Home   Agenda   Escola Dominical   Estudos Bíblicos   Contato
Escola Dominical - Esboços da EBD

Lições do 1º Trimestre de 2014 - CPAD - Jovens e Adultos
  
 
UMA JORNADA DE FÉ
A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ

Lição 3 - 19 de Janeiro de 2014

TEXTO AUREO: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6.11).

Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 3.19,20; 7.4,5;8.8,25; 10.8,11,24

 

SÓ VENCE O DIABO AQUELE QUE SE REVESTE DE TODA ARMADURA DE DEUS

 

Introdução: Para a compreensão desta aula é preciso entender a linguagem dos tipos, sendo que Faraó é um tipo de Diabo e Moisés é um tipo de Cristo. Desde o princípio Cristo e o Diabo vem travando uma batalha constante em que Cristo tem sido sempre o vencedor. Embora Cristo venha vencendo todas as batalhas contra o Diabo, este ainda não está completamente vencido. A derrota completa do Diabo só acontecerá depois do reino milenar, onde ele será lançado no lago de fogo e enxofre. O que muitos não entendem é que a Igreja está inserida nesta batalha e essa falta de entendimento, preparação e vigilância têm levado muitas vidas a cederem às propostas ardilosas do Diabo. A vida do cristão é uma guerra constante. Nós lutamos contra as adversidades da vida a cada dia, contra as oposições dos poderes das trevas e contra os muitos inimigos que querem nos manter afastados de Deus e do céu. Temos que combater o bom combate a cada dia, temos que defender a bandeira do evangelho, tem que pelejar com Cristo a todo o momento, e tudo isso é motivo suficiente para estarmos revestidos de toda a armadura de Deus, como bons soldados do Senhor. Como soldados de Cristo é preciso estar fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Temos que ser fortes para o serviço cristão, fortes para sofrer por Cristo e fortes para combater. Não adianta estar revestido da armadura e ser frouxo ou covarde; pois a força espiritual e a coragem sã fatores necessários na nossa guerra espiritual contra o Diabo. Se tentarmos lutar com as nossas forças sempre fracassaremos e seremos taxados de covardes, pois a nossa força natural é uma completa fraqueza. A nossa suficiência vem de Deus e, é nessa força que devemos avançar. É com atitudes de fé que devemos buscar graça e auxilio do céu para capacitar-nos a fazer aquilo que está fora do nosso alcance. O cristão que se dispõe a depender da plena suficiência de Deus, sempre será um crente vencedor.

I - A IMPORTÂNCIA DE NOS REVESTIRMOS CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO 

1. Os prisioneiros de Satanás nunca serão libertos sem resistência - Êxodo 3.19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.

A ordem para Moisés era ir até Faraó e exigir a saída do povo hebreu do Egito, sem qualquer tipo de negociação. Acontece que Faraó estava endurecido e obstinado a não permitir a saída do povo, não medindo as conseqüências que iria advir por todo o Egito com a sua negativa. A exigência era uma viagem de três dias para irem adorar o Senhor no deserto. É evidente que se Faraó permitisse de pronto que o povo saísse do Egito eles não voltariam mais porque Moisés não permitiria esse retorno, e em três dias de viagem eles estariam bem distantes do Egito e dos exércitos de Faraó. Seria ingenuidade de Faraó cair nesta conversa de Moisés permitindo a saída do povo. Se alguém pensa que pode enganar o Diabo, com certeza será enganado, porque ele é o pai da mentira. 

2. Por mais resistência que o inimigo impõe, Deus tira proveito - Êxodo 3.20 - Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.

Todas as pragas que viriam sobre o Egito tinham o propósito de Deus se revelar para Faraó e seu povo, e assim também para o próprio povo hebreu, como o Deus Todo Poderoso que está acima de qualquer divindade egípcia. Mostraria que aqueles a qual não se inclinam para a palavra de Deus conhecerão o poder forte da sua mão. Os egípcios foram quebrados pelas pragas e com isso se tornaram bondosos com os hebreus, ao ponto de provê-los na sua partida com abundância de ouro, prata, jóias e roupas como recompensa pelo período em que ficaram escravizados. Tudo que o inimigo nos faz perder, Deus restituirá.

3. O peso da mão de Deus sempre imporá derrotas ao inimigo - Êxodo 7.4 — Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos.

Os egípcios querendo ou não querendo, forçadamente teriam que conhecer o Senhor e também veria a glória de Deus vencendo a batalha de libertação do povo hebreu contra Faraó. Os egípcios poderiam ter conhecido o Senhor de uma forma graciosa, mas pela sua obstinação as suas divindades tiveram que conhecer a Deus pelos juízos terríveis decorrentes da sua ira. Dessa forma o nome do Senhor é exaltado, tanto para os que se salva, quanto para os que perecem. Assim todos os obstinados que rejeitam ao Senhor querendo ou não querendo, um dia, nem que seja no julgamento do trono branco pelo juízo final terão que dobrar os seus joelhos e confessar com a sua língua que Ele é o Senhor. Deus abate os soberbos e exalta os humildes.

4. Em toda peleja o inimigo é forçado a saber que Deus é Deus - Êxodo 7.5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles.

Para muitos, Deus está estendendo as suas mãos libertadoras com o propósito de resgatá-los desse mundo de perdição. Nessa dispensação da graça do Senhor em que a salvação foi estendida para todos os povos da terra, são poucos os que querem ser salvos. Ignoram que essa mesma mão libertadora, um dia se reverterá para uma mão pesada, que ninguém poderá suportar o seu peso. Assim como Deus proporcionou o êxodo de Israel do Egito para a terra de Canaã, também a qualquer momento Ele proporcionará o êxodo da sua Igreja para a Canaã celestial e os que ficarem conhecerão o peso da sua mão que virá sobre todos os pecadores.

5. Nenhuma promessa feita pelo inimigo é digna de credibilidade - Êxodo 8.8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.

Diante de tal praga Faraó passou a reconhecer o Senhor com direitos exclusivos de um Deus soberano. Ele, diante da situação terrível que enfrentava, a qual os seus mágicos não puderam reverter, foi obrigado a implorar pelo poder desse Deus soberano, visto que nenhum dos seus deuses poderia acabar com aquela terrível praga. Embora o inimigo reconheça todo esse poder, ele continua irredutível e nada do que fala é digno de qualquer crédito. Muitos que andam correndo atrás de milagres tentados por promessas de solução imediata dos seus problemas, a cada dia estão sendo enganados por essas falsas promessas.

6. Quando Deus ordena não há lugar para barganhas com inimigo - Êxodo 8.25 - Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.

Quando Deus ordena, não há espaço para barganhas com o adversário. Os hebreus não poderiam sacrificar no Egito, pois os egípcios que tinham todos os animais como sagrados, não olhariam com bons olhos essa matança de animais, que para eles seria uma abominação e as conseqüências disso seriam desastrosas entre eles. As fortes dores infligidas ao Egito fizeram com que Faraó tolerasse que os hebreus fizessem sacrifícios naquela terra, mas isso seria algo inaceitável, pois assim fariam de Deus mais uma divindade entre tantos deuses egípcios. Deus não divide a sua glória com outrem.

II - AS QUATRO PROPOSTAS TENTADORAS DE SATANÁS PARA O CRISTÃO FRACASSAR

1. Primeira: Sacrifiquem a Deus, mas não separe idéias e costumes do mundo - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Êxodo 8:25

Deus exige separação total do mundo, pois a amizade com o mundo é inimizade com Deus. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor. Ser uma nova criatura deve ser o cuidado de todos os que professam a fé cristã. O verdadeiro cristão é revestido de uma nova natureza, tendo as coisas velhas ficado para trás, pois tudo se fez novo em nós. Todas as coisas são novas para aqueles que estão firmados em Cristo Jesus. Somos agora um ser renovado e os nossos princípios são outros diferentes desse mundo pecaminoso, com um novo mandamento a ser seguido. Saímos do mundo e não podemos trazer o mundo para dentro de nós e nem o mundo para dentro da Igreja. Muitas igrejas se mundanizaram com modismos, com libertinagens, com músicas similares a do mundo, com sensualidade, com divórcios ilegais, exploração da fé e muito mais. Estes são os que têm aceitado as propostas tentadoras do Diabo.

2. Segunda: Sacrifiquem a Deus, mas com um pé na Igreja e outro no mundo - Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Êxodo 8:28

Ser um crente fervoroso e cheio do Espírito Santo, que tem uma vida separada das coisas mundanas, não é, e nem pode ser considerado como um cristão fanático. Porém os que não querem pagar o preço da santificação preferem usar de zombarias com aqueles que buscam uma vida santificada. Chegam a dizer que o importante é ser crente, mas não precisa levar isso o sério em demasia. Esses são os crentes limítrofes, ou seja, não querem levar uma vida condizente com a Palavra de Deus, e ainda induzem outros a seguir os seus conselhos. Querem se manter próximos ao mundo e de Deus ao mesmo tempo. Esses são os que estão enganando e sendo enganados na sua ignorância. Sem a santificação ninguém verá o Senhor e não entrará no reino dos céus. Essa é mais uma tentação do Diabo que muitos têm caído, ficando com um pé na Igreja e outro no mundo.

3. Terceira: Sacrifiquem a Deus, mas deixem a família se divertindo no mundo - Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó. Êxodo 10:11

Apenas os homens podem ir, vem significar deixar as mulheres e as crianças no mundo. Quantos homens metidos a santarrão estão mais preocupados consigo mesmo do que com os seus familiares. A bíblia diz que aquele que não cuida dos seus é pior que os infiéis. O sujeito vai para a Igreja, mas não tem o mínimo esforço ou intenção de levar a esposa e os filhos para a Igreja. Com isso a mulher fica acompanhando as novelas e depois que vicia é difícil de convencer a perder um capítulo da novela. Os filhos ficam na internet ou jogando aqueles jogos violentos que os tornam em assassinos virtuais. Aquele que pode fazer o bem e não faz comete pecado. Aqueles que agem assim são os que cedem as tentações do Diabo. A fé envolve toda a família, não apenas os homens. É privilégio de o marido liderar a família nas bênçãos do Senhor.

4. Quarta: Sacrifiquem a Deus, mas gastem todos os teus recursos no mundo - Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. Êxodo 10:24

Somos mordomos do Senhor, e devemos exercer essa mordomia em todos os sentidos, inclusive se tratando dos nossos recursos financeiros. O Diabo sabe que Deus ama e abençoa aquele que contribui com alegria e por isso ele procura tentar o crente para se transformar num avarento com mãos mirradas. O Diabo opera a fim de segurar nossos recursos para que não possamos usá-las para o Senhor. Tudo que temos pertence a Deus e precisamos entregar a parte que Ele ordena para sermos prósperos em todos os sentidos. Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O Diabo sabe disso e nos tenta para deixar os nossos recursos no mundo roubando a Deus para que ele possa usar. Se você quer ser um crente fiel, não caia nesse tipo de tentação.

5. Se quiser vencer o inimigo, rejeite todas as suas propostas tentadoras - E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá. Êxodo 10:26

Moisés recusou cada uma das propostas de Faraó, assim como não podemos fazer qualquer tipo de concessão ao Diabo e ao mundo e ainda assim agradar a Deus. Nenhuma unha ficará, significa também que você não vai entregar nada para o Diabo, sejam filhos perdidos em vários caminhos tortuosos, seja marido, seja esposa, sejam finanças, sejam bens materiais e outras coisas que você acha que já está perdido. Assim como Deus restituiu tudo o que os hebreus já davam com perdido no Egito, Ele também irá nos restituir tudo àquilo que já dávamos como perdido no mundo.



Obs: Esboço é elaborado exclusivamente pelo texto da (Leitura Bíblica em Classe).

Elaborado pelo Pastor Adilson Guilhermel - Th.M.
 
Se você sentir de colaborar com uma oferta use um dos meios abaixo.
Faça a sua doação por
um dos meios ao lado>
 
Banco Itaú  Agência 9184 
 Conta corrente  05524-3
 
AS PRAGAS DIVINAS E AS PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ
Lição 3 - 19 de Janeiro de 2014
TEXTO AUREO: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” (Efésios 6.11).
Leitura Bíblica em Classe: Êxodo 3.19,20; 7.4,5;8.8,25; 10.8,11,24


SÓ VENCE O DIABO AQUELE QUE SE REVESTE DE TODA ARMADURA DE DEUS

I - A IMPORTÂNCIA DE NOS REVESTIRMOS CONTRA AS ASTUTAS CILADAS DO DIABO
1. Os prisioneiros de Satanás nunca serão libertos sem resistência - Êxodo 3.19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.

2. Por mais resistência que o inimigo impõe, Deus tira proveito - Êxodo 3.20 - Porque eu estenderei a minha mão e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois, vos deixará ir.

3. O peso da mão de Deus sempre imporá derrotas ao inimigo - Êxodo 7.4 — Faraó, porém, não vos ouvirá; e eu porei a mão sobre o Egito e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito com grandes juízos.

4. Em toda peleja o inimigo é forçado a saber que Deus é Deus - Êxodo 7.5 - Então, os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando estender a mão sobre o Egito e tirar os filhos de Israel do meio deles.

5. Nenhuma promessa feita pelo inimigo é digna de credibilidade - Êxodo 8.8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois, deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.

6. Quando Deus ordena não há lugar para barganhas com inimigo - Êxodo 8.25 - Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.

II - AS QUATRO PROPOSTAS TENTADORAS DE SATANÁS PARA O CRISTÃO FRACASSAR
1. Primeira: Sacrifiquem a Deus, mas não separe idéias e costumes do mundo - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Êxodo 8:25

2. Segunda: Sacrifiquem a Deus, mas com um pé na Igreja e outro no mundo - Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto; somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Êxodo 8:28

3. Terceira: Sacrifiquem a Deus, mas deixem a família se divertindo no mundo - Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó. Êxodo 10:11

4. Quarta: Sacrifiquem a Deus, mas gastem todos os teus recursos no mundo - Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. Êxodo 10:24

5. Se quiser vencer o inimigo, rejeite todas as suas propostas tentadoras - E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá. Êxodo 10:26

 
l