Escola Dominical - Esboços da EBD  

Pastor Adilson Guilhermel

Home     Agenda     Lições    Sermões     Contato

4º Trimestre de 2016 - Lições Bíblicas Adultos
"O DEUS DE TODA PROVISÃO" 
 Esperança e sabedoria divina para a Igreja 
em meio às crises

Lição 8 - 20 de Novembro de 2016
RUTE, DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA
Texto Áureo: "[...] Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel." (Rt 4.14)
Leitura Bíblica em Classe: Rute 1.1-14

Comentário: É impossível alguém entender os propósitos divinos, pois eles só poderão ser entendidos à medida que vão se desenrolando através de uma sequencia de acontecimentos. Através das sequencias dos acontecimentos é que vem a luz ao nosso entendimento. É o caso da história de Rute a moabita pertencente a linhagem de uma das filhas de Ló através do incesto praticado entre elas e o pai. A parte mais significativa dessa história é que Rute veio a ser a bisavó do Rei Davi e consequentemente também fazer parte da genealogia de Jesus. Diante desse entendimento vemos que o livro de Rute não foi simplesmente escrito para contar, uma bela história familiar e sim mostrar um enredo extremamente importante onde nos permitimos a usar tipos como a figura de Noemi (Israel), Rute (Igreja), Boaz (Cristo). Usando a linguagem dos tipos vemos que Noemi (Israel) rejeitou ser remida, Rute (Igreja) aceitou ser remida e Boaz (Cristo) foi o remidor da sua noiva, a Igreja.
1. AS DECISÕES ERRADAS PODEM LEVAR PESSOAS A FINAIS TRÁGICOS
Rute 1.1 - E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.
A mudança de residência para um lugar sonhado, planejado e preparado, com a aquiescência de todos os membros da família é algo extremamente gratificante. Porém, uma mudança brusca por força de circunstâncias adversas pode se tornar um verdadeiro caos no meio familiar. Elimeleque ao contrário dos demais moradores ou mesmo da sua parentela que preferiram enfrentar a fome, resolveu sair de Belém e se aventurar levando a família para a terra dos moabitas, sem prever como sobreviveriam naquele lugar. A decisão precipitada de Elimeleque não alcançou o seu objetivo, pois ao procurar escapar da fome para viver, não o livrou de escapar da morte.
2. O LUGAR MELHOR E MAIS SEGURO É DENTRO DA VONTADE DE DEUS
Rute 1.2 - E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali.
As decisões precipitadas podem se tornar desastrosas e isso é visto no tocante aos outros belemitas, que ao contrário de Elimeleque permaneceram na terra enfrentando todas as adversidades provocadas pela fome que assolou aquelas terras e acabaram se dando bem. Isto porque eles confiaram no Deus da provisão e souberam suportar o período de fome mantendo a sua fidelidade com Deus. Já Elimeleque, talvez entendendo que a fome era um sinal de descontentamento divino, decidiu ir para Moabe onde não havia fome e isso revelou que ele confiou mais no deus de Moabe do que no Deus verdadeiro.
3. A RECUSA EM CONFIAR EM DEUS PODE LEVAR A DESTINOS TRÁGICOS
Rute 1.3 - E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
Elimeleque morreu nas terras de Moabe, com a impressão de ter honrado mais o inimigo do que ao Senhor. Havia outros lugares nas terras de Israel para onde poderia ir, mas resolveu ir para uma terra onde habitavam os inimigos permanentes de Israel. Se agirmos impetuosamente em escolher lugares para ir sem consultarmos ao Senhor podemos sofrer grandes revezes com isso, pois não estaremos debaixo das bênçãos divinas. Fazendo assim, as consequências das nossas atitudes podem nos atingir, como também todos nossos familiares podem ser atingidos e sofrer muito com isso.
4. OS CASAMENTOS FORA DA DIREÇÃO DE DEUS NÃO SÃO ABENÇOADOS
Rute 1.4 - os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos.
Segundo os israelitas havia restrições para não se casarem com mulheres estrangeiras, como era o caso de Rute e Orfa. Assim não atentando para os preceitos da lei, eles se casaram com as duas estrangeiras, sem as bênçãos divinas do casamento. Assim também para o crente, tanto o homem como a mulher a recomendação é que não se casem com incrédulos, pois o jugo desigual pode acarretar grandes transtornos no relacionamento. A luz nunca se compatibilizará com as trevas.
5. TODA DESOBEDIÊNCIA TRÁZ AS CONSEQUÊNCIAS DA INCREDULIDADE
Rute 1.5 - E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
O inesperado aconteceu na vida de Noemi quando seus filhos Molom e Quiliom foram ceifados desse mundo quando ainda jovens. A morte chegou cedo para eles, não tendo a oportunidade de viverem o resto dos seus anos. Assim Noemi ficou desamparada do marido e de seus dois filhos muito cedo na vida. Nesse caso Noemi perdeu os três homens de sua família, ficando sem um único herdeiro para dar sequência a sua posteridade. Os filhos eram uma garantia de sustento para uma israelita que ficasse viúva e nesse caso Noemi caso não tivesse um parente remidor ficaria em sérios apuros.
6. QUEM GUARDA A FÉ EM MEIO AS PROVAÇÕES DEUS TEM BOAS NOVAS
Rute 1.6 - Então, se levantou ela com as suas noras e voltou dos campos de Moabe, porquanto, na terra de Moabe, ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
Noemi apesar da sua situação como viúva solitária, ainda mantinha viva em sua consciência sobre o Deus provedor que supriu o seu povo na longa jornada pelo deserto. Assim ela aguardava que Deus a supriria no tempo presente quando retornasse para a terra de onde saiu no período de fome. A nossa fé é fortalecida pela lembrança constante de tudo que Deus faz em nossas vidas. Devemos deixar as nossas dificuldades nas mãos de Deus, mesmo quando as suas respostas sejam demoradas. Vemos que Deus visitou o seu povo na região de Israel assolada pela fome, no entanto não visitou Noemi que estava em Moabe e para que ela pudesse estar usufruindo das bênçãos divinas deveria retornar para o lugar de onde saiu sem consultar a Deus.
7. A DESOBEDIÊNCIA NÃO PODE SER ENCOBERTA ERROS SE ASSUMEM
Rute 1.7 - Pelo que saiu do lugar onde estivera, e as suas duas noras, com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, Rute 1.8 - disse Noemi às suas duas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
A persuasão insistente de Noemi para que as noras não a seguissem e ficassem em Moabe poderia ser uma tentativa de esconder os erros da sua família. Os nossos erros não podem ficar acobertados e sempre que desobedecermos ao Senhor e sairmos da sua vontade, devemos confessar o nosso pecado e voltar ao lugar da bênção.
8. QUEM NÃO TEM UMA FÉ FIRME EM DEUS É FÁCIL SER PERSUADIDA
Rute 1.9 - O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz, e choraram, Rute 1.10 - e disseram-lhe: Certamente, voltaremos contigo ao teu povo.
Assim Noemi não querendo levar Orfa e Rute com ela para conhecerem melhor o verdadeiro Deus, acabou insistindo que ficassem numa terra pagã onde o deus era falso. Temos que arcar com os resultados das nossas decisões erradas e nunca tentar encobrir a nossa desobediência. Orfa que era mais fraca espiritualmente ao contrário de Rute acabou cedendo a persuasão de Noemi e acabou ficando na sua terra onde a idolatria imperava.
9. UMA PALAVRA DE DESESPERANÇA NÃO RETRAI O ESPERANÇOSO
Rute 1.11 - Porém Noemi disse: Tornai, minhas filhas, por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos fossem por maridos?
Como a argumentação de Noemi não estava funcionando, ela resolve apelar para a sua condição de idosa e que segui-la seria um desperdício, visto que as noras eram mulheres novas e poderiam casar em Moabe, pois em Israel seria muito difícil isso acontecer. Como vimos Orfa se deixou persuadir e tomou a decisão errada voltando para as suas terras. Estava se aproximando de Deus e resolveu se afastar dele.
10. NENHUM ARGUMENTO PODE FAZER DESISTIR QUEM CRÊ EM DEUS
Rute 1.12 - Tornai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido, e ainda tivesse filhos, Rute 1.13 - esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim. Rute 1.14 - Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela.
Orfa cedeu aos argumentos de Noemi e resolveu desistir de seguir adiante, porém Rute resistiu a tudo porque ela reunia qualidades especiais como fidelidade sincera à sogra, se dispondo a não abandoná-la sob qualquer circunstância, tinha sede do Deus vivo e o desejo de conhecê-lo e segui-lo por todo o tempo. Rute se recusou a ceder às súplicas da sogra para que seguisse a decisão infeliz da cunhada. Rute creu no Deus de Israel, mesmo tendo passado por provações e decepções, não teve em momento algum a sua fé abalada. Ela pode através de Noemi conhecer o verdadeiro Deus vivo, e se dispôs com todo desejo ficar na terra do povo que adorava ao Senhor, quando ela declara com toda fé: (Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16). A sua declaração de fé no Deus vivo foi uma confissão sincera revelando que a sua adoração seria exclusivamente voltada para Ele. A grande bênção chegou para Rute quando Noemi passou o seu direito de ser remida para Rute e assim ela conheceu Boaz o seu remidor com o qual se casou. Noemi tipifica Israel que dispensou o direito de ser remido (veio para os seus e os seus não o receberam) E Rute tipo de Igreja ao desposar Boaz tipo de Cristo ilustra a Igreja remida pelo Senhor Jesus Cristo.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
 Gostaria de fazer uma doação? Clique no botão abaixo.

Contato com o Pastor Adilson