Escola dominical - Esboços da EBD


Pastor Adilson Guilhermel
Home   Agenda   Escola Dominical   Esboços de Sermões   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD
 Esboços de Sermões
 
  DIREITOS E DEVERES NA VIDA CONJUGAL
Texto Bíblico
: Gênesis 2.18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

1. NO CONVÍVIO CONJUGAL NÃO HÁ LUGAR PARA TIRANIA

* As obrigações no lar não podem ser destituídas de alegria - I Pedro 3.7 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.
* A falta de amor no lar negam direitos superiores do casamento - Efésios 5.25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
* O relacionamento verdadeiro é exibido tanto externo como interno - Cânticos 8.7 As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam

2. NO CONVÍVIO CONJUGAL É PRECISO HAVER CONSENSO
* Atitudes insensatas podem destruir tudo que foi construído - Provérbios 14.1 Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
* Atitudes temperamentais fazem do convívio um tormento - Provérbios 21.19 É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça.  
* Atitudes imaturas demonstram fracassos no relacionamento - I Coríntios 7.16 Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

3. NO CONVÍVIO CONJUGAL É PRECISO TER CUMPLICIDADE

* Os vínculos familiares não podem interferir na vida do casal - Gênesis 2.4 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
* O dia a dia do casal deve ser mostrada pelo respeito mútuo - Efésios 5.33 Todavia também vós, cada um de por si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o seu marido.
* O compromisso de fidelidade deve ser vivido todo o tempo - Hebreus 13.4 Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.


Esboços elaborados pelo Pastor Adilson Guilhermel
 

Realizo essa obra com poucos recursos e preciso do seu apoio para mantê-la e expandi-la. Ajude-me a alcançar mais pessoas com a verdadeira sã doutrina!
Caixa Econômica Federal - Agência 1613 - Conta Corrente 942-7
Banco Itaú - Agência 9184 - Conta corrente 05524-3


Contato com o Pastor  Adilson