Escola Dominical Esboços EBD  

Pastor Adilson Guilhermel

Home     Agenda     Lições    Sermões     Contato

4º Trimestre de 2016 - Lições Bíblicas Adultos
"O DEUS DE TODA PROVISÃO" 
 Esperança e sabedoria divina para a Igreja 
em meio às crises

Lição 12 - 18 de Dezembro de 2016
SABEDORIA DIVINA PARA A TOMADA DE DECISÕES
Texto Áureo: "Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento." (Pv 2.6)
Leitura Bíblica em Classe: 1 Reis 4.29-34

Introdução: No Senhor Deus está toda a sabedoria e Ele tem prazer em nos dar da sua sabedoria. A bíblia diz que se tivermos falta de sabedoria devemos pedir a Ele, que nos dará com certeza. Toda sabedoria que qualquer ser humano possui é uma dádiva divina que é proporcionada liberalmente. Deus ao longo dos tempos tem dado sabedoria aos homens e continua concedendo e esse é um pedido que Ele se agrada em nos atender. No princípio da criação, Deus revelou a sua sabedoria ao homem que criou e ao longo dos tempos tem falado através dos seus servos e os seus profetas. O Senhor é a origem dessas qualidades, como a sabedoria e o conhecimento encontrados em toda escritura que foi escrita por homens inspirados por Deus. Somente Deus é o mestre supremo acima de qualquer homem por mais sábio que seja. Deus reserva a verdadeira sabedoria para os retos de coração. A sabedoria está oculta em Deus e Ele a revela para o indivíduo que a busca com propósitos agradáveis aos seus olhos.

1 - OS EXEMPLOS DE VIRTUDE DO HOMEM MAIS SÁBIO DO MUNDO
1 Reis 4.29 - E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
Salomão recebeu de Deus o dom da sabedoria, o qual foi essencial para acrescentar mais ainda o seu conhecimento tanto histórico, na fauna, na flora. Esse dom também lhe proporcionou um pensamento ágil, memória ampla e clareza para julgar todo tipo de questão que chegava a ele. Sua capacidade para gerir o reino era algo admirado por todos os reinos e seus governantes. Outra virtude era a sua generosidade que envolvia grande disposição de praticar o bem social com o seu conhecimento. Ele tinha grande prazer em compartilhar a sua sabedoria com todos que vinham a ele, como também a questão da alimentação, onde todos eram plenamente satisfeitos com tudo que havia de melhor nos banquetes que oferecia constantemente.
2 - UMA GRANDEZA DA SABEDORIA ILUSTRADA POR COMPARAÇÃO
1 Reis 4.30 - E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
É fato que havia muitos sábios nas regiões do Oriente, como também no Egito, onde a ciência era extremamente avançada para os padrões da época. Porém estas nações em momento algum poderiam sequer se comparar a sabedoria de Salomão que era notoriamente muito superior da de todos eles, pois nenhum deles estava à altura de Salomão. Isto porque, quando o conhecimento é vindo de Deus, ele ultrapassa qualquer conhecimento adquirido pelas pessoas que o obtém pelo seu próprio esforço. Toda essa sabedoria alcançada por Salomão foi dada por concessão divina, isto porque ele fez uma sábia escolha, a qual agradou imensamente ao Senhor, pois para reinar sobre Israel dentro dos padrões que Deus predestinou requeria-se essa sabedoria.
3 - SUA REPUTAÇÃO COMO SÁBIO SUPERAVA A TODOS OS ERUDITOS
1 Reis 4.31 - E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
A reputação de Salomão como sábio era universal, pois se espalhou por todos os reinos do mundo da época e todos se esforçavam a ter o privilégio de ouvir os seus conselhos. Um desses governantes que ficou registrado na história foi a Rainha de Sabá, que atraída pela fama de Salomão, acerca do nome do Senhor, veio prová-lo com questões difíceis. Salomão respondeu todas as suas perguntas com respostas sábias e nada houve que não pudesse esclarecer. Assim ela pode testificar que a principio não acreditava que houvesse um homem tão sábio, mas depois que os seus olhos o viram disse que não lhe contaram nem a metade, pois Salomão sobrepujou em sabedoria e bens a fama que tinha ouvido.
4 - AS SUAS INÚMERAS ESCRITAS VINHAM PELA INSPIRAÇÃO DIVINA
1 Reis 4.32 - E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
A sabedoria divina dada a Salomão é autenticada pelas suas composições literárias escritas em Provérbios, Eclesiastes, Cantares e alguns Salmos, os quais são notoriamente inspirados pelo Espírito Santo. Essas riquezas literárias que compõe as escrituras sagradas são tidas como monumentos de sua sabedoria. A sua condição como um grande moralista são registradas no livro de Provérbios, como um grande poeta no livro dos cânticos, como um grande filósofo no livro de Eclesiastes. O cristão que ama a palavra de Deus e se interessa em enriquecer o seu conhecimento, deve necessariamente se interessar por esses livros e estudá-los com meditação profunda sobre os seus escritos.
5 - ERA DOTADO DE COMPREENSÃO DOS MISTÉRIOS DA NATUREZA
1 Reis 4.33 - Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.
Nascido em Palácio Salomão recebeu aprendizado dos sábios e eruditos em todo tipo, como também na área da zoologia e botânica sendo conhecimento secular, mas o aprofundamento desse conhecimento veio pelo dom que ele pediu a Deus, que foi a sabedoria. Assim com a inspiração divina ele recebia revelações que complementavam o seu conhecimento secular tornando-o cada vez mais sábio. Dentre os dons espirituais estão o dom da palavra do conhecimento e o dom da palavra da sabedoria. Para ter o dom da palavra do conhecimento é evidente que temos que estudar muito as Escrituras Sagradas aprendendo com pessoas qualificadas para isso. Então devemos concluir que para recebermos o dom da palavra da sabedoria é necessário termos primeiramente o conhecimento profundo da Palavra de Deus. Nesse caso, os dois dons atuam conjuntamente. Exemplificando: conhecimento é o que se adquire buscando e a sabedoria é a revelação de Deus para quem é verdadeiramente espiritual.
6 - OS AMANTES DA SABEDORIA VINHAM ATÉ ELE PARA APRENDER
1 Reis 4.34 - E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
Durante o reinado de Salomão a sua fama se estendeu para várias nações e em todos os seus dias de vida, peregrinações eram feitas para ver e ouvir esse grande sábio. Muitos vinham buscar conselhos para problemas em seus reinos e Salomão tinha os conselhos certos para todos eles. Durante o reinado de Salomão a paz e a prosperidade foram observadas como um reino bem-sucedido aos olhos de todo Israel e todos os demais reinos. Durante o período da sua coroação como rei de Israel e a consagração do templo, Salomão andou com o Senhor em completa obediência. Ao longo do seu reinado essa fidelidade foi sendo prejudicada, quando a sua dedicação já não se mostrava inabalável ao Senhor. Isso se caracterizou quando nas suas alianças com outros reinos aceitava casar-se com princesas pagãs o que o levou a exercer práticas idólatras que foram condenadas pelo Senhor. Esses desvios que Salomão plantou foram sementes que lhe deram frutos extremamente amargos. Fora isso, Salomão foi um tipo de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Se quisermos sabedoria temos que buscar em Cristo.

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel

Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
 Gostaria de fazer uma doação? Clique no botão abaixo.

Contato com o Pastor Adilson