. (Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38).
6 - DEUS FAZ DO POUCO O MUITO PELA NOSSA FÉ E NOSSAS BOAS OBRAS
2 Reis 4.6 - E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou.
Quando todos os vasos são cheios o azeite parou de fluir, caso tivesse mais vasos o azeite continuaria a fluir generosamente e abundantemente, pois as bênçãos de Deus são sem medida. Porém devemos entender que Deus nos abençoa segundo as nossas necessidades e o azeite que fluiu era suficiente para resolver a contento o que era necessário para aquela mulher. Deus fez a parte dele, agora a mulher tinha que fazer a sua parte com todo azeite que recebeu através desse ato milagroso que aconteceu em sua casa. É bom termos prosperidade e isso é muito melhor do que viver na pobreza, mas é preciso entender que a prosperidade deve também ser investida em boas realizações e não para usarmos em nossos deleites.
7 - DEUS CONCEDE O SUPRIMENTO, MAS É PRECISO FAZER BOM USO DELE
2 Reis 4.7 - Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
Agora a mulher podia se libertar da terrível situação em que estava envolvida, mas para que tudo continuasse seguindo esse curso favorável, ela deveria se esforçar para comercializar o azeite, pois se assim não fizesse continuaria na mesma situação. No entanto essa mulher era muito esforçada e fiel a Deus e isso foi essencial para ser alcançada pela graça divina. A primeira ordem do profeta a mulher foi: vai e vende como quem diz: não fique de braços cruzados esperando outro milagre. A segunda ordem foi: paga os credores, indicando para não sair gastando e deixar de cumprir os seus compromissos. A terceira ordem foi: vivei do resto tu e teus filhos orientando para que ela soubesse administrar o dinheiro que restara e não sair desperdiçando para não voltar a mesma situação.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
 Gostaria de fazer uma doação? Clique no botão abaixo.

Contato com o Pastor Adilson